Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Retiros Mensais

Fevereiro


TEMA: A GRATIDÃO

Textos de apoio:

Vida 35,11

Vida 5,4: nem sempre a gratidão é virtude

Vida 10,4

Vida 15,15: O ser agradecido nos aproxima de Deus

Vida 1,8: Oração na qual expressa as graças de natureza que recebeu de Deus

Vida 18,3: Oração na qual agradece a Deus as graças Dele recebidas

Vida 19,5: Diante das graças recebidas, a pessoa experimenta a sua miséria

Vida 19,15: Deus nunca se cansa de dar. Que nunca cansemos de receber.

Vida 14,10-12:

Introdução:

Teresa, desde a infância, manifesta a grandeza de Deus, e as graças/mercês que Dele recebia.

Ao que parece, num determinado momento da existência, a pessoa toma consciência de que Deus oferece tudo, de que é Ele que prepara o caminho. Assim, pois, foi com Teresa. Estando com seus 47 anos, quando se pões, qual outrora Santo Agostinho, a escrever suas confissões (Livro da Vida), ao referir à sua infância, nos narra a monja carmelita, no que diz respeito aos seus pais: ‘Pela bondade de Deus, todos (os filhos) se pareciam com os pais na virtude (...) quando me recordo das boas inclinações que o Senhor me dava e da qual mal delas tirei proveito (V 1,3).

Recordar as coisas que o Senhor dá. Quando se recebe um presente, o mais importante não é o presente recebido, mas Quem o deu. Assim, todas as vezes que se tem nas mãos o objeto recebido, tem-se a lembrança de Quem o ofertou.


Há um adágio espiritual que diz que devemos sempre considerar o ditado ‘Quem é Deus e quem sou eu’.


Teresa reconheceu que Deus deu boas inclinações a seus pais. E à medida que ela se volta para a bondade de Deus, descobre em si mesma que muitas vezes não tirava proveito do que naturalmente Deus lhe concedia.


‘Quanto mais se aproxima da luz, mais se fica cego’. Reconhecer a gratuidade de Deus ajuda-nos a enxergar o próprio nada que somos (cf. Vida 19,5). E se somos alguma coisa – ou se fazemos alguma coisa de bom! – o mérito não é nosso, pois, por nós mesmos não podemos subsistir.


Teresa tinha o natural de querer se grata a todos os que lhe faziam o bem. A gratidão, pois, em si mesmo é um bem. Querer, pois, “pagar” a gratidão a qualquer custo, muitas vezes pode não ser um bem.


Dizem que Carlos de Jesus – Charles de Foucold – não gostava muito de receber presentes. E não gostava porque ele se sentia como que na obrigação de retribuir àquele que o presenteou. Muitas vezes um presente recebido nos sai caro demasiado. Em algumas pessoas os presentes recebidos prendem ‘aqueles que o receberam àquele que os ofertou. O fundador dos Irmã0zinhos de Jesus queria ser totalmente livre para Deus.


Teresa, pois, também compartilha do mesmo pensamento. Ela reconhece que muitas vezes ‘não é virtude pagar com a mesma moeda aos que nos querem o bem’ (cf. V.5,4).


O tomar consciência das graças recebidas de Deus faz-nos enxergar as nossas misérias – o não corresponder às graças no passado, Se acaso, reconhecendo ser agraciado, a pessoa voltar a cair, razões não há para se desesperar. Deus é maior que os nossos pecados (misérias). Um mestre (= diretor espiritual) ou relacionar-se com pessoas espirituais podem muito nos ajudar na caminhada. Sozinho ninguém chega a Deus. ‘O Senhor não se lembra das graças que nos concedeu para nos castigar por elas; a lembrança delas, pelo contrário, leva-O a nos perdoar mais depressa... ’ (cf. Vida 1915).

Para Refletir:

1) Olhando a história de sua vida, você consegue enumerar as graças de Deus recebidas? Quais foram os momentos mais marcantes? Dê exemplos.

2) Como você reagiu diante das graças recebidas.?

3) Você é agradecido para com Deus? Dê exemplos.

4) Você sabe mostrar gratidão para com as pessoas que lhe fazem o bem?

Consegue recordar um fato concreto que ocorreu em sua vida?

5) É mais fácil ser grato com quem nos faz o bem do que com quem nos faz o mal?

Como é o seu relacionamento com quem muitas vezes não lhe é agradável?

Existe alguém com quem ‘você não vai com cara’? Como você se relaciona com ele? Por que?

6) No mês de fevereiro é o mês da Apresentação do Senhor (dia 02), que é também o dia do Consagrado. Nossa Senhora ofereceu a Deus (= apresentou ao templo) o que Deus lhe dera de mais precioso. O que você tem oferecido a Deus?


Há quem ofereça a Deus alguma coisa e – passado o tempo – esquece que ofereceu e toma a oferta de volta.

Você já ofereceu a Deus alguma coisa?E já o retomou do altar do Senhor?


com minha benção

Pe.Emílio Carlos+


Nenhum comentário:

Postar um comentário