Evangelho
são Lucas 24, 13-35
“... Dois dos discípulos iam para um povoado, chamado Emaús... Enquanto conversavam... Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles... perguntou: "O que andais conversando pelo caminho?"... Cléofas, lhe disse: "... Jesus, o Nazareno, que foi um profeta... o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. “Nós esperávamos que fosse ele quem libertaria Israel...” Então ele lhes disse: "Como sois sem inteligência e lentos para crer" E... explicou-lhes, em todas as Escrituras, as passagens que se referiam a ele. Quando chegaram perto do povoado... Ele entrou para ficar com eles. Depois que se sentou à mesa com eles, tomou o pão, pronunciou a benção, partiu-o e deu a eles. Neste momento, seus olhos se abriram, e eles o reconheceram... voltaram... contaram o que tinha acontecido no caminho, e como o tinham reconhecido ao partir o pão.
Oração introdutória
Apesar de estarmos no tempo pascal, a vida me apresenta contrariedades que me levam à atitude inicial dos discípulos de Emaus, por isso necessito reconhecer o amor infinito de teu Pai em minha vida. Cristo Ressuscitado creio que Tu vens hoje a meu encontro nesta oração para transformar-me, conto contigo.
Petição
Dá-me Senhor, um coração aberto a tua graça e sabedoria para reconhecer-te em meu caminhar por esta vida.
Meditação
Que seria de nossa vida sem a Eucaristia?
«Toda comunidade revive esta mesma experiência na celebração eucarística, especialmente na dominical. A Eucaristia, lugar privilegiado no qual a Igreja reconhece ‘o autor da vida’, é ‘a fração do pão’, como se chama nos Atos dos Apóstolos. Nela, mediante a fé, entramos em comunhão com Cristo, que é ‘sacerdote, vítima e altar’ e está no meio de nós. Em torno Dele nos reunimos para recordar suas palavras e os acontecimentos contidos na Escritura; revivemos sua paixão, morte e ressurreição. Ao celebrar a Eucaristia, comungamos a Cristo, vítima de expiação, e dele recebemos perdão e vida.
Que seria de nossa vida de cristãos sem a Eucaristia? A Eucaristia é a herança perpétua e viva que nos deixou o Senhor no sacramento de seu Corpo e seu Sangue, no qual devemos refletir e aprofundar constantemente para que, como afirmou o venerado Papa Paulo VI, possa ‘imprimir sua inesgotável eficácia em todos os dias de nossa vida mortal. (Bento XVI, 26 de abril de 2009).
Reflexão
«Aproximar-se do Sacrário é dialogar cordialmente com Cristo, o amigo incondicional e fiel a sua promessa que, com sua presença amorosa, acompanha a todos os homens em seu peregrinar pela vida. Nestes momentos entranhados aos pés da Eucaristia, Cristo, cheio de graça e de verdade, ordena nossos pedidos, forma o caráter, alimenta as virtudes, consola os aflitos, fortalece os fracos, convida a todos os que se acercam a Ele a imitá-lo e enche de graça para incrementar e santificar o Corpo Místico »
Propósito
Aproximar-me e receber o Sacramento da Eucaristia com especial fervor e agradecimento.
Diálogo com Cristo
Obrigado Senhor porque ficaste comigo na Eucaristia. Ai, diante do Sacrário, posso retificar o que tenho que modificar em minha vida para poder converter-me no apóstolo que minha família, a Igreja e os que nos rodeiam necessitam, a fim de que todos possam conhecer e experimentar o grande mistério de teu amor na Eucaristia.
«Ser mestre de si mesmo e muita vida de Sacrário. Lá você vai encontrar tudo o que quiser.
Ele, Jesus Cristo, te ama e te ama com loucura, por isso permaneceu sacramentado. Tu buscas carinho, compreensão … Lá você vai ter obedientemente »
Nenhum comentário:
Postar um comentário