terça-feira, 6 de agosto de 2013

" Ser prudente."

"Fale pouco, e só se meta nas coisas em que for perguntado.
Procure trazer sempre Deus presente e conserva em si, a pureza que Deus lhe ensina."


 Não se justifique, nem se recuse a ser por todos corrigido; ouça de rosto sereno toda repreensão, pense que é Deus quem lha diz. 

Viva neste mundo como se só com Deus vivesse, para que o coração não se detenha em coisa humana; tenha como misericórdia de Deus o dizerem-lhe por vezes alguma palavra boa, pois não merece nenhuma. 

Não deixe extravasar o coração, ainda que seja pelo espaço de um Credo. 

Nunca ouça as fraquezas alheias e se alguém se lhe queixar de outrem, poderá pedir humildemente que nada lhe diga. - Não se queixe de ninguém, não pergunte coisa alguma, e se for necessário perguntar, que seja com poucas palavras.

Fale de maneira que ninguém se ofenda e sobre coisas que todos possam vir a saber. 
Ora, não recuse coisa alguma que tenha, mesmo que dela necessite. Silencie sobre o que Deus lhe der; recorde-se do que disse a esposa: O meu segredo é para mim. 

Procure conservar o coração em paz: que nenhum acontecimento o desassossegue, considere que tudo há de acabar. E, não te detenhas muito, nem pouco, em verificar quem te é contra ou a favor; procura sempre agradar ao teu Deus. Pede-lhe que faça em ti a Sua vontade. Ama-o muito, pois que Lhe deves isto.
 

Doze estrelas para chegar a suma perfeição: 'amor de Deus, amor do próximo, obediência, castidade, pobreza, penitencia, humildade, mortificação, oração, silencio, paz.
 
Nunca tomes um homem por exemplo no que tiveres de fazer, por santo que seja, porque o demônio porá diante de ti as suas imperfeições; mas imita a Cristo que é sumamente perfeito e santo e jamais errarás. 
Procurai lendo e encontrareis meditando; chamai orando e abrir-vos-ão contemplando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário