†
Deus é amor: Como definimos amor?
"Deus é amor", mas como podemos definir esse sentimento? O Dicionário de Herança Americana define amor como "uma intensa afeição por uma outra pessoa baseada em laços pessoais ou familiares".
Frequentemente, essa "intensa afeição" surge de uma atração sexual pela outra pessoa. Amamos outras pessoas, ou dizemos que as amamos, quando somos atraídos a elas ou quando nos fazem sentir bem. Note que uma frase chave na definição de amor encontrada no dicionário é a frase "baseada em". Esta frase implica que amamos condicionalmente; em outras palavras, amamos alguém porque cumprem a condição que exigimos para que possamos amá-los. Quantas vezes você já escutou ou disse: "eu amo você por ser simpático"; ou "eu amo você por cuidar de mim"; ou "eu amo você porque sempre me divirto quando estou ao seu lado"?
Nosso amor não só é condicional, mas também inconstante. Nosso amor é baseado em emoções e sentimentos que podem mudar de um momento para o outro. A taxa de divórcio é extremamente alta na sociedade de hoje porque maridos e esposas param de um amar uns aos outros depois que se "desapaixonam". Talvez passem por uma fase difícil no casamento e não "sentem" mais amor por seu esposo ou esposa, então pulam fora. Evidentemente, o voto de seu casamento de "até que a morte nos separe" significa que podem se separar quando o amor por seu cônjuge morre, ao invés de sua morte física.
Será que alguém pode realmente compreender amor "incondicional"? Parece que o amor que os pais sentem por seus filhos é o mais perto de amor incondicional que podemos alcançar sem a ajuda de Deus nas nossas vidas. Continuamos a amar nossos filhos através dos tempos bons e ruins, e não paramos de amá-los mesmo quando não atingem nossas expectativas. Fazemos a escolha de amar nossos filhos mesmo quando os consideramos difíceis de serem amados; nosso amor não acaba mesmo quando não "sentimos" amor por eles. Isso é parecido com o amor de Deus para conosco, mas como veremos em breve, o amor de Deus ultrapassa a definição humana de amor ao ponto que é difícil de realmente compreendê-lo.
Deus é amor: Como Deus define amor?
A Bíblia nos diz que "Deus é amor" (1 João 4,8). Mas como podemos começar a entender essa verdade? Há várias passagens na Bíblia que nos dão a definição de Deus para o amor. O verso mais conhecido é João 3,16: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Então uma forma que Deus define amor é com o ato de dádiva. No entanto, o que Deus deu (quer dizer, "quem" Ele deu) não foi um simples presente embrulhado; Deus sacrificou Seu único Filho para que nós, os que colocamos nossa fé nEle, não passássemos a eternidade separados de Deus. Esse é um amor incrível porque somos nós que escolhemos permanecer separados de Deus através de nossos próprios pecados, mas é Deus quem conserta essa separação através de Seu grande sacrifício pessoal, e tudo que precisamos fazer é aceitar esse presente.
Um outro verso excelente sobre o amor de Deus é encontrado em Romanos 5,8: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". Assim como em João 3,16, não é mencionado nesse versículo nenhuma condição imposta por Deus para o Seu amor. Deus não diz: "assim que você colocar sua vida em ordem, eu vou amá-lo". Ele também não diz: "Sacrificarei meu Filho se você prometer me amar". Na verdade, encontramos justamente o contrário em Romanos 5,8. Deus quer que saibamos que Seu amor é incondicional, por isso Ele mandou Seu Filho, Jesus Cristo, para morrer por nós quando ainda éramos pecadores que não mereciam ser amados. Não tínhamos que arrumar nossas vidas, nem tínhamos que fazer promessas a Deus para que pudéssemos experimentar do Seu amor. Seu amor por nós tem sempre existido e, por causa disso, Ele já deu e sacrificou tudo que era necessário muito tempo antes de percebermos que precisávamos de Seu amor.
Deus é amor: É incondicional
Deus é amor, e seu amor é bem diferente do amor humano. O amor de Deus é incondicional e não baseia-se em sentimentos e emoções. Ele não nos ama por sermos amáveis ou por fazermos Ele se sentir bem; Ele nos ama porque Deus é amor. Ele nos criou para ter um relacionamento de amor com Ele, por isso sacrificou Seu único Filho (que morreu por nós de bom grado) para restaurar esse relacionamento.
Deus é amor: Como devemos definir amor?
Quando as Sagradas Escrituras dizem: "Deus é amor", elas não estão nos dizendo que Deus é uma sensação calorosa de amor. Os escritores da Bíblia não estavam dizendo que na nossa forma limitada de amor humano acharemos Deus. De forma alguma – na verdade, quando lemos na Bíblia que Deus é amor, isso significa que Deus define amor. E quando dizemos que Deus define amor, isso não significa que Ele o define como um dicionário define alguma coisa – o que queremos dizer é que Deus é em si mesmo a definição de amor. Não existe amor sem Deus. Por mais que tentemos, não podemos definir amor fora do conhecimento de Deus. Isso significa que a nossa definição humana de amor é falsa.
Deus é o Criador de todas as coisas e, por sua própria natureza, Ele é amor. Deus diz que amor é incondicional e disposto a fazer sacrifícios, e isso não é baseado em sentimentos; portanto, amor não é uma "intensa afeição... baseada em laços pessoais ou familiares". Para entender o que amor verdadeiro é e para poder realmente amar outros, precisamos conhecer a Deus, e só podemos fazer isso através de um relacionamento pessoal com Ele. Podemos ter esse relacionamento íntimo com Deus através de fé em Jesus Cristo, que foi o sacrifício do amor de Deus para conosco.
Deus é amor: Amor verdadeiro vem apenas através de um relacionamento com Ele ...Deus é amor! Assim sendo, verdadeiro amor-o amor de Deus-pode ser resumido na seguinte passagem das Escrituras:
"Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós, em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou, e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós, também, amar uns aos outros." (1 João 4,7-11)
Se você quiser conhecer esse amor – amor verdadeiro – conheça a Deus. Ele está pronto para derramar Seu amor em você, e quer ensiná-lo a amar os outros do jeito que Ele o ama.
A†Ω
Nenhum comentário:
Postar um comentário