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I Leitura: Romanos (Rm 8, 12-17)
O Espírito Santo dá testemunho de que somos filhos de Deus
12Irmãos, temos uma dívida, mas não para com a carne, para vivermos segundo a carne. 13Pois, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis.
14Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá - ó Pai!
16O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. 17E, se somos filhos, somos também herdeiro - herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo -; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele. Palavra do Senhor!
Comentando a Leitura
Recebestes um espírito de filhos adotivos
Multiplicam-se as iniciativas para valorizar a dignidade humana. A poucos decênios da declaração sobre os direitos do homem, pode-se já fazer um importante balanço de iniciativas, protestos, denúncias, afirmações. É um novo tipo de humanismo, que quer ser mais consciente dos gravíssimos problemas que enfrenta. O indivíduo malicioso não mais crê nas exaltações ingênuas que incensavam o Homem (com maiúscula), deixando na penumbra as contínuas violações dos direitos das pessoas concretas. Ora, todo esse movimento humanista, conquanto positivo, é um pálido reflexo da iniciativa divina que introduz o homem na família da Trindade. A dignidade humana (e as faltas contra ela) adquire peso a um nível infinitamente mais elevado. Não se trata de projeto, mas de realidade de imaginável grandiosidade. Só de joelhos diante de Deus, definido pela Bíblia como o Amor; pode-se entender alguma coisa. [MISSAL COTIDIANO, ©Paulus, 1997]
Salmo: 67 (68), 2 e 4, 6-7ab.20-21 (+ 21a)
Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador!
Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Mas os justos se alegram na presença do Senhor, rejubilam satisfeitos e exultam de alegria!
Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.
Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!
Evangelho: Lucas (Lc 13, 10-17)
Cura de uma mulher encurvada
Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia ai uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: "Mulher, estás livre da tua doença". 13Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus.
14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: "Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado".
15O Senhor lhe respondeu: "Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?"
17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia. Palavra da Salvação!
Textos relacionados: Mt 12, 11; Lc 14,5.
Comentando o Evangelho
Apressar-se a fazer o bem
Nenhum empecilho era suficientemente grande para impedir Jesus de fazer o bem. Nem mesmo as veneráveis prescrições religiosas. Ao confrontar-se com alguém precisando de sua ajuda, ele sempre se apressava em estender-lhe a mão.
É Jesus quem toma a iniciativa de curar uma infeliz mulher. Prostrada há muitos anos pela enfermidade, era obrigada a viver curvada, sem poder erguer-se. Seu estado físico era a imagem do peso que carregava sobre si: o da humilhação de ser considerada castigada por Deus; o da impossibilidade de ser útil aos demais, além da opressão de seu próprio sofrimento físico. A incapacidade de erguer-se significava não estar apta para relacionar-se com os outros, em pé de igualdade. Sua condição tornava-a um ser inferior.
Sem ter sido solicitado, Jesus faz-se protetor da mulher sofredora. E, como sinal de sua misericordiosa solidariedade, intervém em favor dela, libertando-a da enfermidade opressora. Após a imposição das mãos do Mestre, ela se ergue e dá glória a Deus pelo benefício recebido, por reconhecer que sua libertação era obra divina.
A indignação do chefe da sinagoga, encarregado de zelar pelo cumprimento do repouso sabático, não impressiona Jesus. Libertar um ser humano de qualquer tipo de opressão é tão urgente e necessário, a ponto de justificar até mesmo uma não-observância da Lei. Afinal, Deus fica contente com a libertação de seus filhos.
A†Ω
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