Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo. A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne? Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.
Oração
Jesus, que posso fazer por ti? Deste-me tudo e na Eucaristía me confirma que teu amor é ilimitado. Quero corresponder-te, quero ser fiel, por isso te rogo me ilumine porque só tua graça fará eficaz esta meditação.
Petição
Senhor, que eu me dê conta de que preciso de tua graça.
Meditação
Cristo quer ser encontrado com o homem e levar-lhe a vida de Deus.
«A Eucaristía constitui o "tesouro" da Igreja, a valiosa herança que seu Senhor lhe legou. E a Igreja custodia-a com o máximo cuidado, celebrando-a diariamente na santa missa, adorando nas igrejas e nas capelas, distribuindo aos doentes e, como extrema unção, a quantos partem para a última viagem. […] Por isso a festa do Corpus Christi se carateriza de modo particular pela tradição de levar o santísimo Sacramento em procissão, um gesto cheio de significado. Ao levar a Eucaristía pelas ruas e praças, queremos introduzir o Pão vindo do céu em nossa vida diária; queremos que Jesus caminhe por onde nós caminhamos, que viva onde nós vivemos. Nosso mundo, nossa existência deve ser transformada em seu templo. Neste dia a comunidade cristã proclama que a Eucaristía é tudo para ela, é sua vida, a fonte do amor que vence a morte. Da comunhão com Cristo Eucaristia brota a caridade que transforma nossa existência e sustenta o caminho de todos nós para a pátria celestial» (Bento XVI, 18 junho 2006).
Reflexão
«Para participar ativa e profundamente na celebração eucarística, tem-se de valorizar e viver a cada rito da celebração, penetrando seu sentido e atuando as disposições interiores de arrepentimiento, súplica, louvor e ação de graças»
Propósito
Participar na procissão de Corpus Christ organizada por minha paróquia.
Diálogo com Cristo
Jesus, não quero ser infiel por isso preciso viver em comunhão contigo. O grande dom da Eucaristía faz-me capaz de dar aos demais, incluindo aos que não me agradam. Sei que isto é difícil, mas confio que, com tua graça, poderei retificar tudo aquilo que me afasta de Ti.
«Só o amor de Cristo podia encontrar um meio tão singelo para se juntar conosco, para estar a nosso lado, para nos acompanhar em nosso peregrinar pela vida, para fortalecer nossa debilidade, para alimentar nossa alma»
Nenhum comentário:
Postar um comentário