Leitura do Santo Evangelho segundo São Lucas 6, 36-38
Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso. "Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma medida boa, socada, sacudida e transbordante será colocada na dobra da vossa veste, pois a medida que usardes para os outros, servirá também para vós".
Oração Introdutória
Espírito Santo, doce hóspede da alma, abre minha mente, sobretudo meu coração, para que seja dócil às tuas inspirações neste momento de oração. Sabes que me deixo levar pelo imediatismo, que não consigo facilmente fazer o silêncio necessário para poder escutar-te. Creio e confio em Ti. Amo-te e quero acolher-te e meu interior.
Petição
Jesus, ajuda-me a tornar vida o teu Evangelho, caminho seguro para a felicidade.
Meditação
O Juiz que volta – é juiz e salvador ao mesmo tempo – nos deixou a tarefa de viver neste mundo segundo seu modo de viver. Entregou-nos seus talentos. Por isso, nossa atitude é: responsabilidade para com o mundo, para com os irmãos diante de Cristo, e ao mesmo tempo também certeza de sua misericórdia. Ambas as coisas são importantes. Não vivemos como se o bem e o mal fossem iguais, porque Deus só pode ser misericordioso. Isso seria um engano. Na realidade, vivemos em uma grande responsabilidade. Temos os talentos, temos de trabalhar para que este mundo se abra a Cristo, seja renovado. Mas inclusive trabalhando e sabendo em nossa responsabilidade que Deus é o juiz verdadeiro, estamos seguros também de que este juiz é bom, conhecemos seu rosto, o rosto de Cristo ressuscitado, de Cristo crucificado por nós. Por isso podemos estar seguros de sua bondade e seguir adiante com grande valor. (Bento XVI, 12 de novembro de 2008). “É a convicção do amor misericordioso de Deus: um Pai sempre bondoso, paciente e generoso, que revela a grandeza e a imensidão de sua misericórdia com o perdão” (Bento XVI, 28 de abril de 2010)
Reflexão Apostólica
O verdadeiro cristão , homem mergulhado no Espírito está convencido de que a transformação interior da pessoa pela graça constitui o verdadeiro motor para a transformação do mundo e da sociedade. Na medida em que o homem – cada homem – se converter a Cristo no mais profundo do seu coração, nessa medida poderá nascer uma autêntica civilização de justiça e de amor, de paz, estabilidade e genuíno progresso segundo os desígnios de Deus.
Propósito
Ser espelho do coração de Deus no meu trato com as pessoas: ser paciente e bondoso com todos.
Diálogo com Cristo
Jesus, obrigado por este momento de oração onde experimento tua intimidade, tua preocupação por mostrar-me o caminho que me leva à plenitude de minha vida, no momento atual, em meu estado de vida.
Quero seguir o caminho que me propões, quero ser misericordioso, não quero julgar nem condenar ninguém, quero perdoar e dar amor, especialmente à minha própria família e a todos aqueles com os quem terei contato este dia. Ajuda-me a continuar experimentando tua presença e amor ao longo de todos os meus dias. Assim poderei conseguir meu propósito.
“Não é na medida das coisas que fazemos que nos tornaremos adoradores de Cristo, mas na medida do espírito com que as façamos”
Nenhum comentário:
Postar um comentário