quarta-feira, 25 de março de 2015

A Festa da Anunciação tem duas faces

A Festa da Anunciação tem, de certa forma, duas faces. Uma delas é voltada para a Santíssima Mãe de Deus, relacionada à sua glória e à nossa devoção por ela.

A declaração desta glória e a expressão desta veneração encontram sua forma perfeita na primeira frase da mensagem do anjo: “Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Esta é a melhor forma de nos dirigirmos à Virgem Maria, repetindo esta frase, com deferência e afeto.

O outro lado do mistério da Anunciação está voltado para os homens. Na vida de cada cristão, deve haver a Anunciação divina, assim como momentos em que Deus nos dá a conhecer a Sua vontade e o Seu propósito para nós.

Mas todas essas Anunciações devem se unir e se fundir em uma Anunciação essencial: o Anúncio de que Jesus pode nascer em nós, pode nascer de nós – não no sentido em que ele tenha sido concebido e nasceu da Virgem Maria, milagre único e incomparável, mas no sentido de um domínio espiritual e, ao mesmo tempo, absolutamente real, de nossa pessoa, por nosso Salvador.

Padre Lev Gillet
Trecho de L'An de grâce du Seigneur, Catéchèse orthodoxe, un commentaire de l'année liturgique byzantine, (O Ano da graça do Senhor, Catequese Ortodoxa, um comentário do ano litúrgico bizantino) Editions du Cerf, 1988

Nenhum comentário:

Postar um comentário