Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

terça-feira, 3 de dezembro de 2013



Retiro Pessoal Mensal
Dezembro/  2013

Nossa hora é sempre “hora de Deus”.

“Ser cristão não significa fazer coisas, mas deixar-se renovar pelo Espírito Santo ou para usar as palavras de Jesus, tornar-se vinho novo. Esta renovação é o Espírito quem nos faz”. ( Papa Francisco)
O cristão a tempo parcial, não funciona! É preciso ser cristão na totalidade, a tempo integral.
Estamos em um tempo propicio para rever nossa vida, Advento, somos convidados a olharmos mais profundamente para dentro de nós, para nossas atitudes e caminhos e voltarmos ao Senhor. É o tempo de nos aprofundarmos mais e mais na correção de nossas vidas, é o tempo reservado e preparado para nos humilharmos diante de Deus e nos arrependermos de nossos maus caminhos, como pessoas, e como Igreja.
Não é a homens que devemos nos render, ou nos humilhar, mas ao próprio Deus, que deseja nos amar, nos perdoar, nos colocar em Seus caminhos. Vamos viver este tempo mais interiormente, vamos realmente entrar em nosso íntimo com o Senhor e permitir que Ele nos mostre onde erramos, onde o abandonamos e onde devemos voltar. Este é o tempo favorável (II Cor, 6, 2 – “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.), não fujamos dele.
É tempo do advento, de espera, de renovação do coração e de preparação para receber a vida divina que o nascimento de Cristo traz consigo para todos nós.
Este é o momento favorável. Deus está no nosso agora, no nosso cotidiano, no nosso minuto. Nossa hora é sempre “hora de Deus”.
O Santo Padre Papa Francisco nos chama atenção para ter presente em nossa vida o momento e o tempo diante de nossos olhos.
O homem pode acreditar ser soberano do momento, mas somente Cristo é o senhor do tempo.
Ele nós diz: “o momento é do homem, o tempo é de Deus.”
“E o cristão é um homem ou uma mulher que sabe como viver no momento e que sabe viver no tempo. O momento é o que temos em mãos agora: mas este não é o tempo, esse passa! Talvez possamos nos sentir senhores do momento, mas o engano é acreditar ser senhores do tempo: o tempo não é nosso, o tempo é de Deus! O momento está nas nossas mãos e também na nossa liberdade de como vivê-lo. E mais ainda: podemos nos tornar os soberanos do momento, mas do tempo há um só soberano, um só Senhor, Jesus Cristo”.
O advento de Deus acontece em nossas circunstâncias, em nossa história, nossa existência. Senhor, em Vós respiramos e por Vós suspiramos. Tu conheces nossos pensamentos, sentimentos e as batidas dos nossos corações.. Todo dia é dia de Deus. Ele está em nós e no meio de nós. Deus faz o nosso caminho.
Celebrar, porém, o tempo do Advento é reviver a história da encarnação de Jesus, portanto, a plenitude dos tempos. É o tempo de preparar os caminhos, tempo de dar tempo para Deus e para os irmãos. Nestes tempos de consumismo, os esposos não tem tempo pra si e pais não encontram tempo para seus filhos. A grande maioria das pessoas não tem tempo para Deus.
Tempo é questão de preferência. Muitos preferem dar tempo para o shopping, para time de futebol, para a correria estressante da vida.
O tempo do Advento é tempo da realização das promessas de Deus sobre a vinda do Messias. Quanto tempo Deus dedica a nós e como temos pouco tempo para as coisas de Deus. Sofremos fadiga, esgotamento, cansaço, stress, vazio, frustração por não respeitar o tempo do silêncio, do lazer, da oração, nem o tempo para diálogo, a visita, a amizade.
O Advento é tempo para a gente parar, meditar, silenciar. Assim poderemos recuperar a saúde, a paz, a alegria, a bússola da verdade.
Ainda nos disse o Papa: “E para conhecer os verdadeiros sinais, para conhecer o caminho que devo tomar neste momento é necessário o dom do discernimento e a oração para fazê-lo bem. Ao invés, para olhar o tempo, do qual só o Senhor Jesus Cristo é o mestre, nós não podemos ter qualquer virtude humana. A virtude para olhar o tempo deve ser dada, doada pelo Senhor: é a esperança! Oração e discernimento para o momento; esperança para o tempo”.
Advento é hora de reencontro e reencantamento.
Do grau da fé depende o tipo de cristianismo que vivemos. Da intensidade ou da superficialidade da fé, depende a vivencia do tempo do Advento e do Natal. A fé é o impulso que rompe com nossa rotina e mesmice que são entraves e amarras à  dedicação do nosso tempo  para a evangelização. A fé é couraça e escudo que nos defende do mal, e nos ajuda a viver de modo adequado o tempo que nos é dado, inclusive a não perder tempo à toa.
A fé nos livra das preocupações que nos enganam, estressam e deprimem tomando o maior tempo da nossa vida. A fé destrói nossos apegos que são a raiz de todo sofrimento emocional e psíquico. A fé nos impele a sair do comodismo e da omissão que atrofiam a missão, fracassam a Igreja e deixam espaços para os ídolos. A fé é a vitória sobre nossa mediocridade tão nociva, porque prejudica a credibilidade do evangelho.  Não podemos ter uma fé morna.
Eis o tempo favorável do Advento que nos conduz ao deserto para reavivarmos a força da fé. Eis o tempo para retornar ao poço, à fonte, a exemplo da samaritana, que abandonou a vida errada e tornou-se anunciadora da fé.
Há um tempo para tudo (cf Ecl 3,1-8). Sim, há tempo para perder a fé e tempo para reencontrá-la. Tempo para tudo abandonar e tempo para voltar. Tempo para a incredulidade e tempo para a conversão. Tempo para naufragar na fé e tempo para recuperar o tesouro perdido.
O Advento é um tempo que nos interpela á decisão, opção, resolução para nossa conversão. Não podemos subsistir sem a necessária conversão. Jesus veio, vem e virá. Os que o recebem se tornam filhos de Deus. Entremos neste Advento pela porta da fé, prossigamos no caminho de Jesus até chegarmos à porta do céu, do fim que não terá fim, da luz sem ocaso, onde seremos coroados pelo bem que realizamos no tempo de nossa existência.
No tempo preparamos a Eternidade. Sempre digo que “tudo neste tempo tem peso para o tempo que não tem tempo: a Eternidade!”
“No entardecer de nossa vida seremos julgados pelo amor” (S. João da Cruz). Sejamos gratos ao Criador que na sua sabedoria nos chamou viver nestes tempos da história da humanidade.
A experiência nos faz perceber que tudo passa, que o crepúsculo da vida vem. O momento, esse passa! O Tempo jamais... O valor das coisas não está no momento que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
Este é o tempo da graça para nós. Tempo em que Jesus nos convida a vigilância, a esperança e principalmente à fé. Tempo em que devo romper as cadeias e barreiras que nos impedem de ir até Cristo, de esperá-lo, de encontrá-lo, de deixá-lo nascer no nosso coração.
As condições para celebrarmos o Advento podemos dizer que seja única: vigiar em oração e perseverar na caridade.
O despertar de um novo dia deve nos remeter sempre a uma nova decisão: sermos melhores e agirmos de maneira diferente. Hoje, o mar não é mais o mesmo de ontem, nem as árvores ou as pessoas, nem nós também. Entre uma noite e uma manhã há profundas mudanças. É interessante observarmos que, quando acordamos pela manhã, nossos sentimentos e pensamentos não são os mesmos da noite anterior.
Mesmo havendo mudanças, um coração não se torna aberto de um dia para o outro! Mas, se você deseja ter um coração assim, disponha-se para um exercício interior composto de uma única ação poderosíssima: Comece a dizer “sim” àquilo que você costumeiramente diria “não”.
No Advento tomamos consciência de que devemos nos dispor para deixar que o Senhor nasça em nossos corações.

PERGUNTAS PARA REZAR

    Como você está se preparando para o Natal?
    Como você procura viver o momento presente com o seu olhar no tempo?
    O que você pode fazer para estar mais próximo de Deus?
    O que você pode fazer para que outros estejam mais próximos de Deus?

PASSAGENS PARA A ORAÇÃO

É preciso estar preparados: Mc13,37; Mt 24,42-44; Lc 12,39-40.

Leia e medite Mt 1,18-25 e Lc 2, 1-20.

Escreva quatro meios concretos que o ajudem a se preparar para celebrar o nascimento do Senhor Jesus.

Escreva uma breve oração ao Menino Jesus em ação de graças pelo dom da Encarnação.

Leia com atenção:

“Por Maria no vem o Salvador, ela é a Mãe que O deu à luz, ela é a Mãe que O apresenta aos pastores de Israel e aos sábios da gentilidade. Sua função maternal madura se estende. Maria da Apresentação segue atuante, ativa, hoje como sempre, apresentando o Senhor Jesus às pessoas e aos povos. Ela é a Mãe que carrega o Reconciliador; Ela O apresenta a todos os corações que se abrem em reverente acolhida” (Luis Fernando Figari, Em Companhia de Maria

Santo Retiro +


Nenhum comentário:

Postar um comentário