Celebramos hoje a Solenidade da Anunciação do Senhor.
O evangelho apresenta-nos uma jovem, em idade de casar, noiva de um homem chamado José. Eram desposados, sinal de que o noivo já tinha entregue aos pais a compensação devida para o casamento, mas a noiva continuava sob a proteção dos pais. O Anjo fala-lhe de conceber sendo virgem e sem a intervenção do homem. Será um gesto de Deus. Alguém muito importante está para nascer para que seja preparada desta forma a sua chegada. Maria é, sem dúvida, alguém sobre quem repousou favoravelmente o olhar de Deus, ela é a “cheia de graça”, “o Senhor está contigo”. Diante dos favores de Deus o homem treme e perturba-se, é assim com Maria. Deus, porém, recomenda “Não temas”.
Meditar a Palavra
Deus manifesta-se na nossa vida de muitas maneiras e para cada um tem uma palavra que significa sempre um favor e um desafio. Quando Deus surge nas nossas vidas isso supõe que antes nos olhou com doçura e amor. A mensagem que nos é dirigida impõe o respeito e causa temor, mas a certeza do amor de Deus e da sua presença é fonte de paz. Maria é exemplo de confiança e total entrega à vontade de Deus. Da nossa resposta positiva brota sempre uma vida nova que é Jesus e que irrompe em nós como uma luz.
Rezar a Palavra
Senhor, escutar os desafios que me propões nem sempre deixa o meu coração tranquilo. O medo de sair, de deixar o conforto da minha tranquilidade, junto com o receio de falhar fazem-me calar a resposta num silêncio sempre estéril. Pedes-me que me deixe envolver para confiança de Maria e permita que aconteçam em mim novas razões para a alegria, para a vida, para a paz. Ensina-me a olhar para Maria e a dizer “faça-se”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário