quinta-feira, 26 de dezembro de 2013



Como o que acontece com Maria, somos chamados a um novo nascimento...

 
Nos quatro Evangelhos emerge claramente a resposta à pergunta “de onde vem” Jesus: a sua verdadeira origem é o Pai, Deus; Jesus  vem totalmente Dele, o Pai, porém, de modo diverso de qualquer profeta enviado por Deus que o tenha precedido. Esta origem do mistério de Deus, “que ninguém conhece”, está contida nas narrações sobre a infância de Jesus, nos Evangelhos de Mateus e de Lucas, que estamos lendo neste tempo natalício. O anjo Gabriel anuncia: “O Espírito Santo descerá sobre ti, o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso aquele que nascerá será santo e será chamado Filho de Deus” (Lc1,35). (...).

O que acontece em Maria, através da ação do mesmo Espírito divino, é uma nova criação: Deus, que chamou o ser a partir do nada, por meio da Encarnação dá vida a um novo início para a humanidade. Os Padres da Igreja falam, muitas vezes, de Cristo, como o novo Adão, para marcar o início da nova criação a partir do nascimento do Filho de Deus no seio da Virgem Maria.

Isto nos faz refletir, sobre a maneira como  a fé traz, em nós, igualmente, uma novidade tão forte capaz de produzir um segundo nascimento. De fato, no início de nossa vida como cristão, há o Batismo que nos faz renascer como filhos de Deus e nos faz participantes na relação filial que Jesus tem com o Pai.
     

Bento XVI
Primeira catequese de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário