Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

segunda-feira, 12 de setembro de 2016



EDUCANDO ATRAVÉS DO EXEMPLO.

“ Nada é tão contagioso como através do exemplo !”

É comum hoje vermos muitos pais desorientados quanto à educação de seus filhos.
A maioria se vê perdida diante de filosofias e ideologias que propõe uma educação mais aberta.
O que fazer?
Como educar os filhos de maneira que não sejam reprimidos sem, no entanto, deixá-los sem correção?
 Apesar de não existir uma fórmula mágica para criar filhos, a Bíblia Sagrada, em situações como essa, tem um padrão equilibrado de instruções quanto à criação de filhos. 
Vejamos.
EDUCANDO ATRAVÉS DO EXEMPLO.  (1Tm. 4, 12)
Quando a Bíblia nos convida a sermos bons cristãos, ela estampa diante de nós o grande exemplo de vida de Jesus. Seus ensinos foram eficazes na formação do caráter de seus seguidores porque ele vivia aquilo que ensinava. Devido à manifestação dessas qualidades na vida dos discípulos, em Antioquia eles foram chamados, pela primeira vez, de cristãos.( At. 11, 26)

Muitos casais frustram-se na educação de seus filhos por causa de suas próprias incoerências. O conflito entre o que é ensinado e o que é, de fato, praticado leva os filhos a rejeitar, ainda que inconscientemente, suas técnicas educacionais. A falta de exemplo no ensinamento faz com que os pais percam a autoridade sobre seus filhos e, muitas vezes, provoca neles a ira.( Ef. 6, 4)
Somente as atitudes de pais fiéis, norteadas pelo Espírito Santo, podem ser base sólida, que permitam educação exemplar, influenciando a conduta de seus filhos.

Numa sociedade tão liberal e permissiva como a nossa, a palavra disciplina não soa tão bem. Afinal de contas, segundo o que se prega hoje fora da igreja, todos são livres para fazer o que desejam, e ninguém pode impor limites à liberdade alheia, ainda que isso signifique libertinagem. Tal conceito tem atingido em cheio os lares. Por um lado, pais que têm medo de insistir com seus filhos; por outro, filhos que desconhecem limites.

Essa maneira de educar, no entanto, tem feito psicólogos e orientadores refletirem, baseados nos resultados obtidos. E alguns deles reconhecem que a disciplina é necessária. “Para viver em um clima de segurança, a criança precisa também de regras.”
Disciplina significa treinamento para agir de acordo com regras estabelecidas.( Prov. 22, 15) Os filhos precisam aprender que em todos os segmentos existem regras, normas, horários que devem ser cumpridos; qualquer liberdade sem limite é prejudicial. É preciso que se estabeleçam limites, e que estes sejam reconhecidos por todos.

A boa educação e instrução do lar resultarão no aperfeiçoamento do caráter dos filhos, no relacionamento sadio da família, num grande benefício para a sociedade como um todo. Mas o grande objetivo é levar a família a Deus, (Josué. 24, 15) Por isso, os alvos dos pais devem ser coerentes com os alvos de Deus.

Os pais que sentem essa responsabilidade agem da seguinte maneira:

a) Vão com seus filhos à casa de Deus e os apresentam ao Senhor. Ana, preocupada com a crise ministerial de seus dias, e pelo fato de não ter condições de gerar filhos, orou insistentemente ao Senhor.( 1Sm. 1, 11)Quando seu filho, Samuel, nasceu, foi rapidamente apresentado a Deus em cumprimento do voto feito por sua mãe, e tornou-se um dos maiores vultos da Bíblia Sagrada.( 1Sm. 1, 26-28) Assim também, José e Maria fizeram com Jesus.( Lc. 2, 21-24) conforme a prescrição da Lei.( Lv. 12, 6-8 e Êx. 13, 2)

b) Ensinam aos filhos a Palavra de Deus ( Dt. 6, 6-7 e 32, 46). Para que o ensino seja eficaz é necessário que esta Palavra esteja, primeiro, no coração dos pais, v. 6. Esse ensino deve ser contínuo, v. 7.  A Palavra deve ser ensinada dentro de casa, nas caminhadas, nas viagens, na hora de deitar-se e de levantar-se.

c) Testemunham dos feitos de Deus ( Sl. 77, 4).  Falar daquilo que Deus tem feito é uma maneira de estimular os filhos a crer no grande poder de Deus.
Dedique tempo a cada dia para sua família, pense nela, seja empático e, sempre que puder, mostre seu amor abraçando-a o melhor que puder.
Talvez a nossa família não seja a ideal, às vezes podem haver muitas discussões, mas partilhar a nossa existência é a maior bênção da vida.
A família é o meu maior tesouro e meu lugar no mundo. Porque um dos maiores valores da família é o carinho e amor incondicional que nela respira. É a atmosfera suave de abraços para os quais nos voltamos e corações que buscamos proteger.

Pe.Emílio Carlos Mancini +
Diocese de São Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário