"MEU SENHOR E MEU DEUS"!
1º de Maio de 2011
Domingo da Misericórdia
Evangelho - Jo 20,19-31
Segundo domingo da Páscoa! Ainda ressoa em nossos corações o anuncio Pascal: Jesus ressuscitou, Ele está no meio de nós!
Angustia, sofrimento, morte, era sempre noite na humanidade, até que, "na noite mais clara que o dia", a vida venceu a morte, abrindo a porta da eternidade!
O acontecimento mais belo que já se viu, tirou das trevas a humanidade, tornando o céu mais próximo da terra!
Agora não vivemos mais ao léu, nossa vida ganhou um novo sentido, temos em quem confiar e a quem seguir: JESUS DE NAZARÉ!
A vida divina entrou na vida humana e assim como o fermento que faz crescer a maça, a ação de Deus agindo em nós, faz crescer, com o nosso testemunho de fé, a adesão de muitos, ao Cristo Ressuscitado!
Assim como as sementes espalhadas pelo vento, germinam sobre a terra, a notícia da ressurreição se espalha até hoje por todo universo, fazendo chegar a tantos corações sombrios, o brilho do sol de um novo amanhecer!
As festividades do domingo da Páscoa nos encheram de emoção, nos envolvemos por inteiros no mistério da vida que a morte não venceu! Mas não podemos ficar só na emoção, no encantamento, agora a vida retoma seu curso normal, é hora de sairmos da emoção para a ação: assumindo o nosso compromisso Pascal: fazer chegar a outros corações, a alegria da ressurreição!
As riquezas colhidas das leituras deste tempo Pascal, transformou nosso coração em sementeiras de amor! Queremos partilhar a alegria que transborda no nosso coração, nos tornar anunciadores da notícia mais bela que já se ouviu, não somente com palavras, mas principalmente com o nosso testemunho de vida!
Agora não somos mais os mesmos, assumimos um compromisso sério com Jesus: queremos viver como Ele viveu, amar como Ele amou!
"A liturgia de hoje, nos apresenta a comunidade de Homens Novos que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a Igreja! A sua missão consiste em revelar aos homens a vida nova que brota da ressurreição".
Assim que Jesus aparece para os discípulos, o medo que os mantinha presos, transforma em alegria! A paz e a alegria são dons do Cristo Ressuscitado e, ao mesmo tempo, condição para reconhecê-lo!
Jesus ao soprar sobre eles o Espírito Santo, expressa a idéia de criação renovada! O Espírito recria a comunidade dos apóstolos e descerra suas portas para a missão!
Eles só conseguiram tomar atitudes corajosas para anunciar Jesus, depois que receberam o Espírito Santo!
Tomé não crê no testemunho dos discípulos e pretende uma constatação pessoal, simbolizando a pessoa que precisa ver para crer!
"Felizes os que crêem sem ter visto, pois confiam nas testemunhas da ressurreição de Cristo. As pessoas de todos os tempos e lugares encontram nas Escrituras o testemunho dos apóstolos. Mas isso não dispensa a necessidade de um encontro pessoal e íntimo com o Ressuscitado"!
O encontro com Jesus é sempre transformador! Foi o que aconteceu com Tomé, depois do seu vacilo na fé, ele se prostrou diante do Ressuscitado e fez a bela profissão de fé, que hoje todos nós fazemos na Missa: "MEU SENHOR E MEU DEUS"!
A Páscoa não é um só dia! A Páscoa é quando acordamos para um novo dia e nos tornamos eternos alunos e aprendiz de Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário