Luz, esplendor, graça -
Não devemos perder de vista a tradição, a
doutrina e a fé da Igreja católica, tal como o Senhor a ensinou, tal como
a pregaram os Apóstolos e a transmitiram os Santos Padres. De fato, a tradição constitui o alicerce da Igreja, e todo
aquele que a abandona deixa de ser cristão e já não merece usar esse nome.
Ora a nossa fé é esta: acreditamos na Trindade santa e
perfeita, que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo; não há n’Ela mistura de
nenhum elemento estranho; não se compõe de Criador e criatura; mas
toda Ela é criadora e eficaz; uma só é a sua natureza, uma só é a sua
eficiência e ação. O Pai cria todas
as coisas por meio do Verbo, no Espírito Santo; e deste modo se afirma a
unidade da Santíssima Trindade. Por isso se proclama na Igreja um só Deus,
que está acima de tudo, atua em tudo e está em tudo. Está acima de
tudo como Pai, princípio e origem; atua em tudo por meio do Verbo; e está em
tudo no Espírito Santo.
O apóstolo São Paulo,
escrevendo aos coríntios acerca dos dons espirituais, tudo refere a Deus Pai
como princípio de todas as coisas, dizendo: Há diversidade de dons espirituais,
mas o Espírito é o mesmo; há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o
mesmo; e há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em
todos.
Os dons que o Espírito distribui a cada um vêm do Pai, por
meio do Verbo. De fato, tudo o que é do Pai é do Filho; e, portanto, as graças
concedidas pelo Filho, no Espírito Santo, são dons do Pai. De igual modo,
quando o Espírito está em nós, também em nós está o Verbo, de quem recebemos o
Espírito; e, com o Verbo, está também o Pai. Assim se realiza o que diz a Escritura:
O Pai e Eu viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Porque onde
está a luz, aí está também o esplendor da luz; e onde está o esplendor, aí está
também a sua graça eficiente e esplendorosa.
Isto mesmo no-lo ensina São Paulo na Segunda Epístola aos Coríntios
com estas palavras: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o
amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Efetivamente, toda a graça que nos é dada em nome da
Santíssima Trindade, vem do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Assim como toda
a graça nos vem do Pai por meio do Filho, assim também não podemos receber
nenhuma graça senão no Espírito Santo, por cuja participação temos o amor do
Pai, a graça do Filho e a comunhão do mesmo Espírito.
Santo Atanásio de Alexandria
(296/373)
Bispo, Confessor e Doutor da
Igreja
Cartas de Santo Atanásio - Ep.
1 ad Serapionem, 28-30: PG 26, 594-595 Sec. IV
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