quarta-feira, 23 de maio de 2012

Espírito Santo, doador dos dons.

Ao aproximar-se mais um Pentecostes é muito bom que tomemos consciência de tudo o que Deus põe à nossa disposição para que possamos renascer para uma vida nova no Espírito. 
Quanto mais mergulharmos no mar de riqueza que há dentro de nós, mais caminharemos com passos firmes para que a vontade de Deus seja feita “assim na terra como no céu”.

O ESPIRITO SANTO SOPRA ONDE QUER

Não podemos criar o vento ou colocá-lo em movimento, mas podemos ajustar as velas do nosso barco de modo a apanhá-lo. Não sabemos o que vai fazer o Espírito Santo de Deus, mas podemos colocar-nos à disposição do Senhor fazendo o que Ele pede de nós, de tal maneira que fiquemos sob a influência e poder do Seu poderoso sopro.” (Do Livro Mananciais do Deserto)

O Espírito Santo de Deus sopra onde quer e como quer. 
É Ele quem nos impulsiona a sair da nossa mesmice e nos motiva  a entender a essência de todas as coisas, a falar a linguagem do coração e  compreender as pessoas  comungando  com elas num mesmo pensamento. 
O Espírito Santo nos une a Deus e aos homens, nos faz abrir a boca para anunciar as maravilhas do Senhor de um modo que todos entendam.  Ele é o nosso motivador e doador dos dons.
É o Espírito Santo quem nos convence  quem nos recorda e quem nos guia. Só podemos  afirmar que Jesus é o Senhor,  Caminho,  Verdade e  Vida quando temos a experiência do Espírito Santo.
Sem o Espírito Santo as nossas palavras se tornam vãs,  nunca poderíamos entender os mistérios de Deus nem apreender qual seja a Sua Vontade para a nossa vida.
Porque é o doador dos dons diversos que formam a unidade da Igreja, o Espírito Santo é como um Maestro que rege a sinfonia da nossa vida de cristãos comprometidos com o Evangelho. 
Ele trabalha com a nossa humanidade, por isso, há tons altos e baixos,  às vezes desafinados, no entanto,  a melodia que é retirada das nossas cordas dissonantes,   segue o compasso certo de acordo com a Vontade do Autor da Obra.  
Esta Sinfonia é o resultado da  nossa vivência aqui na terra. Por isso, quando nos submetemos ao comando do Maestro nós conseguimos cultivar  relacionamentos, encontrar a unidade nas nossas diferenças aproveitando do outro aquilo que está faltando em nós.
 
Formamos um só Corpo, porém temos muitos membros, pois fomos batizados no mesmo Espírito como diz São Paulo na I Coríntios, capítulo 12. Bebemos de uma única fonte e o Espírito Santo se manifesta em cada um de nós, de acordo com o Seu querer.
Assim sendo, é Ele  quem nos ajuda a encarar nossas deficiências pedindo a ajuda dos nossos irmãos e irmãs que caminham ao nosso lado. Guiados pelo Espírito Santo nós podemos testemunhar ao mundo a importância dos relacionamentos, partilhar experiências, descobrir os mistérios e os segredos da nossa vida.
Como um Mestre Ele também nos ensina a descobrir o nosso potencial e a reconhecer  no outro também  a sua competência  admitindo que todos precisamos ter vez e voz.
Que ninguém subestime o poder do Espírito Santo sobre a nossa limitação humana, porque o Senhor é sábio e sabe os motivos pelos quais nos criou e nos forma para sermos úteis dentro do Seu Plano de Amor Eterno.


Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário