Naquele tempo, enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa. Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer. Disse-lhe o Senhor: Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade! Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo? Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas.
Oração
Senhor, o que é que falta para eu ser um autêntico testemunho de teu amor?
Ilumina e guia minha oração para que saiba descobrir “essa esmola” que tenho que dar para poder corresponder ao teu amor.
Petição
Jesus contagia-me com teu amor para nunca julgar maliciosamente o que os outros fazem.
Meditação
“Com efeito, temos necessidade de nos deixar iluminar por Cristo, a fim de que por nossa vez, sentindo a urgência da nossa responsabilidade para com os pobres da nossa época, também nós lhes lancemos o olhar que restitui a confiança e descerra a perspectiva da eternidade bem-aventurada. Porque cada um é chamado à salvação conferida pela vitória de Cristo sobre todo o mal que oprime o homem. [...] Contribuindo para a luta contra a pobreza, a partilha e a esmola aproximam-nos dos outros. Como sabeis o dom não é nada sem o amor que o anima e os laços fraternais que ele tece. Agindo deste modo, com caridade, nós expressamos a verdade do nosso ser, porque há mais alegria em dar que em receber (cf. At 20, 35) e nós manifestamos a unidade do dúplice mandamento do amor. Com efeito, partilhando com o nosso próximo, nós experimentamos, através da alegria recebida, que a plenitude da vida deriva do amor de Deus. Desta forma, a esmola aproxima-nos de Deus e convida-nos à conversão” (Bento XVI, Discurso, 11 de março de 2011).
Reflexão
“Geralmente, para realizar esta tarefa [viver cristianismo autêntico], o cristão deve percorrer um caminho interior de progressiva correspondência à graça divina, de esforço e generosidade, de formação de hábitos profundos e comportamentos estáveis, até conseguir que as próprias atitudes e condutas sejam um reflexo vivo da força transformadora do Evangelho”
Propósito
Compartilhar um bem material que possua com quem mais necessite.
Diálogo com Cristo
Minha oração, todas as minhas atividades, minha vida conjugal e familiar, o trabalho cotidiano, a diversão e o descanso, se os faço por amor a ti, Senhor e Deus meu, podem se transformar nessa esmola que mais do que beneficiar a Ti, dão plenitude e sentido à minha existência, obrigado por tua bondade!
“Lembra que a cruz quando é arrastada é mais pesada que cruz levada com generosidade”
Nenhum comentário:
Postar um comentário