Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

terça-feira, 7 de abril de 2015



A FELICIDADE INTERIOR EXISTE?



Gostaria de iniciar este artigo lhes dizendo que não há felicidade sem verdadeira vida interior.
Nos últimos anos, os psicólogos, psiquiatras e outros tais investigadores dedicaram muito do seu tempo ao assunto relacionado com a felicidade, e a grande maioria estão de acordo com a importância na distinção entre a felicidade baseada nos valores e a felicidade hedónica, a felicidade de nos sentirmos bem. A felicidade de sentir-se bem é uma sensação baseada no prazer. Quando estamos num jogo de piadas ou fazemos sexo, experienciamos a felicidade de nos sentirmos bem. Dado que a felicidade de nos sentirmos bem é regulada pela lei dos retornos decrescentes. Este tipo de felicidade raramente dura mais que um bom par de horas.

A felicidade baseada nos valores é um senso de que a nossa vida tem um sentido e cumpre um propósito maior. “Pois todas as coisas foram criadas para uma finalidade” (Eclo 39,26). Assim, nossa existência passa a ter um sentido, algo que impulsiona o nosso interior.
Representa como que uma fonte espiritual e/ou moral de satisfação, decorrente do propósito e valores de vida. Dado que a felicidade baseada nos valores não depende da lei dos retornos decrescentes, não existe limite para quão significativas as nossas vidas podem ser.

O ser humano vive em busca da felicidade. Os ricos tentam comprar a felicidade, os jovens a buscam nos prazeres dos sentidos, os poetas aspiram pela felicidade inatingível, os filósofos a contemplam, mas poucos a alcançam, pois a buscam fora de si mesmos.
O certo é que nós é necessário viajar para dentro de si mesmo. Mergulhe para dentro de seu Ser interior. Encontre lá a verdadeira felicidade.

Vamos lembrar-nos de um grande homem de Deus ele fez esta experiência e por isso disse: Tarde Vos amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei! Eis que habitáveis dentro de mim, e eu, lá fora, a procurar-Vos! Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo e eu não estava Convosco! Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria, se não existisse em Vós. Porém, chamastes-me, com uma voz tão forte, que rompestes a minha Surdez!
Brilhastes, cintilastes, e logo afugentastes a minha cegueira!
Exalastes Perfume: respirei-o, a plenos pulmões, suspirando por Vós.
Saboreei-Vos e, agora, tenho fome e sede de Vós.
Tocastes-me e ardi, no desejo da Vossa Paz. (Santo Agostinho)

Então nos resta é perguntar o que é felicidade? Ao longo do curso da civilização, ela tem se provado tão difícil de definir como de alcançar. Aristóteles chamou-a de uma atividade da alma em harmonia com a virtude.

Felicidade é a habilidade de olhar para trás na vida e dizer: eu vivi em nome de certos valores. Agi de acordo com eles e estava disposto a fazer sacrifícios por eles. Fiz parte de uma família, abraçando-a e por ela sendo abraçado. Fui um bom vizinho, pronto a ajudar quando ajudar era preciso. Fiz parte de uma comunidade, honrando suas tradições, participando de suas atividades, compartindo o cumprimento de suas obrigações. São estes os elementos que compõem a felicidade num mundo incerto. Tomados como um todo, eles nos fazem ver o que está em risco na nossa cultura hoje.

Felicidade não é a busca do prazer ou a satisfação do desejo. Ela é isto sim, inseparável do bem-viver. É um conceito moral, e é construído naqueles lugares onde a moralidade importa – a família, a honestidade, a comunidade –, lugares onde somos valorizados não por quanto ganhamos, mas simplesmente pelo que somos e fazemos.
E isto só podemos encontrar dentro de nós, no mais profundo do nosso ser, quando este foi alicerçado em bons e santos princípios. E se vivermos sob os princípios da Bíblia independente de nossa denominação cristã.
A felicidade é um dom de Deus, mas é também uma tarefa nossa.

Eis algumas atitudes importantes que devemos cultivar, a fim de atingirmos esse estado de paz interior e alegria próprio das pessoas felizes:
-Aprender a viver com aquilo que não podemos mudar.
-É muito importante aprendermos a aceitar-nos, apesar das nossas limitações.
-Cultivar pensamentos construtivos e partilhar com os outros uma visão positiva da vida.
-É fundamental cultivar a honestidade consigo e os outros.
-Felizes dos que enfrentam as dificuldades da vida com confiança, procurando viver unidos a Deus.
-Não nos devemos deixar esmagar por situações cuja solução não está nas nossas mãos.
-Não será feliz quem não aprende a partilhar com os outros o seu tempo, os seus bens e o seu saber.
-É muito importante não andarmos sempre a comparar-nos com os demais.

Devemos ter presente que Deus, apesar de estar conosco, Deus não nos substitui. Isto quer dizer que há uma série de atitudes e opções que não podemos deixar de realizar no dia-a-dia da nossa vida, a fim de edificarmos a felicidade.
Por outras palavras, a felicidade é um dom de Deus, mas é também uma tarefa nossa.
E por fim gostaria de lhes dizer de coração, não são os nossos sentimentos os condutores da felicidade, mas Deus, que é o centro de tudo e Senhor de todas as coisas. Nele, nossa vida pode ser ordenada e acertada, somente n’Ele a casa será construída sobre a rocha (cf. Mt 7, 24-27), e nossa felicidade terá bases sólidas.

Pe. Emílio Carlos Mancini.
Diocese de São Carlos.

      



Nenhum comentário:

Postar um comentário