Deus procura Deus???
Encontrar-se com Deus
Encontrar-se profundamente consigo e com Deus é uma exigência profunda da alma humana. Para isso, o retirar-se do cotidiano é uma necessidade para nós.
Poderíamos dizer que sempre dentro do coração da humanidade cresceu e se desenvolveu a necessidade de parar diante dos compromissos, especialmente aqueles pesados e cheios de responsabilidades... parar para recarregar as baterias e poder refazer o tecido profundo da relação que nos une a Deus e às pessoas humanas que nos rodeiam. Encontramos isso em todas as culturas.
Fala-se que também os egípcios, os gregos e até os romanos, que prezavam a guerra, o domínio e o direito, possuíam lugares dedicados à reflexão e à oração, para fortalecer na própria religiosidade o vínculo que os unia ao cosmo. Também aqui na América Latina há vestígios de lugares próprios para a reflexão, para um “retirar-se” do mundo e da vida do dia a dia.
Jesus testemunhou a seus discípulos como é importante afastar-se temporariamente das atividades diárias para estar só com o Pai.
Fiquei extremamente impactado com a expressão de um sacerdote muito amigo meio que disse-me:" é padre nós precisamos necessitados de Deus e de tempos de oração, pois o próprio Deus procura Deus..." Na hora eu questionei-me profundamente : Deus procura Deus???.. Jamais me dei conta de tão grande realidade.Sim Jesus retirava-se horas a fio para orar ao Pai e buscar em oração a vontade do Pai...assim Deus Filho busca Deus Pai(Abba-papaizinho).Como nós de natureza decaída não devemos nos retirar em oração sempre , buscando a trindade amorosa que em seus desígnios de amor desejam nossa salvação.
Os Evangelhos salientam a atitude constante de Jesus em subir ao monte, onde passava a noite em oração, em diálogo com o seu Abba. Antes de iniciar a sua vida pública, Ele passa 40 dias no deserto, preparando a humanidade do seu corpo e da sua mente para anunciar a boa nova do reino. Se Jesus Cristo amava tanto o deserto, zelava tanto por encontrar em sua vida estes momentos de intimidade e familiaridade com o Pai, nós, que nos deixamos constantemente roubar e despojar pelas coisas materiais, também nos preocuparemos em buscar o deserto um momento diário de oração um dia de Retiro pessoal ou dias de Retiro, a fim de nos abastecer de Deus, encontrá-Lo a sós no silêncio interior, escutando-O na Palavra e na Meditação.
Os discípulos ouviram de Jesus Cristo, o Mestre, estas carinhosas palavras: “Vamos sozinhos para algum lugar deserto, para que vocês descansem um pouco” (Mc 6,31).
Como não priorizar o nosso momento de procura e de encontro com nosso Deus-Abba por Jesus nosso Redentor?
Procure dar o seu tempo em oração para descobrir melhor quem é Jesus. Somente num convívio maior com Ele poderemos dizer por nós mesmos, de coração, com São Pedro, que Ele é o Cristo de Deus, o nosso Salvador, aquele que nos ama e deseja ardentemente que correspondamos ao seu amor. Ele é o Esposo apaixonado pela sua Igreja, por quem dá a vida.
O Retiro é também, e disso temos necessidade, um tempo propício para avaliar a nossa caminhada, ver como estamos vivenciando os demais Pontos Concretos de Esforço, fazer uma revisão da vida, para aparar as arestas, recompor caminhos, renovar nosso casamento- Aliança na graça do Senhor.
Que a experiência viva de Deus perpasse as veias de cada um no seu momento pessoal com Jesus e em seus retiros .
com minha pobre benção
Padre Emílio Carlos+
Ps: *oferecemos em nosso blog e no site www.alphaeomega.org.br retiros mensais pessoais para você crescer em Deus .
Nenhum comentário:
Postar um comentário