†
O desafio de nascer de novo...
É preciso ter coragem para nascer de novo, para acolher a vida que o Senhor prometeu e sonhou para nós. A promessa de Deus é a vida no Espírito, cuja regra de ouro é assumir a Sua palavra como verdade libertadora do coração humano. O sonho divino é a restauração do homem à sua imagem e semelhança, é o amor revelado e assumido pela humanidade.
A conversa de Jesus com Nicodemos (Jo 3, 1-8) expressa a dimensão e o alcance do nascer de novo, tornando-o pressuposto para ver e entrar no Reino de Deus. Esse reino é acessível e possível mediante a fé e aos frutos que dela colhemos em nossa vida espiritual. Assim, a vida em Deus requer o nosso olhar voltado para sua palavra, verdade libertadora que alcança corações sedentos pelo reino do amor.
É claro e certo que o movimento do nascer de novo é a conversão, esta se realiza pelo arrependimento, e este por excelência é dom de Deus, ação do Espírito Santo que revela o conhecimento do amor em nossa história. Este é o reino conquistado com violência, não a que conhecemos, mas aquela que nasce do coração de quem viu o Senhor.
É esta coragem evangélica que nos leva a romper com o pecado, a superar a dor dos traumas e a vencer as ciladas de satanás. Isto porque, o pecado nos escraviza em sua dinâmica mentirosa e sedutora, nossos traumas nos fazem parasitas de nós mesmos e congelados na arte de amar, e as ciladas do maligno nos cega e nos cala diante do anúncio do evangelho.
O desafio, então, para nascer de novo, consiste numa relação sempre mais íntima com Jesus para romper com o egoísmo, base de todo e qualquer pecado; em assumir o Seu coração para curar nossa humanidade ferida e machucada pelos vazios de amor; e, por fim, encarnar Sua palavra para vencermos toda ação do mal.
A coragem de nascer de novo é a coragem de amar e deixar brilhar a luz de Cristo que está em nossos corações, a luz da ressurreição... Feliz Páscoa a todos!
A†Ω
Nenhum comentário:
Postar um comentário