quarta-feira, 16 de maio de 2012



Ele não está longe de cada um de nós

Atos 17, 15.22—18,1

Os homens a quem Paulo encontrou em Atenas eram extremamente religiosos e prestavam culto a uma variedade de deuses. 
Entre muitos, Paulo encontrou um altar dedicado ao Deus desconhecido a quem os atenienses adoravam mesmo sem conhecer ou entender quem ele fosse. 
Partindo desta realidade Paulo anunciou a eles o Deus Criador que fez o mundo e tudo o que nele existe e é Senhor do céu e da terra. O Deus desconhecido a quem eles haviam erigido um altar é justamente o Deus que não precisa de mãos humanas, muito pelo contrário,  é quem dá vida aos homens e aos animais. 
Hoje também existem as pessoas que têm muita religiosidade, gostam das celebrações, seguem as tradições e os preceitos, no entanto, não conhecem verdadeiramente a Deus, pois cultuam um Deus escondido, distante, que não tem influência pessoal nas suas vidas, que não os sustenta nas dificuldades, e de quem elas não dependem.  
“Ele não está longe de cada um de nós, pois nele, nós vivemos, nos movemos e existimos”. Quando buscamos a Deus, Ele se deixa encontrar e mesmo que às apalpadelas, isto é, devagarzinho, aos poucos, sem entendermos nem sentirmos emoções, mas somente pela fé vamos percebendo que algo em nós mudou. 
Na medida em que O buscamos na oração, no recolhimento do nosso coração, na expressão do nosso louvor, na reflexão da Palavra descobrimos que Ele é um Deus vivo e atuante em nosso existir, no nosso mover, nas nossas ações e que a cada dia que passamos, nós crescemos na Sua graça.  
Deus, porém, não leva em conta o tempo da nossa ignorância e mesmo que tenhamos caído na idolatria e no desconhecimento do Seu Amor podemos buscá-lo dia a dia, na Sua Palavra, na Eucaristia, frequentando os lugares onde se ouve falar Dele assimilando a Sua mensagem de amor e vida nova. 
É tempo de abrir o coração e não olhar pra trás, tempo de conversão
  •  Como está sendo o seu conhecimento de Deus, superficial, por ouvir falar ou você já teve uma experiência forte com o Seu Amor?  
  •  Você se considera uma pessoa “religiosa”? 
  •  Você conhece a Deus? 
  •  Você já experimenta o Seu amor? 
  •  O que o Amor de Deus o (a) faz compreender?
  •  O que você entende por “caminhar às apalpadelas”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário