“Este é o meu Filho predileto … Escutai-o!”
(Mt 17,5b)
Procure neste Retiro colocar-se em uma atitude de busca de sua “transfiguração”.
O tempo no qual Jesus nos toma pela mão e nos conduz “num lugar à parte”, do árido deserto interior , até o cume de um alto monte.
O lugar dos horizontes sem limites, o lugar da luz, do silêncio, da escuta, o lugar do feliz encontro com Deus Pai e com todos aqueles que estão n’Ele, para ajudar-nos a atravessar antecipadamente o limiar do Reino, para encinar-nos a antever as maravilhas do Céu preparadas para a nossa felicidade eterna, “.. que olho não viu, e que ouvidos não ouviram, e que chegaram ao coração do homem”.
Quando um evento dramático como a morte de um filho ou de uma pessoa querida atravessa a nossa vida, tudo escurece e para. Os olhos da mente e do coração, paralisados pela dor, parecem incapazes de ir além do que sentimos, tocamos, vemos. Tudo, dentro e fora de nós, parece estar privado de qualquer esperança.. Mas Jesus nos convida a purificar o coração de todas as escórias humanas que fazem pesar e ofuscam o nosso passo, pelas falsas luzes do mundo, pelas falsas metas, pelos falsos profetas, para procurar somente n’Ele, único Caminho, Verdade e Vida, o verdadeiro rosto de Deus, o esplendor divino do seu amor, o sentido verdadeiro da vida em uma clara prospectiva eterna.
Somente n’Ele, deixando-nos “prender” pela sua Palavra e conquistar pela sua Vontade, sem nenhum temor, sentiremos resplandecer a vida verdadeira dentro de nós mesmos quando tudo parecia perdido.
O seu esplendor se refletirá sobre nós e iluminará todas as trevas. Enxugará as nossa lágrimas, sarará as nossas feridas, dará força, vigor, significado e valor novo aos nossos dias.
À Sua luz veremos a luz e chegaremos à luz. Também nós, como os apóstolos, como os nossos filhos, renasceremos do alto, sob o olhar bendizente do Pai, como filhos no Filho predileto, na plenitude da Sua glória e radiantes de alegria levaremos o anúncio a cada irmão: como é bonito viver no seu amor!
Refletindo e rezando
- Nos momentos de escuridão consigo levantar os olhos para o Céu para ver o esplendor do amor bendizente de um Pai que ofereceu o próprio Filho para a nossa felicidade eterna?
- Quando me assaltam pensamentos obscuros, dúvidas, perguntas insidiosas, procuro respostas imediatas nas palabras dos outros o subo sobre o monte com Jesus, em oração, para escutar a sua Palavras?
Peçamos a Maria, nossa Mãe Consoladora para acompanhar-nos durante a nossa transfiguração interior, para que possamos levar luz e calor no coração de cada irmão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário