«Eu e o Pai somos Um»
S. João 10,22-30.
Naquele
tempo, celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação do templo. Era Inverno.
Jesus passeava pelo templo, debaixo do pórtico de Salomão.
Rodearam-no, então, os judeus e começaram a perguntar-lhe: «Até quando nos deixarás na incerteza? Se és o Messias, di-lo claramente.»
Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não credes. As obras que Eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho a meu favor;
mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me.
Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão.
O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai.
Eu e o Pai somos Um.»
Jesus passeava pelo templo, debaixo do pórtico de Salomão.
Rodearam-no, então, os judeus e começaram a perguntar-lhe: «Até quando nos deixarás na incerteza? Se és o Messias, di-lo claramente.»
Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não credes. As obras que Eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho a meu favor;
mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me.
Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão.
O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai.
Eu e o Pai somos Um.»
Comentário :
«Eu e o Pai somos Um»
A fé católica é esta : que veneremos um só Deus na Trindade e a Trindade na
unidade, não confundindo as Pessoas, nem dividindo a substância. Porque uma é
a Pessoa do Pai, outra a do Filho, e outra a do Espírito Santo; mas uma só é a
divindade do Pai e do Filho e do Espírito Santo, igual à Sua glória e coeterna
à Sua majestade. Tal como o Pai, assim é o Filho e o Espírito Santo; incriado
o Pai, incriado o Filho, incriado o Espírito Santo. [...] O Pai é Deus, o
Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus; contudo, não são três deuses, mas um
só Deus. [...]
A fé verdadeira consiste em que acreditemos e
confessemos que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem. É
Deus gerado da substância do Pai antes do início dos tempos; é homem nascido
da substância de Sua Mãe no tempo. Perfeito Deus e perfeito homem, que
subsiste com alma racional e carne humana, igual ao Pai segundo a divindade,
menor que o Pai segundo a humanidade.
E embora seja Deus e homem, não há dois cristos, mas um único Cristo; um, não porque a divindade se tenha dissolvido na carne, mas porque a humanidade foi assumida por Deus. Absolutamente uno, não por confusão das substâncias, mas pela unidade da Pessoa. Pois assim como a alma racional e o corpo constituem um só homem, assim também Deus e homem constituem um só Cristo. O Qual padeceu pela nossa salvação, desceu à mansão dos mortos e ao terceiro dia ressuscitou. Subiu aos céus, onde está sentado à direita de Deus Pai omnipotente, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos.
E embora seja Deus e homem, não há dois cristos, mas um único Cristo; um, não porque a divindade se tenha dissolvido na carne, mas porque a humanidade foi assumida por Deus. Absolutamente uno, não por confusão das substâncias, mas pela unidade da Pessoa. Pois assim como a alma racional e o corpo constituem um só homem, assim também Deus e homem constituem um só Cristo. O Qual padeceu pela nossa salvação, desceu à mansão dos mortos e ao terceiro dia ressuscitou. Subiu aos céus, onde está sentado à direita de Deus Pai omnipotente, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos.
Símbolo «Quicumque», atribuído a Santo Atanásio (entre 430 e 500)
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