Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

segunda-feira, 11 de maio de 2015



SER UMA BÊNÇÃO
 
O Senhor te abençoe e te guarde!
O Senhor te mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de ti!
O Senhor te mostre seu rosto e te conceda a paz!
(Nm 6,24-26).


É curioso como hoje em dia, muitos correm atrás de bênçãos.
O que a maioria das pessoas desconhece é que a bênção, como um sacramental que é, aponta para uma realidade de mão dupla: assim como eu recebo bênçãos, também devo abençoar.
A bênção –é um sacramental – e não é exclusividade do padre; qualquer batizado pode abençoar. Há dias eu estava em uma igreja e uma senhora apareceu com uma imagem enorme de Nossa Senhora, quase uma estátua, para “benzer”. Como o vigário não estava presente, me indicaram para aquela tarefa, que fiz com simplicidade, devoção e alegria. Soube depois que, no dia seguinte a senhora voltou com a imagem para que o pároco desse outra bênção. Isto mostra o quão pouco os católicos entendem de bênçãos.

Quando recebem de presente um objeto sacro, imagem, terço, medalha, a primeira coisa que querem saber, antes dos efeitos da devoção ou o significado do objeto, é saber “já está bento?”.
Tem gente que vive atrás de bênçãos mas é incapaz de ser uma benção para os outros... É sobre isto que vamos falar a partir de agora: como tornar-se uma bênção para os outros.

Para se tornar uma bênção para os irmãos, hoje, o cristão necessita ter certeza nessa realidade de fé, em nome de Jesus. É preciso verbalizar, com fé: eu sou uma bênção!
Se você afirma isto, com fé e humildade, você já é uma bênção, queiram ou não queiram, os inimigos da fé, os descrentes, os pessimistas e o próprio diabo. Pela autoridade do nome e do sangue de Jesus eu não serei outra coisa que não seja uma verdadeira bênção.

No seio da família observa-se como é preciosa bênção dos pais. Eles são os primeiros mensageiros de Deus na vida dos filhos. Quando eu era criança, recordo, que se pedia, antes de dormir ou em qualquer outra circunstância do dia, a bênção aos nossos pais, avós e padrinhos, beijando, não-raro, suas mãos. Sem a bênção, parecia-nos que faltava algo à nossa segurança ou ao sucesso de nossos planos diários. Até hoje peço a benção a minha mãe.  
Hoje, passados os anos, tenho profunda consciência da importância da bênção dos pais na vida dos filhos. É a Sagrada Escritura que nos alerta sobre a necessidade dessa bênção.
Os batizados são chamados a abençoar e a ser uma bênção, que está intimamente ligada ao sacerdócio batismal. Todo batizado é chamado a participar do processo de “bênção”, eis por que os leigos podem presidir a maior parte das bênçãos. É preciso um despertar para essa missão e compromisso.

Quando nos tornamos bênção? Quando promovemos a paz e a fraternidade (cf. Rm 12,18); quando pregamos o evangelho e ganhamos almas para Jesus (cf. Tg 5,20); quando tudo o que temos, somos e fazemos concorre para a maior glória de Deus.

Por que Abraão foi uma bênção para sua família e toda a posteridade de Israel? Simplesmente pela fé; ele creu e isto lhe foi imputado em justificação (cf. Hb 11,8).
É importante que o cristão tenha fé no Deus Uno e Trino, que não admita palavras de maldição nem de baixo astral para sua vida.
Dissipamos as coisas negativas e o pessimismo, aceitando as bênçãos de Deus e transmitindo-as, com palavras, gestos e atitude de amor aos nossos irmãos. Existem alguns passos que devemos observar para sermos bênçãos para os outros. É preciso estar atento. Vamos a eles?


1.   Obediência- seguir as leis de Deus, cumprir os mandamentos e reconhecer-se pecador;

2.   Fé- são as pessoas que querem entregar suas vidas a Cristo; os caídos querem se levantar; as cadeias da opressão vão ser quebradas; vai haver alegria no céu pelos pecadores que se arrependem.

3.   atitude positiva- para seguir a Jesus e se tornar uma benção para o mundo é preciso uma sensível mudança de comportamento: renúncia ao  pecado e conversão aos valores do evangelho;

4.   perseverança- persistir nas opções escolhidas: persistir e insistir.

Vemos em Gn 12,1s a bênção que o Senhor Javé estende a Abraão. Ela é, primeiro um favor divino, depois um meio de felicidade a todos os contemplados.

Javé disse a Abrão: “Saia de sua terra, do meio de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Eu farei de você um grande povo, e o abençoarei; tornarei famoso o seu nome, de modo que se torne uma bênção. Abençoarei os que abençoarem você e amaldiçoarei aqueles que o amaldiçoarem. Em você, todas as famílias da terra serão abençoadas” (Gn 12, 1ss).

Nessa bênção derramada sobre Abraão, que o torna patriarca (patér, pai + arché, primeiro, principal) de uma nação, há que se observar a incidência de dois ingredientes que se tornam diferenciais absolutos: 1) a ação de Deus; 2) a atitude humana decorrente dessa ação. Para Deus operar em nossa vida, ele vai observar como são as nossas atitudes. Quando se pergunta, numa assembléia religiosa, quem quer ir para o céu, todos levantam a mão e respondem sim. Quando, indo adiante, se pergunta se querem beber do cálice do sofrimento e carregar a cruz, todos baixam a mão e ficam em silêncio.

Na história bíblica observamos que, depois da ordem de Javé, Abraão sai (obediência). Quem não obedece nunca será uma bênção. Você quer ser uma bênção no mundo? Liberte-se do pecado, do egoísmo, da vaidade, das ideias preconcebidas. Dê prioridade à vontade de Deus. Vamos ver o que a Palavra de Deus nos diz sobre essa obediência:

Samuel, porém, replicou: “O que é que Javé prefere? Que lhe ofereçam holocaustos e sacrifícios, ou que obedeçam à sua palavra? Obedecer vale mais do que oferecer sacrifícios. Ser dócil é mais importante do que a gordura de  carneiros. A rebelião é um pecado de feitiçaria, e a obstinação é um crime de idolatria. Você rejeita a palavra de Javé. Por isso, ele rejeita você..." (2Sm 15, 22s).

Como me apresentarei a Javé? Como é que eu vou me ajoelhar diante do Deus das alturas? Irei a ele com holocaustos, levando bezerros de um ano? Será que milhares de carneiros ou a oferta de rios de azeite agradarão a Javé? Ou devo sacrificar o meu filho mais velho para pagar os meus erros, sacrificar o fruto das minhas entranhas para cobrir o meu pecado? Ó homem, já foi explicado o que é bom e o que Javé exige de você: praticar o direito, amar a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus (Mq 6, 6ss).

Pois eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim para fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 6,38).

Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando. Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai (Jo 15,14s).

Hoje, invertem-se os papéis, valores e princípios na nossa sociedade. Em geral as pessoas querem um Deus que supra as suas necessidades. Ao invés do homem ser imagem e semelhança do Criador, querem um deus à imagem e semelhança dos desejos humanos.

Quem diz que ama a Deus, mas não cumpre os seus mandamentos, é mentiroso, e a Verdade não está nele (1Jo 2,4).

O fato é que, se nós priorizarmos o Reino, nunca faltará bênçãos em nossa vida. Essa prioridade se resume em três movimentos concêntricos: 1) obedeça; 2) priorize; 3) coloque-se no centro da vontade de Deus.
Será que a gente sabe qual é a vontade de Deus com relação à nossa vida e ao nosso trabalho missionário? Eu arriscaria perguntar, agora? Você está onde Deus quer que você esteja? Olhe o exemplo do profeta Jonas! Até a adversidade (tempestade, rejeição, incerteza, alto risco) se transforma em bênção. Igualmente Paulo e Timóteo decidiram acatar (obediência) a vontade de Deus, e isto lhes foi imputado como justiça e santidade.

Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, uma vez que o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia. Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Venha à Macedônia e nos ajude!”. Depois dessa visão, procuramos imediatamente partir para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para anunciar aí a Boa Notícia (At 16, 6-10).

Todo cristão, templo do Espírito Santo, portador de Jesus no seu coração, deve lutar para se tornar uma bênção. Os pais devem ser bênção para os filhos, e este, reciprocamente sê-lo para os pais. Igualmente marido e mulher precisam estar atentos à necessidade de fazerem circular as bênçãos em seu lar. Em todo tipo de relação se deve descobrir a forma de ser bênção para o outro.

A partir do Novo Testamento, constata-se que a verdadeira felicidade está em ser amigo de Jesus. Quem segue o Cristo recebe bênçãos e se torna bênção. É salutar entender que onde Jesus toca, tudo é abençoado. Quando nos convertemos e desejamos ser bênção, ele nos toca e nos transforma. Nós somos o barco e ele é o mar... Você se torna uma bênção ao receber Jesus como o Senhor, o Salvador, o Libertador, Aquele que resgata. Trata-se de saber que Jesus é meu e eu sou dele... escutar a Palavra e colocá-la em prática.

Nesse processo é fundamental transformar adversidades, conforme já falamos, em bênçãos. Isto implica em estar preparado, nas tribulações e provações que invariavelmente acontecem em nossa vida. Trata-se de um ponto a mais para aquele que crê.
A nossa vida é cheia de problemas. São as derrotas, os fracassos, as decepções, gastos de tempo e energia, o super-dimensionamento de nossos sofrimentos. Como enfrentar tudo isto? Como sair vencedor em tantas lutas?

A palavra bênção, no hebraico tem a raiz semita b-r-k que dá origem ao termo beraká, que traduz uma oferta, oportunidade ou chance. Com ela se exprimem dois elementos essenciais do pensamento bíblico: a felicidade humana e o dom divino que é sua fonte. O verbo “abençoar” traz consigo o significado de uma comunicação dos bens divinos garantidos por um mediador: o pai (para a família), o rei (para a nação), o sacerdote (para os que frequentam o templo), o ministro (para a comunidade religiosa).

Vários eventos humanos são vistos na Bíblia como bênçãos, tais como a fecundidade da esposa, a vitalidade dos filhos, a felicidade da comunidade, as boas safras e abundância das colheitas, o convívio com os amigos, etc. No Antigo Testamento, a bênção, em geral, se refere a algum tipo de bem-estar terreno, segurança, poder, riqueza, descendência, etc., e essa bênção está expressamente condicionada à obediência aos mandamentos de Deus:

Vejam! Hoje eu estou colocando diante de vocês a bênção e a maldição. A bênção, se vocês obedecerem aos mandamentos de Javé seu Deus, que eu hoje lhes ordeno. A maldição, se não obedecerem aos mandamentos de Javé seu Deus, desviando-se do caminho que eu hoje lhes ordeno, para seguir outros deuses que vocês não conheceram (Dt 11,26ss).

Deus tem um plano para nós. Ele nos convoca, independente da nossa condição e estado de vida, para uma missão. Ele quer que sejamos uma bênção. Você só poderá ser uma benção se Deus o abençoar. Nessa convocação o Senhor faz coisas magníficas:

Povos estrondam, reinos se abalam, mas ele ergue sua voz, e a terra estremece. Javé dos Exércitos está conosco, nossa fortaleza é o Deus de Jacó! (Sl 46, 7s).

Deus se levanta: seus inimigos debandam, seus adversários fogem de sua frente.
Tu os dissipas como a fumaça se dissipa; como a cera se derrete diante do fogo, assim perecem os injustos diante de Deus. Os justos ao contrário se alegram, exultam na presença de Deus e dançam de alegria. Cantem a Deus, toquem ao seu nome, atapetem o caminho daquele que avança pelo deserto. O nome dele é Javé: alegrem-se na presença dele (Sl 68, 2-5).

Talvez seja uma palavra de profecia, isto não é impossível, mas eu gostaria de afirmar que, quando Deus quer abençoar alguém, uma (ou todas) dessas quatro maravilhas acontece:


1.    Deus concede bens- devemos compartilhá-los sem reter nada:

Abraão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. Do Negueb, ele se transferiu, em etapas, para Betel, no lugar onde outrora havia acampado, entre Betel e Hai, no lugar onde tinha construído um altar. E invocou aí o nome de Javé. Ló, que acompanhava Abraão, também possuía ovelhas, bois e tendas, de modo que não podiam viver juntos na terra, porque suas posses eram tão grandes que não podiam morar juntos. Por isso, houve discussões entre os pastores de Abraão e os de Ló. Nesse tempo, os cananeus e ferezeus habitavam nessa terra. Abraão disse a Ló: “Não haja discussões entre nós, nem no meio de nossos pastores, porque somos irmãos. A terra inteira está diante de você. Por isso lhe peço que se separe de mim. Se você for para a esquerda, eu irei para a direita; se você for para a direita, eu irei para a esquerda” (Gn 13, 2-9).

2.    Ele concede o que não se espera-Deus tem bênçãos que a gente nem imagina;
Deus, por meio do seu poder que age em nós, pode realizar muito mais do que pedimos ou imaginamos (Ef 3,20).

3.    Ninguém pode tirar aquilo que é seu- Deus tira a riqueza dos ímpios e a coloca na mão dos pobres; Deus vai restituir aquilo que você perdeu: o filho nas drogas, o marido na bebida, a filha no mau caminho, alguém no desemprego; Deus tudo restitui;

4.    Deus opera milagres- Vemos no Antigo Testamento, que Sara era estéril, Abraão era velho, e Deus criou um povo numeroso a partir dos dois;
Haveria alguma coisa difícil para o Senhor? (Gn 14,18).
Prepare-se! O extraordinário de Deus vem para você!

Para que eu me torne uma bênção, tenho que crer em Deus e professar a doutrina dos seus mandamentos. Não julgue os outros; julgue a você mesmo! Eu sou bênção quando cuido da minha família?

Se alguém não cuida dos seus e principalmente dos que são de sua própria casa, esse renegou a fé e é pior que um incrédulo (1Tm 5,8).

A mulher passa na igreja, de domingo a domingo, enquanto sua casa parece um chiqueiro. O irmão se acha consagrado e o filho está na mão do traficante. Você se torna bênção quando é honesto (cf. 2Cor 8, 21); você é dizimista fiel quando não se corrompe, não se vende por dinheiro, um carro ou favor pessoal. Quem engana o marido, a mulher é igual ao sonegador e ao trambiqueiro. Quem age assim nunca será uma bênção do céu; será, quem sabe, uma maldição da parte de satanás! Só a fidelidade produz a bênção. No capítulo 28 do Livro do Deuteronômio encontramos as bênçãos com as quais o Senhor Javé cumula os que lhe são fiéis:

Se você obedecer de fato a Javé seu Deus, cuidando de colocar em prática todos os mandamentos que eu hoje lhe ordeno, Javé seu Deus tornará você superior a todas as nações da terra. São estas as bênçãos que virão sobre você e o acompanharão, se você obedecer a Javé seu Deus: Você será abençoado na cidade e abençoado também no campo. Será abençoado o fruto do seu ventre, o fruto do seu solo, o fruto de seus animais, a cria de suas vacas e a prole de suas ovelhas. Será abençoado o seu cesto e a sua amassadeira. Será abençoado ao entrar e abençoado ao sair. Javé entregará, já vencidos, os inimigos que se levantarem contra você; eles sairão contra você por um caminho, e por sete caminhos fugirão. Javé mandará que a bênção fique com você em seus celeiros e em tudo o que você fizer. E o abençoará na terra que Javé seu Deus lhe dará. Javé fará de você um povo a ele consagrado, conforme prometeu, se você observar os mandamentos de Javé seu Deus e andar pelos caminhos dele. Todos os povos da terra verão que sobre você foi invocado o nome de Javé, e ficarão com medo de você. Javé lhe concederá abundância de bens, com o fruto do seu ventre, dos seus animais e da sua terra, essa terra que Javé prometeu a seus antepassados que daria a você. chuva para a terra e abençoando todo trabalho que você realizar. Desse modo, você emprestará a muitas nações, e nunca tomará emprestado. Javé fará de você a cabeça e não a cauda; você estará sempre por cima, e não por baixo. Isso, porém, com a condição de que você obedeça aos mandamentos de Javé seu Deus, que hoje eu lhe ordeno observar e colocar em prática. Não se desvie para a direita nem para a esquerda, em tudo o que eu hoje lhes ordeno, indo atrás de outros deuses para servi-los (vv. 1-14).

Na contrapartida, a infidelidade traz maldição. Nenhum ímpio se tornará benção nem obterá graças de Deus (cf. Dt 28, 15-68).
        
Por ser um embaixador em nome de Cristo, Paulo podia dizer: “E bem sei que, ao visitar-vos, irei à plenitude da bênção de Cristo” (Rm 15,29). Anunciando todo o desígnio de Deus, o apóstolo ministrava toda a bênção de Cristo às pessoas e às comunidades. Quando crentes abençoam outras pessoas, isso significa que imploram a bênção de Deus sobre suas vidas. Quando crianças são abençoadas na igreja, ou sem casa pelos pais, em nome de Jesus, nós as colocamos sob a bênção do Senhor e as entregamos à fidelidade e à direção de Deus. Igualmente, a bênção que se dá aos enfermos implica em colocá-los sob a proteção divina. Ao abençoarmos o cálice e o pão na Eucaristia, consagramos essas dádivas naturais da videira e do trigo para uso divino.

O profeta Daniel é um exemplo de como a bênção é capaz de atuar na vida de quem é fiel a Deus. Qual foi o segredo de Daniel? Ele enfrentou a “cova dos leões” (cf. Dn 6,16ss) e saiu ileso! O segredo do jovem profeta estava no antes. Ele sempre teve fé no poder de Deus e na sua intervenção salvadora. Hoje, na hora da tempestade é que alguns decidem voltar para a Igreja, para a oração, para os sacramentos. Aí as coisas melhoram... cinco minutos de oração... não lêem a Bíblia mas tiram uma mensagem na caixinha. As coisas não melhoram? Aumenta o tempo da oração, meia hora de joelhos... O fato é que eles não se prepararam para enfrentar os embates da vida, não demonstraram fé na providência de Deus nem na ajuda de Jesus, e não hora em que a água subiu, eles pereceram.

Daniel, que era uma bênção para seus amigos, como ele exilados na Babilônia, sempre esteve em contato com o seu Deus. Quando o rei mandou matar todos os sábios do país, essa pena ia recair sobre todos eles. De repente Daniel se viu dentro da cova dos leões. Este é o ápice do problema. Na solidão aparece a depressão. A pessoa se vê sozinha, mesmo que seja importante (um general, um gerentes, um diretor, um magistrado), ela não tem como dominar seus medos; não sabe como “enfrentar os leões”. Suas adversidades têm peso de “pena de morte”, tudo porque ela não se preparou para esta hora, guardando bênçãos em seu coração. É nesta hora que o cristão deve se tornar uma bênção para quem está oprimido. A benção que eu sou prepara o outro para a hora amarga. O que essa preparação produziu em Daniel? É assim que age quem quer se tornar uma bênção:
 
1.  homem de coragem- não perdeu o controle emocional; permaneceu espiritualmente equilibrado;

2.  homem de fé- Em Mc 5, 34ss (episódio da morte da filha de Jairo), os “amigos” vêm dissuadir quem tem fé. Daniel teve fé, e está como a nos dizer:

·         tenha fé!
·         não deixe o medo te dominar!
·         não te deixa influenciar pela opinião dos outros;
·         ao contrário, anime os demais.

3.  homem de discernimento- Foi a fé de Daniel que moveu Deus a tapar a boca dos vorazes leões; ele sentiu que só Deus podia salvá-lo, como efetivamente aconteceu.

 O fato marcante na vida das bênçãos é que Deus abre portas que ninguém fecha; e as que fecha, ninguém abre.
O mundo (a obra do diabo) perverte o ensino de Deus para bombardear a nossa fé. É preciso muitos cristãos com espírito de bênção para vencer a enorme batalha, levada a efeito pelo mal, para produzir a mediocridade e a incredulidade. Todos os dias aparecem, na Internet, na mídia, nas conversas das pessoas, teorias esdrúxulas que querem assumir foros de verdade. É preciso escutar a Palavra de Deus:

Ora, como poderão invocar aquele no qual não acreditaram? Como poderão acreditar, se não ouviram falar dele? E como poderão ouvir, se não houver quem o anuncie? Como poderão anunciar se ninguém for enviado? Como diz a Escritura: “Como são belos os pés daqueles que anunciam boas notícias”. Mas, nem todos obedeceram ao Evangelho. Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?”. A fé depende, portanto, da pregação, e a pregação é o anúncio da palavra de Cristo (Rm 10, 14-17).

Além de não escutar a Palavra, existem pessoas que só vão à igreja nas necessidades, em dias de festa ou missas de sétimo dia. Para quem vive desse jeito, como tornar-se bênção? Procuram a Igreja qual um supermercado espiritual, quando precisam de algum favor sobrenatural.

         Quem tem fé e olhos repletos de discernimento, chega ao conhecimento da sua missão. Na verdade, Deus quer “usar” você! Ele quer que você se torne uma bênção, para transformar seus filhos, como pediu Francisco, em “instrumentos de sua paz”, pessoas repletas de unção, que possam se converter em bênçãos para todos. Ora, a constatação da obrigatoriedade da missão desperta em nós algumas questões:

         1.   o que? ser uma bênção para os irmãos (Is 6,8);

         2.   por que? porque são poucos os operários que ajudam a construir o Reino:

         3.   onde? em todo o lugar (em Jerusalém, na Judéia, na Samaria e em todos os confins da terra. At 1,8);

         4.   quando? agora! (Jo 4,35; Rm 13,11; 2Tm 4,2);

A bênção ocorre pela invocação do nome do Senhor, por quem tem fé, em favor dos que crêem:

O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de ti!O Senhor te mostre seu rosto e te conceda a paz!

 A invocação pessoal, contida na bênção franciscana acima, mostra uma preocupação quase materna de Francisco por seus amigos. Ela foi usada pela primeira vez quando Francisco abençoou frei Leão, um sacerdote que passava por grandes dificuldades. O pobrezinho de Assis é apenas um não-sacerdote que abençoa o sacerdote. Ao proferir a benção, ele se põe – e talvez de forma muito consciente – na linha dos que, como no Antigo Testamento, mediavam a bênção de Javé e na liturgia da Igreja invocavam, em situações especiais, a bênção de Deus sobre uma pessoa ou sobre o povo. Fazendo isso, o Santo de Assis põe em prática uma habilitação dada pelo batismo.
A bênção de Deus, e a capacidade de nos tornarmos agentes dela está na humildade, na disponibilidade, na fé e no senso de partilha dos dons recebidos.

Assim eles invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei (Nm 6,27).







Nenhum comentário:

Postar um comentário