quarta-feira, 17 de julho de 2013



  “A sarça ardente é o Espírito Santo”
Êxodo 3, 1-6.9-12
 
Moisés fugia do faraó, fugia do seu povo, fugia de si mesmo, porém não conseguiu fugir de Deus.  Assim, ele vivia a vida de um fugitivo que encontrara apenas um lugar seguro para sobreviver. 
Mas um dia quando ousou ir “mais além” do que estava acostumado, deu de frente com a “sarça” que ardia, mas não se consumia. Era a presença de Deus que se manifestava de uma maneira muito especial chamando-o para assumir a missão de libertador do povo oprimido. 

Fazendo uma analogia com a nossa própria experiência de vida percebemos  que também nós procuramos refúgio nos lugares que para nós são os mais seguros e de certa forma conseguimos sobreviver levando uma vida medíocre e sem graça. 

No entanto, chega um dia que o desejo colocado por Deus no nosso coração, por alguma circunstância, nos faz também dar um passo a mais e inconscientemente ousamos sair da nossa mesmice e aí acontece o inesperado: encontramos o Deus que nos espera desde sempre para nos entregar “o povo” que Ele guardou para nós. 
Às vezes isto acontece quando participamos de algum encontro de final de semana com Cristo, ou em um Seminário de vida no Espírito Santo, algum retiro, ou mesmo quando escutamos uma pregação, uma homilia, uma música que tem uma mensagem de amor. As ocasiões são as mais intrigantes e variadas possíveis, apesar disso, nós encontramos a mão de Deus que nos acena e nos chama para uma vida nova. Quando fazemos uma experiência dessas, nós nos atemorizamos queremos retroceder e achamo-nos também como Moisés, pequenos e incapazes. 

Temos medo de assumir compromissos, temos receio de sermos descobertos, pois sabemos dos nossos pecados e das nossas limitações. Porém o Senhor também diz para cada um de nós: “Eu estarei contigo” e também nos dá um sinal de que depois de tudo nós também O serviremos sobre a montanha, isto é, na intimidade com Ele, no céu que nos espera. Não tenhamos medo, pois, de ir mais além da nossa vidinha acomodada com medo dos faraós deste mundo. 

Deus nos espera na sarça ardente que é o Seu Espírito Santo, o Seu amor que queima, mas não se consome. 
É o Seu Amor Eterno que fez Jesus entregar a Sua vida para nos libertar da escravidão do Egito

  • – Você é uma pessoa acomodada que tem medo de enfrentar os obstáculos? 
  • – Você tem medo de se comprometer com Deus? 
  • – Você tem feito sempre as mesmas coisas? 
  • – Você também guarda algum segredo que não quer que ninguém saiba e não quer se expor? 
  • – Isto tem sido bom para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário