terça-feira, 18 de fevereiro de 2014



Afinal andas comigo e pensas como os outros? 

Mc 8,14-21

Jesus procurava precaver seus discípulos contra certas posturas farisaicas, indignas de um discípulo do Reino. 
Algumas correntes do farisaísmo haviam tomado rumos com os quais Jesus não estava de acordo. Eles eram vítimas do vedetismo, fazendo suas ações para terem o reconhecimento popular. 
Padeciam também da hipocrisia. 
Seu exterior não correspondia ao interior. Por isso, eram falsos quando davam demonstração de piedade. Eles tinham um apego exagerado às Escrituras, que eram interpretadas a seu bel prazer, mesmo falseando seu sentido e fazendo interpretações contrárias ao sentido da Lei. 
Os fariseus nutriam profundo desprezo por quem não era "perfeito" como eles. 
E acabavam formando um grupo vedado-fechado hermeticamente  de pretensos puros e santos. 
Os discípulos de Jesus não estavam imunes de serem contaminados por este mau espírito, o fermento dos fariseus. Era preciso estar atento.
Outra mentalidade contra a qual era preciso cuidar-se foi designada como o fermento de Herodes. Esse rei foi conhecido por sua megalomania, cruel violência, impiedade, tirania e arrogância. Todas estas são atitudes indignas dos discípulos do Reino, embora possam se deixar arrastar por elas.
A conduta do discípulo é permeada pelo fermento de Jesus. 
É na contemplação do Mestre que os discípulos saberão como ser fiéis à sua fé.
Jesus adverte os discípulos, previne-os para que não se deixem cair na hipocrisia dos fariseus nem se deixem contaminar pela mediocridade de Herodes, mas os discípulos não entendem. Estão centrados no pão e não compreendem o que Jesus lhes diz. 
Perante isso Jesus usa palavras duras: “Ainda não entendeis nem compreendeis? Tendes o coração endurecido? Tendes olhos e não vedes, ouvidos e não ouvis?”
Como é difícil vencer as minhas preocupações com o que hei-de comer ou vestir. 
É tão fácil deixar-me aprisionar pelas preocupações com o amanhã. 
De fato, às vezes sou tão pequeno que não vejo senão o pedaço de pão que tenho ou não tenho na sacola. No meio destas preocupações Jesus vai dizendo: “Ainda não entendeste? Tens o coração endurecido? Tens olhos e não vês, ouvidos e não ouves?”. Afinal andas comigo e pensas como os outros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário