A festa a Nossa Senhora do Rosário foi instituída pela primeira vez em 1572, pelo Papa Pio V, sob o nome de “Nossa Senhora da Vitória”, no Primeiro Domingo de Outubro, em ação de graças, para comemorar a Vitória da Liga Santa contra o Império Otomano, na batalha de Lepanto, quando, à entrada do golfo de Corinto, a frota cristã, sob o comando de Dom João da Áustria, havia derrotado a frota turca de Ali Pacha (7 de outubro de 1571).
Em 1573, o Papa Gregório XIII que atribuiu a Vitória de Lepanto às procissões realizadas em Roma, pelas confrarias do Santo-Rosário, alterou o título de “Nossa Senhora da Vitória” para “Nossa Senhora do Santo Rosário”, fixando a sua comemoração para o Primeiro Domingo de Outubro (1573). A festa tornou-se obrigatória apenas para as Igrejas romanas que tinham uma capela ou uma irmandade do Santo Rosário.
O Papa Clemente XI estendeu a celebração à Igreja universal (1716), que seria, então, celebrada na oitava da Solenidade da Assunção, logo após a vitória de Peterwaradin sobre os turcos, obtida pelo príncipe Eugenio de Savoia (5 de agosto de 1716). O Papa Leão XIII acrescentou às Ladainhas de Loretto, a invocação “Rainha do Santíssimo Rosário”. São Pio X fixou a festa para o dia 7 de outubro (1913).
notredamedesneiges.over-blog.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário