Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quarta-feira, 1 de outubro de 2014



Amar a Deus sobre todas as coisas!

Meus queridos leitores de Nosso Blog eis a ideia para vocês refletirem ao longo desta semana: “Deus em primeiro lugar”.

Gostaria de falar desta vez sobre o que significa colocar Deus em primeiro lugar. Muitas pessoas falam que o fazem, mas será verdade mesmo?
Podemos dizer que colocar Deus em primeiro lugar é viver o que Jesus Cristo disse quando uma pessoa perguntou a Ele qual é o primeiro de todos os mandamentos: “O primeiro de todos os mandamentos é este: ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento” (Marcos, 12, 28-30).
É examinando essas palavras de Cristo que podemos saber se O estamos colocando em primeiro lugar. E Cristo destaca quatro qualidades desse amor. Vejamos o que essas qualidades significam.

a) com todo o teu coração:  Com todo o nosso coração significa que devemos amá-Lo não apenas com uma partezinha do nosso coração, mas com todo ele.
Significa também que Deus deve ser o nosso “primeiro amor”. O nosso amor por Ele deve estar acima do que temos pelos nossos pais, pelo marido, pela esposa, pelos filhos, pelos amigos etc.
Significa que devemos pensar mais nEle durante o dia do que nos outros amores. Quem está apaixonado dorme pensando no seu amor e acorda pensando nele.
Meu amor por Deus tem sido assim? Meu coração vai para Ele o dia inteiro? Penso mais nEle do que nas outras pessoas, do que em mim?
São João da Cruz grande místico e doutor da Igreja nós diz: “anda a alma tão solícita, que em todas as coisas busca, o Amado; em tudo que pensa, logo pensa no Amado; seja no falar, seja no tratar dos negócios que se lhe apresentam, logo fala e trata do Amado; quando come, quando dorme, quando vela, ou quando faz qualquer coisa, todo o seu cuidado está no seu Amado!”
Em quem estas pensando agora neste exato momento enquanto estas lendo estas palavras?

b) com toda a tua alma: Amar com toda a alma é identificar a nossa alma com a alma de Deus. É seguir os seus conselhos, os seus mandamentos.
De fato, quem ama leva muito em conta os conselhos da pessoa amada. Muito mais se esta pessoa é Deus, é Pai, e quer o nosso bem.
Identificar nossa alma com a dEle, seguir os seus conselhos é:
- viver os seus mandamentos (sei quais são?; vivo todos eles?);
- seguir os seus conselhos no dia a dia;
- lutar por parecer-nos cada vez mais com Deus: na bondade, no amor, na responsabilidade, na lealdade, na generosidade, na humildade, no desprendimento dos bens materiais etc.
Aqui nos diz São João da Cruz: “Fazes muito bem, ó alma, em buscar o Amado sempre escondido, porque muito exaltas a Deus, e muito perto deles te chegas, quando o consideras mais elevado e profundo que tudo quanto podes alcançar. Por esta razão, não te detenhas, seja em parte, seja no todo, naquilo que tuas potências podem apreender. Quero dizer: jamais desejes satisfazer-te nas coisas que entendes de Deus; antes procura contentar-te no que não compreenderes a respeito dele”. ( Cântico Espiritual 1, 12)

c) com toda a tua força: Quer dizer empreender toda a força para amá-Lo, para viver os seus mandamentos, para seguir os seus conselhos, para lutar por parecer-nos cada vez mais com Ele etc.
Qual é a força que tenho colocado, por exemplo, para ir à missa todo domingo? Qual é o empenho que tenho mostrado para rezar diariamente? É maior do que o esforço para cuidar do meu corpo (indo à academia, fazendo rigorosas dietas etc), maior do que o esforço para trabalhar e ganhar dinheiro?
Nisto São João da Cruz diz: “Nunca te detenhas em amar e gozar nessas coisas que entendes ou experimentas, mas, ao contrário, põe teu amor e deleite naquilo que não podes entender ou sentir; porque isso, como dissemos, é buscar a Deus na fé. Visto como Deus é inacessível e escondido, conforme também já explicamos, por mais que te pareça achá-lo, senti-lo ou entendê-lo, sempre o hás de considerar escondido, e o hás de servir escondido às escondidas”. ( Cântico Espiritual 1, 12)

d) com todo o teu entendimento: Significa colocar “todo o entendimento” para compreender os seus ensinamentos, os seus mandamentos, o que ensinam o papa e a Igreja, que são a sua representação aqui na terra etc. Quantas pessoas emitem críticas sem nunca ter se aprofundado! Quantas pessoas vão repetindo o que todo mundo repete sem nunca ter estudado a fundo a doutrina da Igreja!
São João da Cruz assim se refere: “Tudo o que não produz humildade e caridade, mortificação, santa simplicidade e silêncio etc., que pode ser? Logo todas essas locuções podem estorvar grandemente o caminho para a divina união; porque apartam a alma, que se lhes apega, do abismo da fé, onde o entendimento deve permanecer obscuro, e na obscuridade guiar-se pelo amor e pela fé, e não por muito raciocínios”. ( Cântico Espiritual 1, 12)

Que esses quatro adjetivos do amor nos sirvam para fazer um balanço contínuo sobre se estamos colocando Deus em primeiro lugar. Vale a pena fazermos esse balanço, pois colocar Deus em primeiro lugar é ir ao encontro da verdadeira felicidade.

Padre Emílio Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário