†
“Não seja um Fariseu sujo por dentro”
Evangelho – Lc 11,37-41
No Evangelho de hoje Lucas apresenta um Jesus que enxerga a alma da pessoa. Não adianta mostrar ações corretas, ser bonzinho, querer o bem de todos, falar bonito, se o coração continua sujo, podre, traiçoeiro, egoísta.
O que importa para Jesus é o interior. Quando o interior da pessoa procura ser amigo, leal, capaz de ajudar e mostrar vontade de agir, ir ao encontro do outro não por capricho, mas por decisão livre, autônoma e solidária, Jesus o vê com gratidão e misericórdia. Pois sabe que a pessoa é limpa por fora e por dentro. Faz tudo com amor e não é gananciosa.
O convite do jantar na casa do fariseu foi aceito por Jesus. Sempre era convidado para fazer refeição com uma família. O convite era feito pela admiração, pelo gesto de bondade e pelas lindas palavras dirigidas às pessoas. Entretanto, o fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tinha feito a lavação ritual antes da refeição. Não que Jesus queria quebrar as regras do ritual, mas foi a oportunidade encontrada para dilacerar as tradições que empobreciam o povo. Disse Jesus ao fariseu: "Vós, fariseus, limpais por fora o copo e a travessa, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! O que adianta apresentar bonito se o interior está completamente cheio de coisas erradas? O que adianta conhecer a Escritura, decorar longos trechos, mas usá-la para alienar o povo? O que adianta ir ao Templo todos os dias, fazer orações, pregar os ensinamentos, se o vosso coração continua explorando e maltratando o povo pobre, o povo sem voz e sem vez? Nada disso adianta fazer se não lavar o pecado de sua alma.
Ainda hoje este Evangelho é um recado para nós. Somos orientados a olharmos em nosso interior, fazermos uma introspecção, encontrarmos a sujeira em nosso coração e fazermos uma varredura. Isto significa arrumar a nossa casa por dentro. Ajeitar quartos, sala, cozinha e banheiro. Somente limpo é que poderemos receber as visitas e amigos.
Ainda por cima deixarmos um pouco da cobiça, da avareza e do desejo de acumular bens. Repartir o que temos de melhor. Sermos mais simpáticos com os amigos e irmãos. Ou vivermos a essência do Evangelho: o importante é buscar um Deus verdadeiro que nos ensina a viver na fraternidade e na alegria.
Portanto, voltamos para nosso Deus de amor e bondade e praticamos sempre a justiça. Façamos de nosso corpo por fora e por dentro amável de Deus e preparado para acolher com dignidade todos aqueles que nos aproxima. Não sejamos um fariseu limpo por fora, mas sujo por dentro; sejamos sim, um cristão que ama Deus de corpo e alma e corresponde com o mesmo. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário