sábado, 9 de junho de 2012

 Ser especialmente generoso em minha oferta.

Meditação

“´o óbolo da viúva´, de fato, é sinônimo da generosidade de quem dá sem hesitações o pouco que possui. Mas ainda antes, gostaria de ressaltar a importância do ambiente no qual se desenvolve este episódio evangélico, ou seja, o Templo de Jerusalém, centro religioso do povo de Israel e coração de toda a sua vida. 
O Templo é o lugar do culto público e solene, mas também da peregrinação, dos ritos tradicionais, e das disputas rabínicas, como as que são mencionadas no Evangelho entre Jesus e os rabinos daquele tempo, nas quais, contudo, Jesus ensina com uma singular autoridade, a do Filho de Deus. Ele pronuncia juízos severos – como ouvimos – em relação aos escribas, devido à sua hipocrisia: de facto, eles, ao mesmo tempo que ostentavam grande religiosidade, exploravam as pessoas simples impondo obrigações que eles mesmos não cumpriam. Jesus demonstra-se afeiçoado ao Templo como casa de oração, mas precisamente por isto quer purificá-lo de usos impróprios, aliás, quer revelar o seu significado mais profundo, ligado ao cumprimento do seu próprio Mistério, o Mistério da Sua morte e ressurreição, na qual Ele mesmo se torna o Templo novo e definitivo, o lugar no qual se encontram Deus e o homem, o Criador e a Sua criatura” (Bento XVI, Homilia, 8 de novembro de 2009).

Reflexão

“Doações pessoais: como expressão da gratidão a Deus pelo dom recebido, cada membro oferece periodicamente uma quantidade para o desenvolvimento das obras da Igreja -seu dizimo a Igreja. Estas doações devem significar na vida dos membros não somente um gesto de generosidade, mas o reconhecimento consciente da importância de apoiar, com sua pessoa e seus bens, a difusão da mensagem de Cristo e de levar a salvação eterna ao maior número de pessoas” .

Propósito
Ser especialmente generoso em minha oferta na Missa .

Diálogo com Cristo

Jesus, dá-me tua graça para transformar meu espírito em generosidade para viver numa constante preocupação pelos teus interesses e pelas necessidades dos outros. 
Que eu multiplique meus atos de serviço e caridade, sem nunca buscar vantagens pessoais nem chamar a atenção.

“Busca a oração, momentos de silêncio e reflexão, de encontro contigo mesmo e com Deus; pergunta a Ele o que quer de ti. Pede que te dê sua luz, sua força e generosidade para dar os passos que Ele te pede que dês.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário