Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quinta-feira, 15 de setembro de 2016


 Escutando a Bíblia para saber Escutar.

 NO mundo em que vivemos, formado por sociedades onde os sons emitidos são tan­tos, ainda tem sentido escrever sobre o escutar ?

 Máquinas, avi­ões, trens, automóveis, televiso­res, britadeiras, rádios, auto-fa­lantes...etc... podemos dizer, assim, que vivemos no mundo do baru­lho, sons de diversos tipos é que não faltam para o ser humano contemporâneo. Vivemos num mundo de barulho, o desenvolvimento tecnológico favoreceu de forma extremamente rápida o crescimento do barulho. Não há como escapar! Aonde vamos o barulho vai conosco, até mesmo nas zonas rurais ele por lá se estende, mesmo sendo o campo um lugar ainda mais tranquilo, mais silencioso. Como consequência a tudo isso, encontramos inúmeras pessoas entregues a problemas auditivos, porque sub­metidas a grande barulho, mui­tas padecem da surdez precoce, sobretudo os adolescentes e jo­vens com a moda do momento de colocar aparelhos potentes com capacidade de emitir sons de volume elevadíssimo no carro da família, aqui se constitui um grande mal à saúde auditiva. A sociedade se tornou a sociedade do barulho, quase que podemos dizer que há uma perfeita correlação entre sociedade e barulho; ambas caminham de mãos dadas, por isso, hoje, necessitamos de paredes à prova de sons; estuda­-se, trabalha-se ou dorme-se com verdadeiros tampões nos ouvidos.
   Ouvimos muitas coisas, mas ain­da somos capazes de escutar com profundidade?
    O silêncio, no qual a própria respiração e o bater do coração ressoam alto, o silêncio absoluto, no qual as mais suaves vozes interiores conseguem se fazer ouvir a profundidade de nós mesmos e do outro, é uma ur­gência hoje! Parece paradoxal, mas para escutar com profundi­dade é necessário o silenciar.
Assim, dando uma olhadinha à cultura bíblica , vemos que ela muito pode prestar um enorme auxílio acerca do escutar. Antes de entrar propriamente nas cita­ções bíblicas, a cultura anterior que a envolve tem muito a nos ensinar. Por exemplo, o sábio Ptahotep, nos seus ensinamentos aos seus alunos oficiais no Egito (há 4300 anos), dizia que a vida reside no escutar. Só tem capaci­dade de falar quem ouve; quem é capaz de ouvir é estimado, aí se mostra a estima de Deus; o ouvido e o coração são o aspecto exterior e interior do processo de entendimento. A qualidade de um funcionário egípcio estava base­ado na sua capacidade de ouvir.
      Entrando na Bíblia propria­mente dita, vemos o grande exemplo do rei Salomão. Este ao ser conferido rei do povo de Is­rael não pede a YHWH (“Javé” ) ouro, riquezas etc, mas no seu desejo livre pede exatamente um coração sensato, com o qual ele pudesse distinguir entre o bem e o mal e estivesse em condições de governar um povo tão nume­roso, pediu ao Senhor :Dai-me um coração que saiba escuta “Leb Shomerá” (l Rs 3,9). Por isso Deus lhe concedeu uma vida longa. Nos Provérbios, associado a Salomão, lemos lá que para adquirir sensa­tez, educação, inteligência, reti­dão, justiça, reflexão ao jovem, “Que o sábio escute, e aumente a sua experiência e o prudente adquira a arte de dirigir” (Pr 1,5). Nessa perspectiva era que ensi­navam os sábios de Israel a seus alunos: a necessidade de um ou­vido aberto, daí as diversas ad­moestações, como por exemplo: “ouve teu pai, ele te gerou, e não desprezes tua mãe envelheci­da” (Pr 23,22), ou ainda, “in­clina teu ouvido, ouve as pa­lavras dos Sábios, aplica teu coração ao meu conhecimen­to” (Pr 22,17). Assim, numa cultura onde não havia tantos meios de comunicação, era de fundamental importância o escutar para a perpetuação da tradição, dos costumes, da história da família e do povo em geral. O escutar agudo e constante dava identidade, fa­vorecia a manutenção da me­mória, em outras palavras, sem o escutar caía-se no risco de se perder a própria identi­dade, o chão existencial.

Mas nós vamos encontrar o grande e solene chamado bí­blico para o escutar no livro do Deuteronômio. Podemos afirmar que é verdadeiramen­te o primeiro mandamento de Deus para seu povo: shemá! (escuta!). Diz o texto de Dt 6,4-8:

“Escuta, ó Israel: YHWH (Javé) nosso Deus é o único(Javé- Senhor) YHWH. Portan­to, amarás a( Javé-) YHWH teu Deus com todo o coração, com toda a tua alma e com toda a tua força. Que estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração! Tu as inculcarás aos teus filhos, e delas falarás sen­tado em tua casa e andando em teu caminho, deitado e de pé. Tu as atarás também à tua mão como um sinal, e serão como um frontal entre os teus olhos, tu as escreverás nos umbrais da tua casa, e nas tuas portas”.
    
    Portanto, para amar a Deus é preciso escutar, só ama quem sabe escutar a si mesmo, o outro e o totalmente Outro (Deus). “Escutar é um pro­fundo ato de amor. É acolher o outro dentro de nós sem precon­ceitos”. Quem escuta faz a experiência do Amor: de Deus, do outro e de si mesmo, e jamais esquece essa experiência, falará dela para todos, seja sentado, an­dando, partilhará com os amigos, filhos, é uma explosão de alegria!
     Escutar é amar e amar é escutar. Por isso os israelitas trazem a passagem do Shemá constante­mente em sua vida, pois viven­ciaram uma profunda experiência de amor com seu Deus; é a forma de sempre de novo trazer à me­mória o relacionamento amoroso entre Deus e o povo, esse é o fun­damento do escutar. Por que escutar? Aqui vai a resposta: “Nós éramos escravos do faraó no Egito, mas Javé - YHWH nos fez sair do Egito com mão forte (...) fez-nos sair de lá para nos introduzir e nos dar a terra que, sob juramento, prome­tera a nossos pais”. Dessa forma, o escutar nos leva à experiência do amor, e essa, por sua vez, à de libertação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário