Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sexta-feira, 21 de outubro de 2011



DOMINGO XXX COMUM
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Mt 22, 39

PALAVRA DE VIDA.

Eram numerosas as prescrições na Lei, o que levava talvez a esquecer o essencial. Jesus, posto à prova por um doutor da Lei, resume os preceitos num só mandamento, o do Amor, tendo como sujeitos a amar: Deus e o próximo. Nenhuma concorrência entre si. Se amar a Deus é o primeiro mandamento e amar o próximo o segundo, Jesus precisa que os dois são “semelhantes”. São João, o discípulo que Jesus amava, chega a afirmar: “Aquele que diz «amo a Deus» e não ama o seu irmão é um mentiroso”.
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Mt 22, 39

Primeiro, o amor

Era pertinente a pergunta que aquele doutor da Lei fazia a Jesus: “Qual o maior mandamento da Lei?” De fato, meio perdidos entre os seiscentos e treze preceitos e mandamentos que os fariseus encontravam nos livros sagrados, e com as inúmeras interpretações de rabis conceituados, queriam saber a resposta de Jesus.

A vida de cada pessoa não é também a descoberta do que é mais importante, daquilo que tem valor e pelo qual nos esforçamos e trabalhamos?

É maravilhoso ver como uma criança capta o que é importante para os seus pais e educadores! Concretizar a escala de valores que escolhemos é a aventura da vida!

Não houve grande surpresa na primeira parte da resposta de Jesus. O auditório deve ter acenado com a cabeça ao ouvir o mandamento conhecido e repetido tantas vezes! Amar a Deus era a “especialidade” do judaísmo. Claro que esse amor a Deus justificava ainda os sacrifícios de animais, os julgamentos por apedrejamento, o legalismo dos dízimos, a subjugação ao sábado, o escrúpulo das purificações, o ritualismo exacerbado, a exclusão dos estrangeiros. Infelizmente muita coisa má se justificou, e justificará, em nome do “amor a Deus”! Jesus surpreende ao unir ao primeiro mandamento um segundo que aparece no livro do Levítico (19, 18): “Amarás o próximo como a ti mesmo”. Coloca-o como outra face da mesma moeda; não se pode viver um sem o outro.

Ao colocar o amor como fundamento da lei, unindo o amor a Deus e o amor ao próximo, Jesus relativiza tudo o resto a que associamos habitualmente a religião. É o amor que nos faz sair de nós mesmos, do desejo imediato de poder e de riqueza, do orgulho de julgar e condenar, da presunção de ser melhor e estar acima dos outros, da falsa salvação de nos julgarmos muito religiosos. Amar é sair: sair ao encontro de Deus (mesmo dentro de nós), descalçando as sandálias da autosuficiência, sair ao encontro do próximo, de mãos e coração aberto para dar e receber, para sofrer e fazer festa. Se nos tornamos insensíveis aos outros, duros de mente e coração, obcecados com o que não é essencial, como habitará em nós a alegria, a paz e a esperança, que é o que Jesus traz a quem se deixa amar por Ele?

Por estes dias difíceis o amor ao próximo implica rever o modo como possuímos e partilhamos os bens, olhar de frente as injustiças que geram riquezas escandalosas, questionar o culto que o consumo supérfluo instituiu. Aprender de Cristo as consequências do amor. Pois como diz o teólogo Hans Urs von Balthasar (no livro que recolhe nesta frase o título), “aos olhos do mundo, só amor é digno de fé”!

PARA A SEMANA QUE SE SEGUE…

Comprometer-se com uma pessoa particular… Quem é este “próximo” que tenho dificuldade em amar? O Evangelho deste domingo compromete-nos com uma pessoa particular: através de uma palavra, de um gesto, de um caminho, de uma visita que traduzirá o amor que temos para com ele.

P. Vítor Gonçalves

A

Nenhum comentário:

Postar um comentário