São João 8, 31-42
Naquele tempo, Jesus disse aos que acreditaram nEle: Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará. Replicaram-lhe: Somos descendentes de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como dizes tu: Sereis livres? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo. Ora, o escravo não fica na casa para sempre, mas o filho sim, fica para sempre. Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois a raça de Abraão; mas quereis matar-me, porque a minha palavra não penetra em vós. Eu falo o que vi junto de meu Pai; e vós fazeis o que aprendestes de vosso pai. Nosso pai, replicaram eles, é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas, agora, procurais tirar-me a vida, a mim que vos falei a verdade que ouvi de Deus! Isso Abraão não o fez. Vós fazeis as obras de vosso pai. Retrucaram-lhe eles: Nós não somos filhos da fornicação; temos um só pai: Deus. Jesus replicou: Se Deus fosse vosso pai, vós me amaríeis, porque eu saí de Deus. É dele que eu provenho, porque não vim de mim mesmo, mas foi ele quem me enviou.
Oração
Meu Pai, obrigado por tua bondade, por criar-me como uma pessoa livre e por mostrar-me o caminho da verdade, essa «verdade que me fará livre». Aqui estou disposta a descobri-la e torná-la meu guia, porque tua Palavra é minha fortaleza, e minha oração o meio pelo qual posso alimentar meu espírito. Vem Espírito Santo!
Petição
Livra-me Senhor da escravidão do pecado.
Meditação
A liberdade cresce e se aperfeiçoa.
«‘A liberdade em todos os tempos foi o grande sonho da humanidade, desde o início, e, sobretudo na época moderna" (cf. Discurso ao Pontifício Seminário Maior Romano, 20 de Fevereiro de 2009). Contudo, precisamente a história moderna, além da nossa experiência quotidiana, ensina-nos que a liberdade só é autêntica, e só ajuda a construir uma civilização deveras humana, se estiver reconciliada com a verdade. Se estiver separada da verdade, a liberdade torna-se tragicamente princípio de destruição da harmonia interior da pessoa humana, fonte de prevaricação dos mais fortes e dos violentos, e causa de sofrimentos e de lutos. A liberdade, como todas as faculdades das quais o homem está dotado, cresce e aperfeiçoa-se (...) quando o homem se abre a Deus, valorizando a disposição para a escuta da Sua voz: quando nos pomos à escuta da Revelação divina, da Palavra de Deus, para acolhê-la, então somos alcançados por uma mensagem que enche de luz e de esperança a nossa vida e somos verdadeiramente livres.» (Bento XVI 7 de julho de 2010).
Reflexão apostólica
«A resposta humana ao chamado divino, para ser autêntica, só pode dar-se na liberdade. Em uma liberdade madura, responsável e consciente do dom que Deus oferece. A pertença a Deus perderia seu sentido se aos seus filhos faltasse liberdade em sua adesão a Ele ou na participação em suas obras»
Propósito
Antes de tomar uma decisão, pedirei ao Espírito Santo que me ilumine para dirigir minha liberdade de acordo com a vontade de Deus.
Diálogo com Cristo
Jesus Cristo, a liberdade que me ofereces não é como a que o mundo oferece. Fazer o que quiser, quando quiser e como quiser, não é o caminho à autêntica liberdade espiritual, moral e interior que busco e necessito. Obrigado por ensinar-me que teus mandamentos não são obstáculos para minha liberdade, e sim que são sinais que me indicam o caminho que deve ser percorrido para encontrar a felicidade. Conhecer minha fragilidade, inspira-me e fortalece minha vontade para saber recorrer a Ti nos momentos da tentação.
«Assim como o homem tem um imenso mundo de riqueza, de grandeza, também esta imerso pelo pecado em um mundo de miséria, de pequenez, de paixões, de egoísmo. E recebeu a liberdade para que ele possa escolher entre o bem e o mal»
Nenhum comentário:
Postar um comentário