Tudo é recriado por Cristo todos os dias, visto que o Pai tudo
opera pelo Filho
S. Marcos 3,1-6.
Jesus
entrou novamente na sinagoga onde estava um homem que tinha uma das mãos
paralisada.
Ora eles observavam-no, para ver se iria curá-lo ao sábado,
a fim de o poderem acusar.
Jesus disse ao homem da mão paralisada:
«Levanta-te e vem para o meio.»
E a eles perguntou: «É permitido ao
sábado fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou matá-la?» Eles ficaram
calados.
Então, olhando-os com indignação e magoado com a dureza dos
seus corações, disse ao homem: «Estende a mão.» Estendeu-a, e a mão ficou
curada.
Assim que saíram, os fariseus reuniram-se com os partidários de
Herodes para deliberar como haviam de matar Jesus.
Comentário :
Tudo é recriado por Cristo todos os dias, visto que o Pai tudo
opera pelo Filho
Em dia de sábado era imposto a todos, sem excepção, que não fizessem nenhum
trabalho e que mesmo o descanso fosse levado a cabo em perfeita inactividade.
Como pôde então o Senhor romper a norma do sábado? [...] Em verdade, como são
grandes as obras de Deus, que sustenta os céus, fornece luz ao sol e a todos
os astros, faz crescer as plantas da terra e conserva a vida aos homens. [...]
Sim, tudo o que existe na terra e debaixo do céu fica a dever-se a Deus Pai;
tudo vem de Deus e tudo existe pelo Filho. Com efeito, Ele é a cabeça e o
princípio de tudo; n'Ele tudo foi criado (Cl 1, 16-18). E foi da Sua plenitude
que, por iniciativa do Seu eterno poder, Ele tudo criou em seguida.
Ora, se Cristo opera em tudo, é necessariamente pela acção d'Aquele que opera
em Cristo. Por isso, diz Ele: «o Meu Pai trabalha a cada momento e eu também»
(Jo 5,17), porque tudo o que faz Cristo, Filho de Deus em Quem o Pai mora, é
obra do Pai.
Assim, todos os dias tudo é recriado pelo Filho, visto que o Pai
tudo opera pelo Filho. Por conseguinte, é diária a acção de Cristo e, segundo
penso, as leis da Natureza, as formas dos corpos, o desenvolvimento e o
crescimento de tudo o que existe são manifestações dessa mesma ação.
Santo Hilário (c. 315-367), bispo de Poitiers, doutor da Igreja
Tratado sobre o Salmo 91, 3
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