«O Filho do Homem até do sábado é Senhor»
S. Marcos 2,23-28.
Ora num dia de sábado, indo Jesus através das searas, os discípulos puseram-se a colher espigas pelo caminho.
Os fariseus diziam-lhe: «Repara! Porque
fazem eles ao sábado o que não é permitido?»
Ele disse: «Nunca lestes o
que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com
ele?
Como entrou na casa de Deus, ao tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e
comeu os pães da oferenda, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e
também os deu aos que estavam com ele?»
E disse-lhes: «O sábado foi
feito para o homem e não o homem para o sábado.
O Filho do Homem até do
sábado é Senhor.»
Comentário :
Esta novidade radical que a Eucaristia introduz na vida do homem revelou-se à
consciência cristã desde o princípio; prontamente os fiéis compreenderam a
influência profunda que a celebração eucarística exercia sobre o seu estilo de
vida. Santo Inácio de Antioquia exprimia esta verdade designando os cristãos
como «aqueles que chegaram à nova esperança», e apresentava-os como aqueles
que vivem «segundo o domingo». Esta expressão do grande mártir antioqueno põe
claramente em evidência a ligação entre a realidade eucarística e a vida
cristã no seu dia-a-dia. O costume característico que os cristãos têm de se
reunir no primeiro dia depois do sábado para celebrar a ressurreição de Cristo
— conforme a narração do mártir São Justino — é também o dado que define a
forma da vida renovada pelo encontro com Cristo.
Mas a
expressão de Santo Inácio — «viver segundo o domingo» — sublinha também o
valor paradigmático que este dia santo tem para os restantes dias da semana.
De facto, o domingo não se distingue com base na simples suspensão das
actividades habituais, como se fosse uma espécie de parêntesis dentro do ritmo
normal dos dias; os cristãos sempre sentiram este dia como o primeiro da
semana, porque nele se faz memória da novidade radical trazida por Cristo.
Por isso, o domingo é o dia em que o cristão reencontra a forma eucarística própria da sua existência, segundo a qual é chamado a viver constantemente; «viver segundo o domingo» significa viver consciente da libertação trazida por Cristo e realizar a própria existência como oferta de si mesmo a Deus, para que a Sua vitória se manifeste plenamente a todos os homens através duma conduta intimamente renovada.
Por isso, o domingo é o dia em que o cristão reencontra a forma eucarística própria da sua existência, segundo a qual é chamado a viver constantemente; «viver segundo o domingo» significa viver consciente da libertação trazida por Cristo e realizar a própria existência como oferta de si mesmo a Deus, para que a Sua vitória se manifeste plenamente a todos os homens através duma conduta intimamente renovada.
Papa Bento XVI
Exortação apostólica «Sacramentum caritatis» §72 (trad. © copyright Libreria
Editrice Vaticana rev.)
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