Maria, o auge da santidade do Antigo Testamento, e muito mais ainda...
Ela estava sem pecado, sob o domínio universal do pecado, pura, isenta de toda a sedução, na humanidade escravizada ao príncipe do mundo. Ela não foi colocada acima da história humana, para servir o propósito específico de Deus, mas para realizar a sua vocação única, no encadeamento da história, no destino comum dos homens (...).
E, no entanto, se na pessoa da Mãe de Deus, encontramos o auge da santidade do Antigo Testamento, este ainda não é o limite da sua santidade, pois esta santidade irá ultrapassar, igualmente, os pináculos mais elevados de Nova Aliança, realizando a maior santidade que a Igreja pode alcançar.
V. Lossky
Teólogo ortodoxo
(Trechos de À imagem e semelhança de Deus, Aubier-Montaigne, 1967)
Assim como outros homens, como São João Batista, a Igreja comemora,
igualmente, a concepção e a natividade, ─ a Santíssima Virgem nasceu sob
a lei do pecado original, levando como todos os seres humanos, a mesma
responsabilidade comum da queda.
Mas o pecado jamais pôde ser realizado
na sua pessoa; a herança pecaminosa da queda não tinha controle sobre
sua vontade honrada e reta.
Maria representa o auge da santidade,
que jamais fora alcançada antes de Cristo, desde os primórdios do
Antigo Testamento, por alguém da descendência de Adão.
Ela estava sem pecado, sob o domínio universal do pecado, pura, isenta de toda a sedução, na humanidade escravizada ao príncipe do mundo. Ela não foi colocada acima da história humana, para servir o propósito específico de Deus, mas para realizar a sua vocação única, no encadeamento da história, no destino comum dos homens (...).
E, no entanto, se na pessoa da Mãe de Deus, encontramos o auge da santidade do Antigo Testamento, este ainda não é o limite da sua santidade, pois esta santidade irá ultrapassar, igualmente, os pináculos mais elevados de Nova Aliança, realizando a maior santidade que a Igreja pode alcançar.
V. Lossky
Teólogo ortodoxo
(Trechos de À imagem e semelhança de Deus, Aubier-Montaigne, 1967)
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