Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sexta-feira, 29 de maio de 2015



SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE - 31 de maio de 2015




“Batizai-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”

Leituras: 
Deuteronômio 4,32-34.39-40; 
Salmo 32 (33), 4-6.9.18-19.20.22 (R/ 12b); 
Carta de São Paulo aos Romanos 8, 14-17; 
Mateus 28, 16-20.

COR LITÚRGICA: BRANCA OU DOURADA

A festa da Santíssima Trindade é como um convite a um olhar para trás, a fazer uma síntese. Agora, após ter vivido intensamente o tempo do Natal e o tempo da Páscoa, a liturgia nos convida a contemplar o rosto do Deus que se revelou na vida de Jesus e no início da Igreja. A liturgia nos fez reviver novamente estes acontecimentos, a fim de que Deus não seja a memória de um passado sempre mais longínquo, mas se torne para nós presença viva e atual, abrindo sempre mais novas e ricas perspectivas de futuro.

1. Situando-nos brevemente

Neste domingo (depois de Pentecostes) retomamos o Tempo Comum que se estenderá até as vésperas do 1º Domingo do Advento.

Hoje, celebramos a solenidade da Santíssima Trindade. Celebrar esta solenidade, justamente no domingo depois de Pent4costes, pode ser interpretado como um agradecido olhar retrospectivo sobre cumprimento da salvação – mistério que, segundo a antiga teologia dos Santos Padres, é realizado pelo Pai, através do Filho, no Espírito Santo (BERGAMINI, A. Cristo desta da Igreja. São Paulo, Paulinas, 1994, p. 427).

Celebrar o mistério da Trindade desperta em nós, “povo reunido pela unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, o desejo de abrir-se a tão grande mistério. A iniciativa é sempre d’Ele, que se manifesta, se revela e se dá a conhecer.

2. Recordando a Palavra

O Evangelho de Mateus pertence à narrativa da páscoa da libertação, a entrega total de Jesus (cap. 26-28), na qual culmina toda a obra de Mateus. A “Galileia das nações” era uma região estratégica que favorecia ao cesso de povos diversos e também a dominação, como a dos assírios no passado (2Rs 15,29). Jesus realizou grande parte de seu ministério na Galileia, especialmente junto às pessoas mais sofridas e marginalizadas. Desde 4,12-25 até 19,1, quando partiu para a Judeia, Ele anunciou a Boa-Nova do Reino de Deus na região da Galileia e reuniu, à sua volta, um grupo de discípulos, comprometidos com sua missão libertadora.

A promessa do encontro com Jesus na Galileia, antes de sua morte (26,32), é confirmada na manhã da Páscoa (Mt 28,7.10). Iluminados pelo caminho pascal, “os discípulos foram para a Galileia, à montanha que Jesus lhes havia indicado”. A montanha é o lugar especial da revelação de Deus. Na montanha, Jesus foi tentado (4,8), ensinou (5,1; 8,1; 24,3), orou (14,23), curou os doentes e alimentou os famintos (15,39), foi transfigurado (17, 1.9). A montanha, no texto de hoje, sublinha a expectativa da realização plena do Reino de Deus. Jesus se revela como o Filho do Homem, a quem é dado todo o poder (Cf. Dn 7,13-14; Rm 1,4). Com essa autoridade divina sobre o céu e a terra, plenificada na Páscoa, Jesus envia seus seguidores e promete-lhes sua presença permanente.

Os discípulos reconhecem Jesus como o Senhor, o Kyrios através de um gesto de adoração: “Quando o viram, prostraram-se” (Mt 28, 17). Eles experimentam Jesus “vivo” em seu meio, de mo especial enquanto permanecem unidos na oração (18,20), e na missão solidária (25,35). Jesus ressuscitado revela o sentido da missão universal. “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em no do Pai, e do Filho e do Espírito santo. Ensina-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenador” (28,19-20). A missão aos gentios, indicada de modo especial em 2,1-12, realiza-se plenamente através dos discípulos chamados a transcender os limites de Israel (10,5-15).

O apelo para fazer discípulos é acompanhado de dois particípios: ensinando e batizando. Os novos discípulos devem ser iniciados em uma comunidade nova pelo ensino e “Batismo no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Jesus também foi batizado no Espírito (3,16) e realizava o ministério em comunhão com Pai: “Quem me viu, tem visto o Pai. Eu estou no Pai e o Pai está em mim” (Jo 14, 9.10). O testemunho do encontro com Cristo na Palavra, na oração; o coração aberto ao mundo, aos horizontes de Deus, despertam novos discípulos.

Para permanecer no caminho da escuta e na prática dos ensinamentos, propostos especialmente nos cinco grandes discursos: sermão da montanha (cap. 5-7); missão (cap. 10); parábolas (13,1-52); comunidade eclesial (cap. 18) e vigilância na espera da vinda definitiva do Reino “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (28,20). Jesus, o Emanuel, o Deus conosco (Cf. 1,23; Cf. Is 7,14) conduz seus seguidores até a realização plena de seu reinado, o “cumprimento de toda a justiça” (3,15), missão confiada pelo Pai em seu batismo (3,13-17) e que proporciona novas relações de comunhão e fraternidade.

 A leitura do livro do Deuteronômio convida a reconhecer a presença salvadora do Deus solidário junto ao povo oprimido. A formação do livro do Deuteronômio ajuda a entender o texto, “O núcleo central do Deuteronômio (12, 1-26,19), possivelmente já ampliado pelos escribas e sacerdotes de Jerusalém e já contendo 4,44-28,68, emerge como o ‘Livro da Lei’ encontrado no templo (2Rs 22,8-20). A cidade e o templo de Jerusalém são arrasados em 587 a.C. e milhares de judaístas são exilados para a Babilônia.

A fim de responder ao contexto do exílio e/ou inícios do pós-exílio, o Deuteronômio será finalizado, recebendo nova introdução (1,1-4,43), outra conclusão (28,69-30,20) e mais um apêndice, com a despedida e morte de Moisés (31, 1-34,12) (Cf. Nova Bíblia Pastoral, p.197-198).

Deuteronômio 1, 1-4,43, ao qual pertence nosso texto, apresenta um resumo da história de Israel desde o Horeb até o Jordão. A partir desse contexto, 4, 32-40, na perspectiva de Isaías 40-55, mostra que o povo exilado na Babilônia procura fortalecer sua fé no Senhor, como o Deus único e verdadeiro e celebrá-Lo através do culto. A contemplação da história salvífica “desde o dia em que Deus criou o ser humano sobre a terra” (4,32) leva a reconhecer que o Senhor é o Deus próximo que estabelece a aliança e caminha com o povo. Diante das maravilhas da salvação, o povo compromete-se a guardar os mandamentos do Senhor e meditá-lo no coração.

O Salmo 32 (33) é um hino de louvor a Deus por sua palavra e ação, que se manifesta na criação e na caminhada do povo. Em Jesus Cristo, a palavra criadora e eterna do Pai, o projeto salvífico universal de Deus ara toda a humanidade chegou à plenitude.

A leitura da carta aos Romanos reflete sobre a vida nova no Espírito, que nos torna filhos e herdeiros de Deus em Cristo. Por meio do Batismo recebemos o espírito de filhos, que nos possibilita chamar Deus de Abba, expressão aramaica que Jesus utiliza para falar com o Pai (Mc 14, 36), assim como as crianças se dirigiam carinhosamente aos pais. Como filhos e herdeiro, conduzidos pelo Espírito que liberta, somos impelidos a testemunhas a vida em Cristo mediante relações de misericórdia e solidariedade.

Paulo, na Carta aos Romanos, escrita por volta do ano 57 ou 58, durante sua terceira viagem missionária, sublinha que a salvação é dom gratuito do amor de Deus. Diante da fragilidade do ser humano (1,18-3,20), Deus revela sua bondade que salva através de Jesus Cristo (3,21-5,11). A adesão ao projeto salvífico leva a participar da vida nova no Espírito (5,12,8,39), que proporciona a identificação com Cristo e a experiência de comunhão filial como Pai.

3. Atualizando a Palavra

Os discípulos, iluminados pela Páscoa de Jesus, ensinam a exercer uma missão universal, destinada a todos os povos, sem preconceitos. Eles mostram que o ensino e o Batismo, duas fases essenciais da iniciação cristã, qualificam o ministério a serviço do Reino. O discípulo era instruído a acolher e praticar as palavras e os gestos de Jesus, mediante o caminho do catecumenato. O Batismo selava a comunhão do discípulo com o Pai, o Filho e o Espírito santo. Jesus promete estar presente em todos os que seguem seu projeto “até o fim dos tempos”, até a vinda do Reino de Deus em sua plenitude.

A Trindade celebra o amor do Pai, manifestado no dom gratuito do Filho e na ação do Espírito Santo. O Papa Francisco sublinha que a solenidade da Santíssima Trindade apresenta à nossa contemplação e adoração à vida divina do Pai, do Filho e do Espírito Santo: vida de comunhão e amor perfeito, origem e meta de todo o universo e de todas as criaturas em Deus. Na Trindade, reconhecemos também  o modelo da Igreja, à qual fomos chamados para nos amarmos como Jesus nos amou. O amor é o sinal concreto que manifesta a fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Ele é o distintivo do cristão, como Jesus nos disse: “Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13, 35).

Somos todos chamados a testemunhar e anunciar a mensagem de que “Deus é amor”, que Deus não será distante nem é invisível às nossas vicissitudes humanas. Ele está próximo de nós sempre ao nosso lado, caminha conosco partilhando nossas alegrias e dores, esperanças e desânimos.

Ama-nos tanto e a tal ponto que se fez homem, veio ao mundo não para julgar, mas para que o mundo seja salvo por meio de Jesus (Jo 3, 16-17). Este é o amor de Deus em Jesus, este amor tão difícil de entender, mas que o sentimos quando nos aproximamos de Jesus. Ele perdoa-nos sempre, espera-nos sempre, ama-nos muito. O amor de Jesus que sentimos é o amor de Deus.

O Espírito Santo, dom de Jesus Ressuscitado, comunica-nos a vida divina e, deste modo, nos faz entrar no dinamismo da Trindade, que é amor, comunhão, serviço recíproco e partilha. Uma pessoa que ama os outros pela própria alegria de amar é reflexo da Trindade. Uma família na qual todos se amam e se ajudam uns aos outros é um reflexo da Trindade. Uma paróquia na qual os fieis se amam e partilham os bens espirituais e materiais é um reflexo da Trindade. A Eucaristia é como a “sarça ardente” na qual humildemente a Trindade habita e se comunica? Por isso a Igreja celebra a festa de Corpus Christi depois da Trindade.

Relembrando a formula trinitária usada no Batismo cristão “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”, somos chamados a renovar nosso compromisso de comunhão e vida com o mistério do amor de Deus. Por meio da Palavra e da oração, mas, sobretudo, com nossa vida cristã e nosso testemunho, anunciamos a mensagem libertadora de Jesus que desperta novos discípulos para o Reino. A ação do Espírito Santo, que recorda as palavras e os gestos compassivos de Jesus (Jo 14, 16), nos conduz a anunciar o Evangelho com a ousadia de Paulo que afirma: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16).

4. Ligando a Palavra com ação litúrgica

O amor da Trindade Santa nos gerou para uma vida nova. Mergulhados na água, fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Inseridos neste mistério de amor, somos convocados a nos reunir para bendizer a Santíssima Trindade, como reza a antífona de entrada: “Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para conosco”.

A oração litúrgica é dirigida ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Já iniciamos a celebração em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. A Trindade Santa nos reúne e nos une na celebração e na vida. Como afirma a Carta aos Romanos (8,16-17); “O próprio Espírito se une ao nosso espírito, atestando que somos filhos de Deus. E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se, de fato, sofremos com ele, para sermos também glorificados com ele”.

De rito em rito, vamos mergulhando no mistério inefável que nos toca e nos transforma em pessoas novas, ressuscitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário