terça-feira, 25 de março de 2014

Anunciação do Senhor
 
 Lc 1, 26-38

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».
 
Compreender a Palavra

Celebramos hoje a Solenidade da Anunciação do Senhor.
O evangelho apresenta-nos uma jovem, em idade de casar, noiva de um homem chamado José. Eram desposados, sinal de que o noivo já tinha entregue aos pais a compensação devida para o casamento, mas a noiva continuava sob a proteção dos pais. O Anjo fala-lhe de conceber sendo virgem e sem a intervenção do homem. Será um gesto de Deus. Alguém muito importante está para nascer para que seja preparada desta forma a sua chegada. Maria é, sem dúvida, alguém sobre quem repousou favoravelmente o olhar de Deus, ela é a “cheia de graça”, “o Senhor está contigo”. Diante dos favores de Deus o homem treme e perturba-se, é assim com Maria. Deus, porém, recomenda “Não temas”.

Meditar a Palavra

Deus manifesta-se na nossa vida de muitas maneiras e para cada um tem uma palavra que significa sempre um favor e um desafio. Quando Deus surge nas nossas vidas isso supõe que antes nos olhou com doçura e amor. A mensagem que nos é dirigida impõe o respeito e causa temor, mas a certeza do amor de Deus e da sua presença é fonte de paz. Maria é exemplo de confiança e total entrega à vontade de Deus. Da nossa resposta positiva brota sempre uma vida nova que é Jesus e que irrompe em nós como uma luz.

Rezar a Palavra

Senhor, escutar os desafios que me propões nem sempre deixa o meu coração tranquilo. O medo de sair, de deixar o conforto da minha tranquilidade, junto com o receio de falhar fazem-me calar a resposta num silêncio sempre estéril. Pedes-me que me deixe envolver para confiança de Maria e permita que aconteçam em mim novas razões para a alegria, para a vida, para a paz. Ensina-me a olhar para Maria e a dizer “faça-se”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário