29 de maio de 2011
(At 8,5-8.14-17 / Sl 65 / 1Pd 3,15-18 / Jo 14,15-21)
“E ELES RECEBERAM O ESPÍRITO SANTO”
1. Na Força do Ressuscitado
Os discípulos, depois da Ressurreição, começaram a anunciar Jesus com vigor e grandes resultados. É espantoso como as multidões acorriam e se convertiam. O anúncio era seguido pela ação do Espírito sobre os batizados. É a realização da promessa de Jesus: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça para sempre convosco" (Jo 14,15-16). Assim se desenvolve a Igreja!
De onde provém esse vigor apostólico? - Do amor a Cristo ressuscitado! Ele é a energia que nos move. O amor não é um mero sentimento gostoso, mas a observância do mandamento de Cristo. "Quem acolhe meus mandamentos e os observa, esse me ama" (v. 21).
O amor a Cristo gera reciprocidade. "Quem me ama, será amado por meu Par (v. 21). Amor é união e permanência. O Espírito permanece conosco (cf. v. 17).Não só o Espírito, pois Jesus disse: "Naquele dia sabereis que eu estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós" (v. 20).
Um detalhe interessante: quanto menos vermos Cristo como o mundo o vê - "e o mundo não mais me verá"; mais o veremos pelo amor - "Quem me ama... eu o amarei e me manifestarei a ele". (Jo 14,19-21). Isso não dispensa a condição humana da fé, mas reforça que o fundamental é o amor. O amor de Deus, derramado em nossos corações pelo Espírito (Rm 5,5), é toda vida e energia provindas da Ressurreição.
2. No Amor do Ressuscitado
Pedro nos estimula, em sua carta, a estarmos prontos a dar a razão de nossa esperança a todo aquele que no-Ia pedir (cf. 1Pd 3,14). Assim o faz o diácono Filipe. O fogo do Espírito, que recebera pela imposição das mãos dos apóstolos para "servir às mesas" (cf. At 6,1-7) no serviço da caridade move-o a servir à grande mesa da Palavra (cf. At 8,4-40). Repartia a Palavra, anunciando Cristo ressuscitado.
A alegria da fé invadia a cidade de Samaria que acolhera o anúncio. "Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram lá Pedra e João" (At 8,14). Os apóstolos conferem o dom do Espírito pela imposição das mãos.
A Igreja é sempre comunidade do Espírito, mas também deve ser organizada, desde que não sufoque o Espírito. Lendo o Evangelho, notamos que Jesus viveu com os discípulos, anunciou-Ihes a Palavra e se entregou à morte. Depois de sua Ressurreição eles estão ainda distantes, como se não tivessem entendido nada. Com a vinda do EspíritoSanto tudo se transforma. Jesus torna-se o centro de suas vidas, de sua palavra e de suas ações. Eles são continuação viva de Jesus. "O Espírito que o Pai enviará em meu nome, é que vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse" (Jo 14,26). Jesus é a pedra de fundamento (At 4,11) sobre a qual o Espírito edifica a Igreja.
3. Vós Estais em Mim e Eu em Vós
João escreve que os discípulos conhecem o Espírito: "...O Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque Ele permanece junto de vós e estará dentro de vós!" (Jo 14,17).
A vida cristã é entendida a partir do Espírito. A tendência do mundo é recusá-la. Nós nos abrimos ao Espírito, quando amamos e servimos os irmãos. A permanência de Deus em nós, pelo Espírito, Se faz pelo amor: "Deus é amor. Aquele que ama, permanece em Deus e Deus nele" (1Jo 4-16).
Todos nós recebemos o Espírito Santo, de modo particular no sacramento da Crisma. Em cada Eucaristia, Ele nos é dado - "pela comunhão do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito em um só Corpo" - Corpo de Cristo - o maior dom!
SUGESTÕES LITÚRGICAS
No sexto domingo de Páscoa, que antecede à solenidade da Ascensão do Senhor, as leituras nos preparam, de forma pedagógica, para assumirmos nossa missão no mundo, através da efusão do Espírito Santo. A ação do Espírito continua a presença de Cristo no mundo através da ação da Igreja.
1. Na celebração de hoje, seria oportuno fazer a apresentação dos crismandos à comunidade, e que a eles sejam atribuídas funções durante a liturgia.
2. Na procissão de entrada, uma imagem ou quadro de Cristo ressuscitado seja levado à frente.
3. Canto do Glória: três pessoas com vasilhas com brasas e incenso entrem, perfumando toda a comunidade. O perfume (fumaça) do incenso simboliza a presença constante de Cristo na comunidade.
4. Manifestando a adesão da comunidade a Cristo, a Profissão de fé seja cantada (escolha-se uma melodia do Credo, que seja conhecida de todos).
5. As preces poderiam ser proclamadas por vários crismandos.
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