Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

terça-feira, 10 de maio de 2011

Ser cristão significa ser seguidor de Jesus, discípulo do Senhor.




Certo dia, Jesus deu uma série de sugestões de como se tornar discípulos.

Nós o ouviremos no Evangelho de Lucas 14,25-33.


A leitura, Sabedoria 9,13-18, nos apresenta a reflexão sobre a condição do homem no mundo, sobre sua fragilidade. O homem por si só não é capaz de penetrar o mistério do universo. Somente de Deus pode receber a sabedoria necessária para compreender o sentido do existir, e como conduzir uma vida racional.
Em Filêmon 9b-10.12-17, narra um episódio ligado a Paulo: Um escravo de nome Onésimo tinha fugido de seu patrão, fato que comumente era punido com a pena de morte. Paulo estava prisioneiro em Roma. Onésimo se convertera à fé. Também o seu patrão, de nome Filêmon, era cristão. Paulo pensou em restituir Onésimo à legalidade, e o devolveu a Filêmon com uma carta de acompanhamento. Paulo não se escandaliza com a escravidão, tida então como situação normal, mas evidencia os sentimentos de caridade fraterna que levarão naquela circunstância à libertação de Onésimo. A difusão do cristianismo no mundo, muito contribuirá para a superação da escravidão.
Jesus explica no Evangelho o que significa ser discípulo. A relação entre mestre e discípulo, como era vivida na antiguidade, e que era proposta por Jesus, era muito profunda. O mestre era único. Não mudava a qualquer momento. Transmitia um modo de pensar, uma visão do mundo, um estilo de comportamento. Ensinava com a palavra, mas muito mais com o seu exemplo. Era a criança, o jovem, o adulto vivendo longamente junto ao mestre, aprendendo a arte de pensar, a capacidade de avaliar situações, de tomar decisões na vida.
A antiguidade conheceu grandes mestres como Sócrates, Platão e outros. O maior mestre foi Jesus. O maior porque sua doutrina e o seu exemplo há dois mil anos incidem sobre a vida dos homens e mulheres, e sobre a história do mundo. Segundo Jesus, ser discípulo seu comporta engajamentos fortes. A certos homens com atitudes equivocadas, ele diz claramente três vezes: Não pode ser meu discípulo.
Não pode ser discípulo do Senhor quem gostaria de ir com ele, mas de fato preferiria o pai, a mãe, a mulher, os filhos, e procura por a salvo a própria vida. Não pode ser seu discípulo quem se recusa carregar a cruz atrás dele. Não pode ser seu discípulo quem não é capaz de renunciar aos seus haveres.
Logo após, Jesus explicou mais através de duas parábolas muito semelhantes: Quem de vós querendo construir uma torre... mas não tem os tijolos suficientes: começou e não poderá acabar. Talvez tenha feito festa solene para as primeiras pedras, que foram também as últimas. O outro caso é semelhante: Um rei partindo para guerra contra outro rei... Que imprudência! Não tem soldados suficientes, vai ao encontro de um desastre militar.
Portanto não podem ser discípulos de Jesus os volúveis, os sem rumos, os sem critérios, os que começam construir e não têm com que. Jesus quer que seu discípulo saiba refletir, um juízo de sabedoria, um ato de prudência. A sabedoria é um dos dons que o Espírito Santo faz aos cristãos.

Hoje, é moda viver segundo a oportunidade que aparece. Na base das escolhas colocam-se o impulso, o instinto, a paixão, o coração. Como se fosse um mandamento: vá onde te leva o coração. Ao invés, o coração deve estar ligado com a razão.

O discípulo de Jesus não acontece por acaso, é prudente, reflexivo, como Maria, irmã de Marta, que estava aos pés de Jesus e escutava. O discípulo prudente se senta primeiro e analisa as escolhas pequenas de cada dia: a escola, o trabalho, as amizades, a família. As grandes escolhas, aquelas que decidem o futuro, especialmente durante a juventude. Três palavras chaves: consciência, coerência, controle.

Ser discípulo de Jesus não é fácil, mas é belo. Os discípulos de Jesus no mundo aumentam de número a cada ano. Não resta senão sentar-nos, fazer bem os nossos cálculos, e experimentarmos também nós ser discípulos seriamente
.

"Quem não carrega a sua cruz e não vem atrás de mim, não pode ser meu discípulo"
Dom Geraldo Majella Agnelo.
Cardeal Arcebispo de Salvador
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário