Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quinta-feira, 27 de outubro de 2016



O caráter de Cristo
 
Por toda a Bíblia vemos uma importante verdade ilustrada repetidamente: o Espírito Santo libera poder no momento em que você dá um passo de fé.
Quando Moisés tocou com a vara nas águas o mar vermelho abriu e o povo passou a pé enxuto.
Quando Josué se defrontou com um obstáculo intransponível, as águas transbordantes do rio Jordão recuaram somente depois que os líderes obedeceram sua voz para atravessar, pisaram na água corrente em obediência e fé.

A obediência libera o poder de Deus.
Deus espera que nós ajamos por primeiro.
Não espere sentir-se poderoso ou confiante. Siga adiante na sua fraqueza, fazendo a coisa certa a despeito de seus medos e sentimentos.
É assim que nós cooperamos com o Espírito Santo, e essa é a forma que seu caráter se desenvolve.
Embora esforço não tenha nada que ver com salvação está relacionado com o crescimento espiritual.
Pelo menos em oito ocasiões no Novo Testamento recebemos a ordem de nos esforçarmos em nosso crescimento, até nos tornarmos semelhantes a Jesus.
Você não fica apenas por ali, à espera de que isso aconteça.
Paulo explica em Efésios 4,22-24 os deveres para nos tornarmos semelhantes a Cristo.
Precisamos “adquirir” o caráter de Cristo ao desenvolver hábitos novos e dignos de Deus.

O caráter é basicamente a soma dos hábitos; é como você habitualmente age.
A Bíblia diz: ... revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
Deus usa sua Palavra, as pessoas e as circunstâncias para moldar-nos.
Os três fatores são indispensáveis para o desenvolvimento do caráter ao qual realiza em nos a santidade de vida.
“O Santo não é um super-homem, o santo é um homem verdadeiro.   
O santo é um verdadeiro homem porque adere a Deus e, portanto, ao ideal para o qual foi construído o seu coração e do qual é constituído o seu destino.”

E se Deus tem destino e se podemos falar em Destino de Deus um somente existe – A nossa Salvação.
Vocês querem o céu? O que precisa para ganharmos o céu? Ser Santo!
E o que precisa para ser santo, a primeira condição para ser Santo – é convencer-se que se é pecador. Sim quem não se considera pecador não será santo...
Os Santos interpretaram o plano do Pai de recuperação do coração dos homens. Compreenderam que ser homem não é aceitar-nos como somos, mas como Deus quer que sejamos.
A santidade é obra de Deus e do seu Espírito e se realiza em nós mediante o sacrifício de Cristo.

A cruz de Cristo não é apenas a causa eficiente e meritória da santidade dos homens, mas também sua causa exemplar. Somente imitando a Cristo podemos ser salvos e santos. E só mediante um ato de seu amor misericordioso que Deus se faz presente no meio dos homens e os acolhe de novo em sua intimidade.
Só quando descobrimos a voz de Deus, é que podemos aventurar-nos em busca da santidade. Se confiamos em nossas próprias possibilidades, acabamos não saindo do lugar.

O papa emérito Bento XVI afirmou que se sente "consolado" pelo fato de os santos terem sido "homens normais, com problemas e pecados", e disse que a santidade não consiste em não pecar, mas sim "na capacidade de conversão, reconciliação e do perdão. Os santos não caem do céu, eram homens como nós, com problemas e com pecados, a santidade não consiste em não ter cometido pecados, não ter caído , ao contrario a santidade consiste em ter caído , mas saber se levantar.

A Santidade é o chamado essencial do homem. Ele existe para a santidade, foi criado por Deus para participar de Sua santidade.
Mas, por que sou chamado a ser santo? A resposta é simples: porque Deus é santo!
”Sede santos, porque eu, Javé, sou santo” - Lv 11, 44; 19, 02. A santidade de Deus é a causa da santidade do homem. E por que, sendo Deus santo, eu também tenho que sê-lo?
Porque o homem não foi criado ao acaso, mas para participar da vida de Deus.
A santidade acontece pela participação do homem no mistério de Cristo pelo Espírito Santo. Cristo, assumindo a carne humana, santifica-a pela obediência e por Ele, toda a humanidade.

A união com Cristo, que significa viver em Cristo a obediência ao Pai e assim assumir em tudo a Sua vontade é o que constitui a santidade do homem. Isso significa unir a humanidade própria à humanidade santa de Cristo. Entretanto, nada disso se dá se não for pelo Espírito que nos foi dado. É Ele que realiza nossa união a Cristo e
, por Cristo, ao Pai.

Não se pode confundir santidade no homem com perfeição.
A perfeição é própria de Deus. Deus é perfeito em tudo e tudo nele é perfeito.
A perfeição pressupõe a condição divina de ser pleno, completo e acabado, de forma a ser subsistente em Si mesmo, ou seja, não precisa de nada fora de si para se realizar ou melhorar.
A condição de criatura no homem pressupõe a imperfeição, pois o homem sempre precisará melhorar. Na perfeição não existe ganho ou perda, melhora ou piora, pois por essas mudanças se torna mais ou menos perfeito, o que fere o princípio segundo o qual a perfeição é completa, sem possibilidade de melhora ou piora.

“Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito” - Mt 5, 48. Para entender as palavras de Jesus, é preciso saber que, na mentalidade hebraica, perfeição é um atributo humano - tanto que, no AT, Deus nunca é chamado de Perfeito, mas de Santo – que significa totalidade, ser intacto, e Mateus, partindo dessa perspectiva humana, atribui a Deus essa qualidade, que não é propriamente divina, mas que é projeção em Deus de um ideal humano.

O chamado de Jesus para o homem é à santidade, isto é, à intimidade com Deus de forma a unir-se a Ele. A verdadeira santidade se contrapõe à busca de perfeição no homem. O homem santo se faz depender de Deus em sua imperfeição e por isso nunca é humilhado pelas imperfeições dos dons e riquezas pessoais, bem como pelas misérias e mesmo pelo pecado, porque a santidade é humilde. Somos humilhados quando pensamos ser alguém, quando nos achamos notáveis e melhores do que os outros e percebemos, pela nossa imperfeição, que não somos nada disso. Na humildade da santidade, o homem sabe-se rico pelas riquezas de Deus e a falta de uma das riquezas não o leva ao desespero, pois sabe-se imperfeito e a falta de perfeição não fere sua dignidade humana imperfeita, mas ao contrário, lança-o na vida de Deus na busca da contínua melhora de si pela íntima dependência de Deus, dos dons de Deus.
 
Os santos não são perfeitos. Mesmo os canonizados e colocados sobre os altares não são perfeitos. Mas são pessoas que se encheram de uma tal maneira da vida de Deus, santificaram-se de uma tal maneira que a Igreja os venera dessa forma.
Então, o santo não é perfeito, ele participa de uma forma profunda da santidade de Deus. Lógico que por causa disso ele é cheio de Deus e cheio da própria perfeição. Mas ele não é perfeito, seus atos não são perfeitos.
Perfeito, somente Deus.

A vocação à santidade mergulha as suas raízes no Batismo e volta a ser proposta pelos vários sacramentos, sobretudo pelo da Eucaristia: revestidos de Jesus Cristo e impregnados do Seu Espírito, os cristãos são “santos” e, por isso, são habilitados e empenhados em manifestar a santidade do seu ser na santidade de todo o seu operar.

Pe Emílio Carlos Mancini +
Diocese de São Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário