SÁBADO SANTO
Oração
Senhor Jesus dá-me a graça para que saiba guardar o silêncio que pode fazer com que eu tenha um momento de intimidade contigo nesta oração. Creio em ti, Senhor, te amo e confio que Tu também queres estar comigo.
Petição
Senhor, que saiba preparar-me adequadamente para a celebração da Vigília Pascal.
Meditação
“O percurso quaresmal encontra o seu cumprimento no Tríduo Pascal, particularmente na Grande Vigília na Noite Santa: renovando as promessas baptismais, reafirmamos que Cristo é o Senhor da nossa vida, daquela vida que Deus nos comunicou quando renascemos ‘da água e do Espírito Santo’, e reconfirmamos o nosso firme compromisso em corresponder à acção da Graça para sermos seus discípulos. O nosso imergir-nos na morte e ressurreição de Cristo através do Sacramento do Baptismo, estimula-nos todos os dias a libertar o nosso coração das coisas materiais, de um vínculo egoísta com a ‘terra’, que nos empobrece e nos impede de estar disponíveis e abertos a Deus e ao próximo. Em Cristo, Deus revelou-se como Amor (cf 1 Jo 4, 7-10). A Cruz de Cristo, a ‘palavra da Cruz’ manifesta o poder salvífico de Deus (cf. 1 Cor 1, 18), que se doa para elevar o homem e dar-lhe a salvação: amor na sua forma mais radical (cf. Enc. Deus caritas est, 12)” (Bento XVI, Mensagem de quaresma 2011, 22 de fevereiro de 2011).
Reflexão apostólica
“O recolhimento é necessário para descobrir e cultivar a presença de Deus em cada momento da vida e renovar o sentido profundo das atividades e dos acontecimentos”
Propósito
Hoje procurarei servir humildemente uma pessoa que provoque em mim sentimentos negativos.
Diálogo com Cristo
Te louvo e te agradeço, Senhor, porque me permites ter este tempo de oração pessoal. A tentação da atividade é grande nestes dias. Grande paradoxo, porque não é com a atividade que poderei moldar meu interior para poder celebrar a Vigília Pascal. Mas tua graça e meu serviço aos outros farão a diferença. Sei que Tu saberás colocar-me de forma que, mesmo em meio às atividades, possa ter momentos de recolhimento.
“Fique muito atento ao que o Espírito Santo te pede. Para isso tens que formar o hábito do recolhimento e atuação, deves criar uma zona de isolamento em teu interior onde possas retirar-te com freqüência para estar a sós contigo mesmo diante de Deus”
Nenhum comentário:
Postar um comentário