28º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B
Vai Vende tudo que tens e dá aos pobres ,depois vem e Segue-me
A liturgia do 28º Domingo do
Tempo Comum convida-nos a refletir sobre as escolhas que fazemos; recorda-nos
que nem sempre o que reluz é ouro e que é preciso, por vezes, renunciar a
certos valores perecíveis, a fim de adquirir os valores da vida verdadeira e
eterna.
Na primeira leitura, um “sábio”
de Israel apresenta-nos um “hino à sabedoria”. O texto convida-nos a adquirir a
verdadeira “sabedoria” (que é um dom de Deus) e a prescindir dos valores efêmeros
que não realizam o homem. O verdadeiro “sábio” é aquele que escolheu escutar as
propostas de Deus, aceitar os seus desafios, seguir os caminhos que Ele indica.
O Evangelho apresenta-nos um
homem que quer conhecer o caminho para alcançar a vida eterna. Jesus convida-o
renunciar às suas riquezas e a escolher “caminho do Reino” – caminho de
partilha, de solidariedade, de doação, de amor. É nesse caminho – garante Jesus
aos seus discípulos – que o homem se realiza plenamente e que encontra a vida
eterna.
A segunda leitura convida-nos a
escutar e a acolher a Palavra de Deus proposta por Jesus. Ela é viva, eficaz, atuante.
Uma vez acolhida no coração do homem, transforma-o, renova-o, ajuda-o a
discernir o bem e o mal e a fazer as opções corretas, indica-lhe o caminho
certo para chegar à vida plena e definitiva.
LEITURA I – Sab 7,7-11
O “Livro da Sabedoria” é o mais
recente de todos os livros do Antigo Testamento (aparece durante o séc. I
a.C.). O seu autor – um judeu de língua grega, provavelmente nascido e educado
na Diáspora (Alexandria?) – exprimindo-se em termos e concepções do mundo helênico,
faz o elogio da “sabedoria” israelita, traça o quadro da sorte que espera o
“justo” e o “ímpio” no mais-além e descreve (com exemplos tirados da história
do Êxodo) as sortes diversas que tiveram os pagãos (idólatras) e os hebreus
(fiéis a Jahwéh).
Estamos em Alexandria (Egito),
num meio fortemente helenizado. As outras culturas – nomeadamente a judaica –
são desvalorizadas e hostilizadas. A enorme colônia judaica residente na cidade
conhece mesmo, sobretudo nos reinados de Ptolomeu Alexandre (106-88 a.C.) e de Ptolomeu
Dionísio (80-52 a.C.),
uma dura perseguição. Os sábios helênicos procuram demonstrar, por um lado, a
superioridade da cultura grega e, por outro, a incongruência do judaísmo e da
sua proposta de vida… Os judeus são encorajados a deixar a sua fé, a
“modernizar-se” e a abrir-se aos brilhantes valores da cultura helênica.
É neste ambiente que o sábio
autor do Livro da Sabedoria decide defender os valores da fé e da cultura do
seu Povo. O seu objetivo é duplo: dirigindo-se aos seus compatriotas judeus
(mergulhados no paganismo, na idolatria, na imoralidade), convida-os a
redescobrirem a fé dos pais e os valores judaicos; dirigindo-se aos pagãos,
convida-os a constatar o absurdo da idolatria e a aderir a Jahwéh, o verdadeiro
e único Deus… Para uns e para outros, o autor pretende deixar este ensinamento
fundamental: só Jahwéh garante a verdadeira “sabedoria” e a verdadeira
felicidade.
O texto que nos é proposto
integra a segunda parte do livro (cf. Sab 6,1-9,18). Aí, o autor apresenta o
“elogio da sabedoria”. Este “elogio da sabedoria” pode dividir-se em três
pontos… No primeiro (cf. Sab 6,1-21), há uma exortação aos reis no sentido de
adquirirem a “sabedoria”; no segundo (cf. Sab 6,22-8,21), há uma descrição da
natureza e das propriedades da “sabedoria”, aqui apresentada como o valor mais
importante entre todos os valores que o homem pode adquirir; no terceiro (cf.
Sab 9,1-18), aparece uma longa oração do autor, implorando de Jahwéh a
“sabedoria”.
O que é esta “sabedoria” de que
aqui se fala? É, fundamentalmente, a capacidade de fazer as escolhas corretas,
de tomar as decisões certas, de escolher os valores verdadeiros que conduzem o
homem ao êxito, à realização, à felicidade. Na perspectiva dos “sábios” de
Israel, esta “sabedoria” vem de Deus e é um dom que Deus oferece a todos os
homens que tiverem o coração disponível para o acolher. É preciso, portanto,
ter os ouvidos atentos para escutar e o coração disponível para acolher a
“sabedoria” que Deus quer oferecer a todos os homens.
O autor deste “elogio da
sabedoria” apresenta-se a si próprio como o rei Salomão (embora o nome do rei
nunca seja referido explicitamente). Na realidade, o “Livro da Sabedoria” não
vem de Salomão (já vimos que é um texto escrito no séc. I a.C., por um judeu da
Diáspora, possivelmente de Alexandria); mas Salomão, o protótipo do rei sábio
era, para os israelitas, a pessoa indicada para apresentar a “sabedoria” e para
a recomendar a todos os homens. Usando uma ficção literária, o autor coloca,
pois, na boca de Salomão este discurso sapiencial.
Salomão pediu a Deus a
“sabedoria” e ela foi-lhe concedida (vers. 7). Há aqui uma alusão discreta ao
episódio narrado em 1 Re 3,5-15, que conta como Salomão, ainda um jovem rei
inexperiente, se dirigiu a um santuário em Guibeon e pediu a Deus “um coração
cheio de entendimento para governar o povo, para discernir entre o bem e o mal”
(1 Re 3,9); e Deus, correspondendo a este pedido, deu-lhe “um coração sábio e
perspicaz” (1 Re 3,12).
Para o rei, a “sabedoria”
tornou-se o valor mais apreciado, superior ao poder, à riqueza, à saúde, à
beleza, a todos os bens terrenos (vers. 8-10a). Ela é a “luz” que indica
caminhos e que permite discernir as opções corretas a tomar. Ao contrário dos
bens terrenos, ela não se extingue nem perde o brilho (vers. 10b): é um valor
duradouro, que vem de Deus e que conduz o homem ao encontro da vida verdadeira,
da felicidade perene.
Contudo, a “sabedoria” não afastou
este rei dos outros bens… Pelo contrário, a opção pela “sabedoria” fê-lo
encontrar “todos os bens” e “riquezas inumeráveis” (vers. 11), pois a
“sabedoria” está na base de todos eles. É ela que lhe permite gozar os bens
terrenos com maturidade e equilíbrio, sem obsessão e sem cobiça, colocando-os
no seu devido lugar e não deixando que sejam eles a conduzir a sua vida e a
ditar as suas opções.
ATUALIZAÇÃO
• A “sabedoria” é um dom de Deus
que o homem deve acolher com humildade e disponibilidade. Ela não chega a quem
se situa diante de Deus numa atitude de orgulho e de auto-suficiência; ela não
atinge quem se fecha em si próprio e constrói uma vida à margem de Deus; ela
não encontra lugar no coração e na vida de quem ignora Deus, os seus desafios,
as suas propostas. O “sábio” é aquele que, reconhecendo a sua finitude e
debilidade, se coloca nas mãos de Deus, escuta as suas propostas, aceita os
seus desafios, segue os caminhos que Ele indica. Talvez um dos grandes dramas
do homem do século XXI seja o prescindir de Deus e de passar com total
indiferença ao lado das propostas de Deus. Dessa forma, construímos com
frequência esquemas de egoísmo, de violência, de exploração, de ódio, que
desfeiam o mundo e magoam aqueles que caminham ao nosso lado. Em que é que eu
aposto: na minha “sabedoria” (que tantas vezes me conduz por caminhos de
injustiça, de divisão, de sofrimento, de infelicidade) ou na “sabedoria” de
Deus (que sempre me conduz ao encontro da vida plena e da felicidade sem fim)?
• Todos nós temos determinados
valores que dirigem e condicionam as nossas opções, as nossas atitudes, os
nossos comportamentos. A uns damos mais importância; a outros damos menos
significado… O nosso texto convida-nos a ter cuidado com a forma como
hierarquizamos os valores sobre os quais construímos a nossa vida… Há valores efêmeros
e passageiros (o dinheiro, o poder, o êxito, a moda, o reconhecimento social…)
que não podem ser absolutizados. Eles não são maus, por si próprios; não
podemos é deixar que eles tomem conta da nossa vida, condicionem todas as
nossas opções, nos escravizem de tal modo que nos levem a esquecer outros
valores mais importantes e mais duradouros. Os valores efêmeros não servem para
encher completamente a nossa vida de significado e não nos garantem a vida
verdadeira. Têm o seu lugar na nossa existência; mas não podem crescer de tal
forma que açambarquem todo o espaço livre no nosso coração e na nossa vida.
• O “sábio” autor do nosso texto
garante-nos que escolher a “sabedoria” não significa prescindir de outros
valores mais materiais e efêmeros. Por vezes, existe a ideia de que acolher as
propostas de Deus e seguir os seus caminhos significa renunciar a tudo aquilo
que nos pode tornar felizes e realizados… Não é verdade. Há valores, mesmo efêmeros,
que são perfeitamente compatíveis com a nossa opção pelos valores de Deus e do
Reino. Não se trata de nos fecharmos ao mundo, de renunciarmos definitivamente
às coisas belas que o mundo nos pode oferecer e que nos dão segurança e
estabilidade; trata-se de darmos prioridade àquilo que é realmente importante e
que nos assegura, não momentos efémeros, mas momentos eternos de felicidade e
de vida plena.
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 89
(90)
Refrão 1: Saciai-nos, Senhor, com
a vossa bondade
e exultaremos de alegria.
Refrão 2: Enchei-nos da vossa
misericórdia:
será ela a nossa alegria.
Ensinai-nos a contar os nossos
dias,
para chegarmos à sabedoria do
coração.
Voltai, Senhor! Até quando?
tende piedade dos vossos servos.
Saciai-nos, desde a manhã, com a
vossa bondade,
para nos alegrarmos e exultarmos
todos os dias.
Compensai em alegria os dias de
aflição,
os anos em que sentimos a
desgraça.
Manifestai a vossa obra aos vossos
servos
e aos seus filhos a vossa
majestade.
Desça sobre nós a graça do
Senhor.
confirmai em nosso favor a obra
das nossas mãos.
LEITURA II – Heb 4,12-13
Já vimos, no passado domingo, que
a Carta aos Hebreus é um sermão destinado a comunidades cristãs instaladas na
monotonia e na mediocridade, que se deixaram contaminar pelo desânimo e
começaram a ceder à sedução de certas doutrinas não muito coerentes com a fé
recebida dos apóstolos… O objetivo do autor deste “discurso” é estimular a
vivência do compromisso cristão e levar os crentes a viver uma fé mais coerente
e empenhada.
Nesse sentido, o autor apresenta
o mistério de Cristo, o sacerdote por excelência, cuja missão é pôr os crentes
em relação com o Pai e inseri-los nesse Povo sacerdotal que é a comunidade
cristã. Uma vez comprometidos com Cristo, os crentes devem fazer da sua vida um
contínuo sacrifício de louvor, de entrega e de amor. Desta forma, o autor
oferece aos cristãos um aprofundamento e uma ampliação da fé primitiva, capaz
de revitalizar a sua experiência de fé, enfraquecida pela acomodação, pela
monotonia e pelo arrefecimento do entusiasmo inicial.
O texto que nos é proposto está
incluído na segunda parte da Carta aos Hebreus (cf. Heb 3,1-5,10). Aí, o autor
apresenta Jesus como o sacerdote fiel e misericordioso que o Pai enviou ao
mundo para mudar os corações dos homens e para os aproximar de Deus. Aos
crentes pede-se que “acreditem” em Jesus – isto é, que escutem atentamente as
propostas que Cristo veio fazer, que as acolham no coração e que as transformem
em gestos concretos de vida.
O texto que nos é proposto é uma
espécie de hino a essa Palavra de Deus que Jesus Cristo veio trazer aos homens.
O objetivo do autor, com esta reflexão, é levar os crentes a escutar
atentamente a Palavra proposta por Jesus.
A Palavra de Deus transmitida aos
homens por Jesus não é um conjunto de frases ocas, vagas, estéreis, que se
derramam sobre os homens mas que “entram por um ouvido e saem por outro”, e que
não têm impacto na vida daqueles que as escutam; mas é uma Palavra viva, atuante,
transformadora e eficaz, que uma vez escutada, entra no coração do homem como
uma espada afiada e transforma os seus sentimentos, os seus pensamentos, os
seus valores, as suas opções, as suas atitudes.
Ao entrar nos corações, a Palavra
de Deus torna-se também o juiz das ações do homem. Aí, no centro onde se formam
os sentimentos, onde nascem os pensamentos, onde se definem os valores, onde
são feitas as opções (de acordo com a antropologia judaica, é no coração que
tudo isto acontece), a Palavra de Deus confronta-se com os desejos secretos do
homem, com as suas verdadeiras intenções, com os valores a que o homem dá
prioridade, com a sinceridade das posições que o homem assume na sua relação
com Deus, com o mundo e com os outros homens… E a Palavra de Deus aprecia,
discerne, pesa e pronuncia o seu julgamento sobre o homem.
A Palavra de Deus, mesmo que
pareça frágil e débil, é uma força decisiva que enche a história e que traz ao
homem a vida e a salvação.
ATUALIZAÇÃO
• O autor do nosso texto pretende
levar os seus interlocutores a escutar e a valorizar a Palavra de Deus que
chega aos homens através de Jesus, pois só essa Palavra é salvadora e
libertadora; só ela indica ao homem o caminho certo para chegar à vida plena e
definitiva. Qual o lugar e o papel que a Palavra de Deus assume na minha vida?
Sou capaz de encontrar tempo para escutar a Palavra de Deus, disponibilidade
para a discutir e partilhar, vontade de confrontar a minha vida com as suas
exigências?
• A Palavra de Deus é viva, atuante,
eficaz e renovadora – diz o nosso texto. Ela deveria ter um impacto positivo e
transformador nas nossas vidas, nas nossas famílias, nas nossas comunidades, na
sociedade à nossa volta… No entanto, a Palavra de Deus é proclamada diariamente
nas nossas liturgias e continuamos a escolher valores errados, a erguer
barreiras de separação entre pessoas, a marcar a nossa relação comunitária pela
inveja, pelo ciúme, pela discórdia, a perpetuar mecanismos de injustiça, de
violência, de exploração, de ódio… Será que a Palavra de Deus, depois de dois
mil anos, perdeu a sua eficácia e a sua força transformadora? Não. O que
acontece é que escutamos, acolhemos e apreendemos outras “palavras” e passamos
com indiferença ao lado da Palavra de Deus. É preciso voltarmos a “escutar” a
Palavra de Deus – isto é, a ouvi-la com os nossos ouvidos, a acolhê-la no nosso
coração, a deixarmos que ela nos transforme e se expresse em gestos concretos
de vida nova. Sem o nosso “sim”, a Palavra de Deus não encontra lugar no nosso
coração e na nossa vida.
• A Palavra de Deus ajuda-nos a
discernir o bem e o mal e a fazer as opções corretas. Ela ecoa no nosso
coração, confronta-nos com as nossas infidelidades, critica os nossos falsos
valores, denuncia os nossos esquemas de egoísmo e de comodismo, mostra-nos o
sem sentido das nossas opções erradas, grita-nos que é preciso corrigir a nossa
rota, desperta a nossa consciência, indica-nos o caminho para Deus. Para que
esta Palavra seja eficaz é preciso, contudo, que não nos fechemos nessa atitude
de auto-suficiência que nos torna surdos àquilo que põe em causa os nossos
esquemas pessoais; mas é preciso que, com humildade e simplicidade, aceitemos
questionar-nos, transformarmo-nos, convertermo-nos.
• A nossa vivência de fé
desenrola-se, muitas vezes, à volta de fórmulas de oração repetitivas, de
práticas devocionais, de ritos fixos e imutáveis, de tradições cheias de pó, de
grandes manifestações que, no entanto, têm pouca profundidade… E a Palavra de
Deus é relegada, na experiência de fé de tantos crentes, para um papel muito
secundário. É preciso que a Palavra de Deus esteja no centro da nossa
experiência de fé e da nossa caminhada existencial. É ela que nos questiona,
que nos transforma, que nos indica caminhos, que nos permite discernir a
vontade de Deus a nosso respeito.
ALELUIA – Mt 5,3
Aleluia. Aleluia.
Bem-aventurados os pobres em
espírito,
porque deles é o reino dos Céus.
EVANGELHO – Mc 10,17-30
Depois de deixar “a casa” (cf. Mc
10,10), Jesus continua o seu caminho através da Judeia e da Transjordânia, em direção
a Jericó (cf. Mc 10,46), percorrendo um percurso geográfico que constitui a
penúltima etapa da sua viagem para Jerusalém. Contudo, o caminho que Jesus faz
com os discípulos é também um caminho espiritual, durante o qual Jesus vai
completando a sua catequese aos discípulos sobre as exigências do Reino e as
condições para integrar a comunidade messiânica. Desta vez, a questão posta por
um homem rico acerca das condições para alcançar a vida eterna dá a Jesus a
oportunidade para avisar os discípulos acerca da incompatibilidade entre o
Reino e o apego às riquezas.
Na perspectiva dos teólogos de
Israel, as riquezas são uma bênção de Deus (cf. Dt 28,3-8); mas a catequese
tradicional também está consciente de que colocar a confiança e a esperança nos
bens materiais envenena o coração do homem, torna-o orgulhoso e auto-suficiente
e afasta-o de Deus e das suas propostas (cf. Sal 49,7-8; 62,11). Jesus vai
retomar a catequese tradicional, mas desta vez na perspectiva do Reino.
A primeira parte do nosso texto
(vers. 17-27) é uma catequese sobre as exigências do Reino e do seguimento de
Jesus.
Um homem ajoelha-se diante de
Jesus e pergunta-Lhe o que tem de fazer para “alcançar a vida eterna” (vers.
17). Não se trata, desta vez, de alguém que vem questionar Jesus para O experimentar:
a postura do homem, a sua atitude de respeito, denunciam-no como alguém sincero
e bem-intencionado, realmente preocupado com essa questão vital que é a vida
eterna.
No Antigo Testamento, a ideia de
vida eterna aparece, pela primeira vez, em Dn 12,2 e é retomada noutros textos
tardios… Para alguns teólogos da época do judaísmo helenístico, os justos que
se mantiverem fiéis a Deus e à Lei não serão condenados ao sheol (onde os
espíritos dos mortos levam uma existência obscura, no reino das sombras), mas
ressuscitarão para uma vida nova, de alegria e de felicidade sem fim, com Deus
(cf. 2 Mac 7,9.14.36). A vida eterna de que falam os teólogos desta época
parece já incluir a ideia de imortalidade (cf. Sab 3,4; 15,3). É provavelmente
isto que inquieta o tal homem que se encontra com Jesus: o que é necessário
fazer para ter acesso a essa vida imortal que Deus reserva aos justos?
A primeira resposta de Jesus não
traz nada de novo e remete o homem para os mandamentos da Torah: “não mates;
não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas
fraudes; honra pai e mãe” (vers. 19). De acordo com a catequese feita pelos
mestres de Israel, quem vivesse de acordo com os mandamentos da Lei, receberia
de Deus a vida eterna. O viver de acordo com as propostas de Deus é, também na
perspectiva de Jesus, um primeiro patamar para chegar à vida eterna.
O homem explica, porém, que desde
sempre a sua vida foi vivida em consonância com os mandamentos da Lei (vers.
20). É uma afirmação segura e serena, que o próprio Jesus não contesta. O homem
não é um hipócrita, mas um crente religiosamente empenhado e sincero. Não há
aqui, por parte deste homem, qualquer sinal de orgulho e de auto-suficiência;
mas a sua atitude e as questões que ele põe mostram a sua inquietação, a sua
procura, a sua busca da definição do verdadeiro caminho para a vida eterna.
Jesus reconhece a sinceridade, a honestidade, a verdade da busca deste homem;
por isso, olha para ele “com simpatia” (vers. 21) e resolve convidá-lo a subir
a um outro patamar nesse caminho para a vida eterna: convida-o a integrar a
comunidade do Reino.
Ora, esse novo patamar tem um
outro grau de exigência… Jesus aponta três requisitos fundamentais que devem
ser assumidos por quem quiser integrar a comunidade do Reino: não centrar a
própria vida nos bens passageiros deste mundo, assumir a partilha e a
solidariedade para com os irmãos mais pobres, seguir o próprio Jesus no seu
caminho de amor e de entrega (vers. 21). Apesar de toda a sua boa vontade, o
homem não está preparado para a exigência deste caminho e afasta-se triste.
Marcos explica que ele estava demasiado preso às suas riquezas e não estava
disposto a renunciar a elas (vers. 22). O homem de que se fala nesta cena é um
piedoso observante da Lei; mas não tem coragem para renunciar às suas
seguranças humanas, aos seus esquemas feitos, aos bens terrenos que lhe
escravizam o coração. A sua incapacidade para assumir a lógica do dom, da
partilha, do amor, da entrega, tornam-no inapto para o Reino. O Reino é incompatível
com o egoísmo, com o fechamento em si próprio, com a lógica do “ter”, com a
obsessão pelos bens deste mundo.
A história do homem rico que não
está disposto a integrar a comunidade do Reino, pois não está preparado para
viver no amor, na partilha, na entrega da própria vida aos irmãos, serve a
Jesus para oferecer aos discípulos mais uma catequese sobre o Reino e as suas
exigências. O “caminho do Reino” é um caminho de despojamento de si próprio,
que tem de ser percorrido no dom da vida, na partilha com os irmãos, na entrega
por amor. Ora, quem não é capaz de renunciar aos bens passageiros deste mundo –
ao dinheiro, ao sucesso, ao prestígio, às honras, aos privilégios, a tudo isso
que prende o homem e o impede de dar-se aos irmãos – não pode integrar a comunidade
do Reino. Não se trata apenas de uma dificuldade, mas de uma verdadeira
impossibilidade (“é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do
que um rico entrar no Reino de Deus” – vers. 25): os bens do mundo impõem ao
homem uma lógica de egoísmo, de fechamento, de escravidão que são incompatíveis
com a adesão plena ao Reino e aos seus valores. O discípulo que quer integrar a
comunidade do Reino deve estar sempre numa atitude radical de partilha, de
solidariedade, de doação.
Marcos propõe-nos, depois, a reação
alarmada, ansiosa, desorientada, dos discípulos face a esta exigência de
radicalidade: “quem pode, então, salvar-se?” (vers. 26). Em resposta, Jesus
pronuncia palavras de conforto, apresentando o poder de Deus como
incomparavelmente maior do que a debilidade humana (“aos homens é impossível,
mas não a Deus; porque a Deus tudo é possível” – vers. 27). A acção de Deus –
gratuita e misericordiosa – pode mudar o coração do homem e fazê-lo acolher as
exigências do Reino. É preciso, no entanto, que o homem esteja disponível para
escutar Deus e para se deixar desafiar por Ele.
Na segunda parte do nosso texto
(vers. 28-30) os discípulos, pela voz de Pedro, recordam a Jesus que deixaram
tudo para o seguir. A renúncia dos discípulos não é, contudo, uma renúncia que
se justifica por si mesma e que tem valor em si mesma… Os discípulos de Jesus
não escolhem a pobreza porque a pobreza, em si, é uma coisa boa; nem deixam as
pessoas que amam pelo gosto de deixá-las… Quando os discípulos de Jesus renunciam
a determinados valores (muitas vezes valores legítimos e importantes), é em
vista de um bem maior – o seguimento de Jesus e o anúncio do Evangelho. Jesus
confirma a validade desta opção e assegura aos discípulos que o caminho
escolhido por eles não é um caminho de perda, de solidão, de morte, mas é um
caminho de ganho, de comunhão, de vida.
Esta opção dos discípulos será
sempre incompreendida e recusada pelo mundo. Por isso, os discípulos conhecerão
também a perseguição e o sofrimento. As tribulações não são um drama imprevisto
e sem sentido: os discípulos devem estar preparados para as enfrentar, pois
sabem que terão sempre de viver com a oposição do mundo, enquanto se mantiverem
fiéis a Jesus e ao Evangelho.
Aconteça o que acontecer, os
discípulos devem estar conscientes de que a opção pelo Reino e pelos seus
valores lhes garantirá uma vida cheia e feliz nesta terra e, no mundo futuro, a
vida eterna.
ATUALIZAÇÃO
• O que é preciso fazer para
alcançar a vida eterna? Trata-se de uma questão que inquieta todos os crentes e
que certamente já pusemos a nós próprios, com estas ou com outras palavras
semelhantes. Jesus responde: é preciso, antes de mais, viver de acordo com as
propostas de Deus (mandamentos); e é preciso também assumir os valores do Reino
e seguir Jesus no caminho do amor a Deus e da entrega aos irmãos. Isto não
significa, contudo, que a vida eterna seja algo que o homem conquista, com o
seu esforço, ou que resulte dos méritos que o homem adquire ao percorrer um
caminho religiosamente correto. A vida eterna é sempre um dom gratuito de Deus,
fruto da sua bondade, da sua misericórdia, do seu amor pelo homem; no entanto,
é um dom que o homem aceita, acolhe e com o qual se compromete. Quando o homem
vive de acordo com os mandamentos de Deus e segue Jesus, não está a conquistar
a vida eterna; está, sim, a responder positivamente à oferta de vida que Deus
lhe faz e a reconhecer que o caminho que Deus lhe indica é um caminho de vida e
de felicidade.
• Quando falamos em vida eterna,
não estamos a falar apenas na vida que nos espera no céu; mas estamos a falar
de uma vida plena de qualidade, de uma vida que leva o homem à sua plena
realização, de uma vida de paz e de felicidade. Deus oferece-nos essa vida já
neste mundo e convida-nos a acolhê-la e a escolhê-la em cada dia da nossa
caminhada nesta terra; no entanto, sabemos que só atingiremos a plenitude da
vida quando nos libertarmos da nossa finitude, da nossa debilidade, das
limitações que a nossa humanidade nos impõem. A vida eterna é uma realidade que
deve marcar cada passo da nossa existência terrena e que atingirá a plenitude
na outra vida, no céu.
• Na perspectiva de Jesus, a vida
eterna passa pela adesão a esse Reino que Ele veio anunciar. Jesus, com a sua
vida, com as suas propostas, com os seus valores, veio propor aos homens o
caminho da vida eterna. Quem quiser “alcançar a vida eterna” tem de olhar para
Jesus, aprender com Ele, segui-l’O, fazer da própria vida – como Jesus fez da
sua vida – uma escuta atenta das propostas de Deus e um dom de amor aos irmãos.
Toda a nossa caminhada, todos os nossos esforços, toda a nossa busca visam
alcançar a vida eterna. Muitas vezes, a lógica do mundo sugere que a vida
eterna está na acumulação de dinheiro, na concretização dos nossos sonhos de
“ter” mais coisas, na conquista de poder, no reconhecimento social, nos
privilégios que conquistamos, nos cinco minutos de exposição mediática que a
televisão proporciona… Nós, crentes, sabemos, contudo, que os bens deste mundo,
embora nos proporcionem bem estar e segurança, não nos oferecem a vida eterna;
essa vida eterna que buscamos ansiosamente está nesse caminho de amor, de
serviço, de dom da vida que Cristo nos ensinou a percorrer.
• A história do homem rico, que
buscava a vida eterna mas não estava disposto a prescindir da sua riqueza,
alerta-nos para a impossibilidade de conjugar a vida eterna com o amor aos bens
deste mundo. A riqueza escraviza o coração do homem, absorve todas as suas
energias, desenvolve o egoísmo e a cobiça, leva o homem à injustiça, à
exploração, à desonestidade, ao abuso dos irmãos… É, portanto, incompatível com
o “caminho do Reino”, que é um caminho que deve ser percorrido no amor, na
solidariedade, no serviço, na partilha, na verdade, no dom da vida aos irmãos.
Podemos levar vidas religiosamente corretas, frequentar a Igreja, dar o nosso
contributo na comunidade, ocupar lugares significativos na estrutura paroquial;
mas, se o nosso coração vive obcecado com os bens deste mundo e fechado ao
amor, à partilha, à solidariedade, não podemos fazer parte da comunidade do
Reino.
• Jesus confirma, no final do
texto que nos é proposto, a validade desse caminho de renúncia e de
desprendimento que os discípulos aceitaram percorrer. Mais: Jesus garante que
não se trata de um caminho de fracasso e de perda, mas de um caminho que
realiza plenamente os sonhos e as necessidades dos homens que O escolheram. Seguir
o “caminho do Reino” não é, portanto, aceitar viver infeliz e sacrificado nesta
terra, com a esperança de uma recompensa no mundo que há-de vir; mas é, livre e
conscientemente, escolher um caminho de vida plena, de realização, de alegria,
de felicidade. O cristão não é um pobre coitado condenado a passar ao lado da
vida e da felicidade; mas é uma pessoa que renunciou a certas propostas
falíveis e parciais de felicidade, pois sabe que a vida plena está em viver de
acordo com os valores eternos propostos por Jesus.
• Jesus avisa aos discípulos que
o “caminho do Reino” é um caminho contra a corrente, que gerará inevitavelmente
o ódio do mundo e que se traduzirá em perseguições e incompreensões. É uma
realidade que conhecemos bem… Quantas vezes as nossas opções cristãs são
criticadas, incompreendidas, apresentadas como realidades incompreensíveis e
ultrapassadas por aqueles que representam a ideologia dominante, que fazem a
opinião pública, que definem o socialmente correto… Precisamos, todavia, de
estar conscientes de que a perseguição e a incompreensão são realidades
inevitáveis, que não podem desviar-nos das opções que fizemos. Para nós,
seguidores de Jesus, o que é realmente importante é a certeza de que o “caminho
do Reino” é um caminho de vida eterna.
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