terça-feira, 22 de abril de 2014



 “Conversão é vida nova em Cristo”
 Atos 2, 36-41 -

O saber que, mesmo não estando presente naquele momento da Cruz, fomos nós que crucificamos Jesus Cristo por causa dos   pecados que cometemos hoje, também nos leva a ficar com o coração aflito e desejar assumir alguma postura diante da nossa inconsequência. 
Assim como socorreu aquele povo arrependido, Pedro hoje, também o faz conosco e nos aconselha: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. 
E recebereis o dom do Espírito Santo!”  O dom do Espírito Santo precisa estar presente na nossa vida, e  mesmo que já tenhamos sido batizados e já o tenhamos recebido, muitos de nós ainda continuamos adormecidos (as) nas nossas convicções humanas e ainda não alcançamos a grande graça que recebemos no Batismo. 
Nós sabemos que quando fomos batizados nós O fomos, na morte e na ressurreição de Jesus Cristo, portanto, estamos mortos para o pecado e ressuscitados com Ele para uma vida nova.  Aquele que é inserido no mistério de Cristo recebe o Espírito Santo, portanto, o Batismo nos une a Jesus Cristo. No entanto, fomos batizados, mas, ainda não nos convertemos, porque não assumimos que precisamos mudar de vida e de postura diante de muitas situações do nosso dia a dia. 
Somente com o poder do Espírito Santo nós podemos adotar uma nova atitude de vida nas coisas em que precisamos mudar.   
Conversão significa mudança de mentalidade, transformação interior e o assumir o outro lado da moeda. Todavia isto não se dá como varinha de condão, pois a graça de Deus supõe a nossa natureza e se não nos deixarmos livres de nós mesmos, das nossas conjecturas e suposições  nunca iremos apreender o verdadeiro sentido da morte e ressurreição de Jesus para nossa própria libertação. As palavras que Pedro pronunciou para aquele povo no dia de Pentecostes, calaram fundo no coração de muitos judeus e, aqueles mesmos que haviam incitado às autoridades romanas para que Jesus fosse crucificado, agora, reconheciam o engano e  desejavam se redimir  
Este é para nós, um tempo propício a que nos apossemos da vida nova que Jesus veio nos oferecer. Somos também convocados a como Pedro, anunciar a conversão e o Batismo àqueles que ainda não conhecem Jesus.  

 - Qual a mudança que para você é importante neste tempo de Páscoa?  
 - Qual a obra que o Espírito Santo realiza no seu coração? Ele tem feito você se arrepender de alguma coisa? Você tem mudado?  
– Você tem consciência de que Deus o (a) chama para si a todo o momento da sua vida? 
– Você tem dado abertura para que o Espírito Santo aja na sua vida?
 – Você reconhece o seu pecado? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário