Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Palavra inspirada de Deus

2Tm 3,14-17 – “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus (salvação da alma). Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

Duas verdades fundamentais das Escrituras são afirmadas aqui.

A primeira verdade é que toda Escritura é inspirada por Deus.

As palavras sopro e espírito são a mesma palavra no grego, pneuma. Mas a palavra aqui é theopneustos que significa soprada por Deus.

E pode ser interpretada aqui como o sopro de Deus que infunde vida a tudo o quanto atinge (a formação do homem – Gn 2,7).

Isto significa que ela não foi apenas inspirada por Deus, mas trazida pelo Espírito Santo que atuou sobre os escritores bíblicos.

O próprio Senhor Jesus disse que as suas palavras eram espírito e vida.

O apóstolo Pedro afirma que estas palavras eram palavras da vida eterna.

“Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna;” Jo 6,68.

A segunda verdade abordada é que toda Escritura é útil ao ensino.

Isto decorre exatamente do fato que ela é inspirada por Deus o autor da vida.

Somente a sua origem divina garante e explica a sua utilidade para o homem.

Por fim Paulo adverte que o objetivo do ensino da Palavra inspirada por Deus é a mudança de caráter e conduta do servo do Senhor.

Ela é útil para nos instruir na fé e corrigir os nossos erros.E mais, tem poder para aperfeiçoar o homem de Deus e torná-lo habilitado para toda boa obra. E é neste ponto que eu gostaria de me deter, na utilidade da Palavra.

1. Ela é útil para o ensino

As Escrituras não visam satisfazer a curiosidade especulativa das pessoas.

Elas nos foram dadas para o nosso benefício aplicando-a à nossa vida diariamente. É esta a sua utilidade.

O texto diz que Timóteo desde a infância era ensinado pelas Escrituras.

Para nós hoje pode ser a infância natural e a espiritual também.

Se queremos crescer em Deus precisamos desenvolver uma rotina de aprendizado da Palavra (leitura, revelação e aplicação).Muitos permanecem na mesma posição em Deus por causa da falta da rotina de aprendizado.Certamente as Escrituras nos mostram que há um imenso abismo entre o caráter e conduta Deus e o nosso.Porém ela nos ensina um caminho que nos conduz a semelhança de Deus em caráter e conduta.O Senhor esta nos ensinando a ser filho de Deus. Para nós parece algo impossível, mas para Ele através de Sua Palavra e Espírito, não é.

Tudo que você aprendeu pode estar longe de sua prática, mas basta deixar que o sopro de Deus ache lugar em seu espírito e tudo será transformado.

2.Ela é útil para a repreensão

Todo aquele que tem sido educado pela Palavra certamente será repreendido por ela também.

A repreensão é em decorrência as nossas transgressões. Nós transgredimos por causa da natureza caída que esta dentro de cada um de nós. Natureza que precisa morrer.

Dentro do processo de conformação encontramos esta verdade, a repreensão.Nós achamos que nunca necessitaremos de repreensão. Em nosso viver cristão o mais comum é esconder do que mostrar. Só que não tem como esconder de Deus e ai Ele nos expõe. A exposição gera a repreensão (Davi e Natã).Todavia grande parte das pessoas quando expostas não aceitam a repreensão.A Palavra de Deus repreendeu Moisés, Davi, Pedro e tantos outros mais. Eles só avançaram quando aceitaram tal repreensão.

Precisamos aprender a aceitar a repreensão que vem da parte de Deus para as nossas vidas.

Porém lembre que o Senhor não virá aqui na terra para te repreender Ele fará isso através de suas autoridades espirituais.Aceitar a repreensão da Palavra nos faz crescer em caráter e nos leva a um nível superior de conduta. Crescimento espiritual é fruto de um coração quebrantado e ensinável quando repreendido pela verdade da Palavra.

Provérbios 29,1 – O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura.

Provérbios 10,17 – O caminho para a vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona a repreensão anda errado.

3.Ela é útil para a correção

Se nós rejeitamos a repreensão inevitavelmente seremos corrigidos.

A correção é a maneira mais firme de Deus agir, mas isso só acontece com aqueles que não aceitam a repreensão.A repreensão é o alertar, mas a correção é a disciplina.É a maneira de Deus fazer quando não encontra em nós coração para obedecer.Tanto a repreensão quanto a correção visam o aperfeiçoamento.Nós precisamos ser aperfeiçoados depois que nascemos de novo. Muitos depois de aceitar Jesus param eles acham que a obra já esta pronta, mas não esta, só começou.É um fato inquestionável a dificuldade que temos em andar na plenitude da Palavra, porém não precisamos andar na correção, a repreensão deveria ser suficiente.É a nossa teimosia que traz a luz a correção de Deus. A nossa insistência no caminho errado.

4.Ela é útil para a educação na justiça

Por fim ela é útil para educar (treinar) na justiça (aquilo que é reto e aprovado por Deus).

A justiça é de Deus, mas quando educados, repreendidos e até mesmo corrigidos somos então treinados para uma nova conduta e essa justiça passa a ser nossa por causa do processo de conformação com Cristo.O problema é que sempre esquecemos que estamos sendo transformados a imagem de Cristo.

No fundo queremos preservar algo nosso, mas o Senhor quer e terá todos os seus filhos segundo a imagem de Jesus. Isso é graça!A Palavra e o Espírito são os instrumentos para esta conformação.Quando deixamos ser treinados através da Palavra e do Espírito estamos avançando no crescimento espiritual. Estamos avançando no crescimento até alcançarmos a estatura do varão perfeito que é Cristo (Ef 4,11-16).

Qual o alvo de Deus?

O alvo de Deus é que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (v.17).Por mais que o resultado seja um grande benefício a cada um de nós o alvo de Deus é a sua obra e todos os seus filhos.A palavra perfeito significa capaz, eficiente e completo. Quando andamos nesta experiência com as Escrituras somos capazes de satisfazer todas as exigências que nos forem impostas como ministros de Cristo.

A palavra perfeitamente habilitado significa equipado.

O ministro de Deus não é apenas um teólogo teórico. Antes, toda a sua espiritualidade visará às boas obras, à expressão prática de sua fé e a edificação dos irmãos.

A

Nenhum comentário:

Postar um comentário