terça-feira, 2 de abril de 2013

 “No terceiro dia
   João 20, 11-18

Centralizada apenas na sua dor e impotente diante do que presenciava, Maria chorava angustiada, pois ainda não passara pela sua mente aquilo que Jesus já havia revelado aos seus discípulos: que morreria, mas no terceiro dia teria novamente a vida.   
Assim sendo, mesmo diante da presença dos anjos, mensageiros de Deus, ela continuava se lamentando: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram!”  Por isso, não conseguia nem reconhecer o próprio Jesus, que de pé, diante dela,  lhe falava e questionava o motivo do seus desespero. 
Maria queria ter o corpo de Jesus morto, no entanto, Jesus estava vivo e ressuscitado perto dela. Maria é o nosso retrato quando nos deparamos com as situações “trágicas” da nossa vida e também, só choramos e lamentamos sem perceber a presença d’Aquele que está muito junto de nós e nos questiona: “porque choras? A quem procuras?” Nós choramos por causa da nossa falta de fé e de confiança na Palavra do Senhor e estamos sempre procurando por Alguém que está muito perto de nós e, no entanto, não percebemos. 
Mesmo conhecendo as Escrituras e tendo ciência das promessas de Deus, sabendo que Cristo ressuscitou e que nos deixou o Seu Espírito, nós choramos sem esperança, quando olhamos somente para as “aparências”. 
Temos dificuldades de “enxergar” as coisas de Deus e os sinais que Ele nos dá nos momentos cruciais da nossa vida. 
O mundo espiritual está tão perto de nós, e nós somos incapazes de percebê-lo, concentrados que estamos em prestar atenção às coisas e as pessoas que nos rodeiam. Assim como Maria Madalena, nós também confundimos a presença de Jesus com a presença de “outras pessoas” e por isso, passamos por instantes de incerteza e desilusão. Este tempo de Páscoa é propício para que percebamos a presença viva e ressuscitada  de Jesus e ouçamos  a sua voz que fala o nosso nome e nos envia a sairmos em disparada como fez Maria Madalena para anunciar a todos: “Eu vi o Senhor!” 

  • – Você continua chorando e lamentando as suas perdas?   
  • - Você tem consciência de que Jesus está vivo, muito perto de você? 
  •  - Você já pode dizer: eu também vi o Senhor?  
  • – Você contou a sua experiência a alguém? 
  • – Jesus diz hoje para você: “não me retenhas” ,  não me queira só para si, vai dizer aos meus irmãos que estou vivo e com eles”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário