"A santidade não está nesta ou naquela prática, mas consiste numa disposição de coração que nos faz humildes e pequenos nos braços de Deus, conscientes da nossa debilidade e confiados até à audácia na sua bondade de Pai." (S. Teresa de Lisieux)
"A vida de cada santo é a vida de Jesus Cristo, é um Evangelho novo." (J.P. de Caussade)
"Na excelência da vida santa requerem-se estes três predicados: constante em relação a si, contemplativo em relação a Deus, brilhante quanto ao próximo." (S. António de Lisboa, Sermões)
Santificação
"...uma parte do processo da redenção é que ela é uma obra progressiva, que continua ao longo da nossa vida terrena. Também é uma obra em que Deus e o homem cooperam, cada um desempenhando papeis distintos. Essa parte do processo da redenção é chamada de santificação: a santificação é uma obra progressiva de Deus e do homem que nos torna mais livres do pecado e mais semelhantes a Cristo na nossa vida atual."
"A verdadeira santidade não consiste em tentar viver sem criaturas. Consiste em usar os bens da vida para fazer a vontade de Deus. Consiste em usar a criação de Deus de tal maneira que tudo que tocamos, vemos, usamos e amamos dê nova glória a Deus. Ser santo significa passar pelo mundo colhendo de cada árvore frutos para o céu e ceifando em cada campo a glória de Deus. O santo é alguém que está em contacto com Deus de todas as maneiras possíveis, em todas as direcções possíveis. Está unido a Deus pelas profundezas do seu próprio ser. Ele vê e toca Deus em tudo e todos ao seu redor. Onde quer que vá, o mundo soa e ecoa (mesmo silenciosamente) com as profundas harmonias da glória de Deus."
A†Ω
Nenhum comentário:
Postar um comentário