terça-feira, 11 de setembro de 2012



 “Os santos julgarão o mundo! ”
– 1 Coríntios  6, 1-11 –

São Paulo nos orienta a vivermos em comum unidade sem nos valer dos critérios injustos do mundo. No mundo as questões são “resolvidas” segundo o juízo dos homens injustos que têm seus próprios interesses. Numa comunidade cristã e na família que vive o Evangelho é incompreensível a ação de se colocar alguém na justiça. 
Será, então, que aí entre vós não se encontra ninguém sensato e prudente que possa ser juiz entre irmãos?” 
Assim sendo, nós precisamos nos vigiar e estar atentos (as) às nossas ações do dia a dia. Muitas vezes fazemos questão por coisas insignificantes somente por birra e colocamos as pessoas do nosso relacionamento expostas aos juízos do mundo, quando tudo poderia ser resolvido por nós com bom senso segundo os critérios evangélicos do amor da misericórdia e da compreensão. 
Se colocássemos os nossos questionamentos para serem resolvidos à Luz do Evangelho, pela oração e pelo diálogo, com certeza, todas as divergências seriam resolvidas. Segundo São Paulo, os santos julgarão o mundo! Os santos são aqueles que buscam fazer em tudo a vontade de Deus e, por isso eles são, para o mundo, exemplos de homens retos, ajustados à vontade do Pai e não  incorrem nas mesmas práticas daqueles que têm a mentalidade do mundo. 
São Paulo também diz que não entrará no reino dos céus todo aquele (a) que praticar coisas contrárias à vontade de Deus. Essas práticas barram a graça de Deus em nós e nos impedem de viver o clima de santidade dentro do que o Senhor espera de nós. 
O reino de Deus é um estado de espírito, de intimidade com o Senhor e não combina com práticas que nos tiram do Seu convívio. Por isso, as paixões, as contendas, os vícios, a libertinagem, imoralidades, adultérios são ações que nos tiram do reino. 
Todos nós, que cremos em Jesus, outrora, de uma forma ou de outra podemos ter praticado algo abominável, no entanto, fomos lavados, santificados e justificados pelo nome de Jesus Cristo e pelo Seu Espírito Santo. 
Consequentemente, estamos livres para entrar no reino dos céus.  

  •  – Leia atentamente a relação das coisas impróprias para quem deseja entrar no reino de Deus e medite sobre a sua condição de vida: imorais, idólatras, adúlteros, efeminados, pederastas, ladrões, avarentos, beberrões, insolentes, salteadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário