Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

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Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Hoje comemoramos o dia de Nossa Senhora das Dores! 

(15 de setembro)



As Sete Dores da Santíssima Virgem - Albrecht Düher (1496)
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Hoje é festa das Sete Dores de Nossa Senhora, colocada, com muita felicidade, logo depois da festa da Exaltação da Santa Cruz.

“Festa estendida a toda Igreja por Pio VIII, em memória da proteção da Santíssima Virgem na libertação de Pio VII”.
Sobre isto comenta D. Guéranger:
“No decurso da oitava da Natividade, o pensamento do sofrimento não se apresentava ao espírito do fiel, mas se nós nos tivéssemos posto a questão “o que será essa criança”, nós teríamos visto exatamente que se todas as nações devessem um dia proclamá-la bem-aventurada, Maria deveria sofrer antes com seu Filho, para a salvação do mundo.
Ela mesma, pela voz da liturgia, nos convida a considerar sua dor:
“Ó vós todos que passais pelo caminho, parai e vede se há uma dor igual à minha dor. Deus me pôs e estabeleceu na desolação. Minha dor é obra de Deus”.

“É Ele que, predestinando-A a ser Mãe de seu Filho, uniu indissoluvelmente sua pessoa à vida, aos mistérios, aos sofrimentos de Jesus para ser, na obra da Redenção, sua fiel cooperadora.
É preciso que o sofrimento seja um bem muito considerável, para que Deus, que ama tanto Seu Filho, tenha dado sofrimento a Ele.
E como depois de Seu Filho, Ele ama a Santa Virgem mais do que qualquer criatura, Ele quis dar a Ela também o sofrimento como o mais rico dos presentes.
Por Maria, o sofrimento não dava só no Calvário; o sofrimento lhe veio com Jesus, “essa criança incômoda” como disse Bossuet, porque Jesus, entrando em qualquer lugar, entra com Sua cruz; e a traz com seus espinhos, e a distribui a todos que a amam”.

“A solenidade desse dia, que nos mostra sobretudo Maria no Calvário, nos lembra, nessa dor suprema de todas as dores, conhecidas ou não, que encheram a vida de Nossa Senhora.

Se a Igreja se deteve no número de sete, é porque esse número exprime sempre a idéia de totalidade ou universalidade.
Para compreender, com efeito, a extensão e intensidade dos sofrimentos de Nossa Senhora, é preciso conhecer o que foi seu amor por Jesus.
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E seu amor aumentou seu sofrimento.

A natureza e a graça concorrem juntas para produzir no coração de Maria impressões profundas. Nada é mais forte e mais premente do que o amor que a natureza dá para um filho e aquele que a graça dá para um Deus”.
São tantos pensamentos excelentes, que se seria tentado a desenvolver excessivamente este Santo do Dia. Mas em todo caso, vamos nos concentrar sobre duas idéias que estão aqui:
1) Deus, tendo amado com amor infinito ao Seu Verbo Encarnado, Nosso Senhor Jesus Cristo, e tendo amado com um amor inferior a esse, mas superior a todos os outros, a Nossa Senhora, Lhes obteve tudo quanto há de bom.
E por isso Lhes concedeu aquela imensidade de cruzes que é representado pelo número sete. São sete dores, quer dizer, são todas
as dores.

E Nossa Senhora das Dores poderia ser chamada perfeitamente Nossa Senhora de todas as Dores, porque não houve dor que Ela não tivesse.

2) Por causa disso, se é verdade que todas as gerações A chamarão bem-aventurada, a um título menor, mas imensamente real, todas a gerações A poderiam ter chamado “infeliz”.
Ora, se isso é assim, nós deveríamos compreender melhor, quando a dor entra na nossa vida, que é uma prova de amor de Deus.
E que enquanto a dor não penetrar em nossa existência, não temos todas as provas de amor de Deus.
Eu acrescentaria – e mais adiante justificarei – não temos a principal prova do amor de Deus para conosco.
O que quer dizer isto?
Há muitas pessoas que olho e observo sua fisionomia.

E, no fundo desta, vejo isto: falta-lhe ainda sofrer, falta uma nota de maturidade, de estabilidade, de racionalidade, uma elevação que só tem aquele que sofreu, e que sofreu muito.

Em quem leva uma vida sem sofrimento, essa nota não transparece na fisionomia e, o que é muito pior, não transparece na alma.
Devemos compreender isso quando começam a surgir os contratempos, dificuldades em nosso apostolado, mal entendidos com os amigos dentro do Grupo(**), mal entendidos com nossos superiores, saúde que anda mal, negócios que andam mal, encrencas dentro de casa, não deveríamos tomar isso como um bicho de sete cabeças, como o espírito hollywoodiano gostaria que se tomasse, ou seja como uma coisa que não devia acontecer.
Como foi que aconteceu uma coisa dessas?… Não senhor!
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Quem não sofre é que deve se perguntar:

Como está me acontecendo isto, pois não estou sofrendo nada? Porque o normal é sofrer.
Aquele a quem Deus ama, a quem Nossa Senhora ama, este sofre, porque Deus não vai recusar a este filho, o que concedeu em abundância aos dois entes que Ele mais amou, que são Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Santíssima.
Os senhores compreendem, então, que o normal é sofrer.

E tenham isto por normal em sua vida: tentações, provações de corpo ou de alma, toda espécie de coisas, a gente deve pedir para que passem, mas na medida em que não passarem, a gente deve bendizer a Deus, bendizer a Nossa Senhora.

São Luís Grignion de Montfort chega a dizer que quem não sofre deve fazer peregrinações e orações pedindo sofrimento, embora ele condicione este pedido à aprovação de um diretor espiritual, porque é um pedido muito grave.
Mas é porque quem não sofre, não vai indo tão bem quanto podia ir, e às vezes vai indo inteiramente mal.
Aí os senhores têm a frase estupenda de Bossuet, a respeito de Nosso Senhor Menino: “aquele Menino incômodo”.
Como todos aqueles que querem seguir a Nossa Senhor são incômodos!… Às vezes temos a sensação experimental disso.
Começamos a dar um conselho, um exemplo, começamos a pedir um sacrifício, o semblante de nosso interlocutor vai denunciando que ele nos está vendo incômodo.
Como seria mais fácil dizer uma piada alegre, fazer uma brincadeira, acabar tudo com um tapinha nas costas e dispensar de uma obrigação!
Como mandar seria agradável, se fosse isto!
Mas mandar é o contrário: é estar exigindo que nosso subordinado tome as coisas a sério, que as olhe pelo seu lado mais profundo, que veja as coisas pelo seu lado mais alto, mais sério, mais sublime, que veja de frente a sua própria alma, que se examine a si mesmo detidamente, que procure corrigir efetivamente e seriamente os seus defeitos.
E como isto é incômodo!
Pois bem, o sermos incômodos é um dos maiores pesos, e também esse devemos carregar. Nas nossas famílias nos acham incômodos porque lhes lembramos o dever.

A resignação alegra essa incomodidade.

A coragem de sermos incômodos em todas as circunstâncias; o votarmos a amizade de preferência aos nossos amigos incômodos, quando a incomodidade deles consiste em nos lembrar o dever, são as virtudes que, no dia das Sete Dores de Nossa Senhora, devemos Lhe pedir.
Ela que também teve um Filho que Lhe trouxe tantos divinos incômodos, e que nos convidando a meditar sobre a dor dEla, nos convida a meditar sobre a seriedade e a sublimidade da Sua e de nossa existência, e que a esse título é também para nós maternal e estupendamente incômoda.
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Notas:

(*) Há incerteza quanto ao ano: se 1965 ou 1966.
(**) Aqui o Prof. Plinio se refere aos membros da TFP, aos quais se dirigia.
Tendo esta se originado, mais recentemente, do “Grupo do Catolicismo”, isto é dos redatores e de todos aqueles que militavam em torno à Revista “Catolicismo”, generalizou-se, na linguagem interna da TFP, referir-se a si mesma como o “Grupo”.

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