Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

FESTA LITÚRGICA 

"AS CINCO CHAGAS DE CRISTO" 

  Celebra-se hoje, dia 7 de Fevereiro, o culto das Cinco Chagas do Senhor, isto é, as feridas que Cristo recebeu na cruz e manifestou aos Apóstolos depois da ressurreição.

Este foi sempre uma devoção muito viva entre os portugueses, desde os começos da nacionalidade. 
Disso testemunham a literatura religiosa e a onomástica referente a pessoas e instituições. 

Até Camões canta esta devoção tão Portuguesa, que, tradicionalmente, relaciona as armas da bandeira nacional com as Chagas de Cristo:  «Vede-o no vosso escudo, que presente / Vos amostra a vitória já passada, / Na qual vos deu por armas e deixou / As que Ele para si na Cruz tomou.» (Lusíadas, 1, 7).
Esta é uma festa litúrgica portuguesa e do mundo português que nos foi concedida pelos Romanos Pontífices, a partir de Bento XIV. 

A festa das Cinco Chagas do Senhor celebra a expressão da salvação em Cristo, remédio para a Humanidade, que sofreu por nosso Amor; As feridas que Senhor teve na paixão e morte, revela-as aos Apóstolos, após a Ressurreição, nomeadamente, a Tomé que ainda não acreditava. Alguns santos receberam-as, como sinal de graça, em estigmas na própria vida. 

 
Divinas mãos e pés, peito rasgado,
Chagas em brandas carnes imprimidas,
Meu Deus, que por salvar almas perdidas,
Por elas quereis ser crucificado.
Outra fé, outro amor, outro cuidado,
Outras dores às vossas são devidas,
Outros corações limpos, outras vidas,
Outro querer no vosso transformado.



 
Em Vós se encerrou toda a piedade, Ficou no mundo só toda a crueza;
Por isso cada um deu do que tinha.
Claros sinais de amor, ah saudade!
Minha consolação, minha firmeza,
Chagas do meu Senhor, redenção minha!*

(* Hino de Laudes da Liturgia das Horas)

Uma religiosa do Mosteiro da Visitação, falecida em odor de Santidade, em Charnbery, na França, em 21 de Março de 1907, assegurava ter-lhe Nosso Senhor ensinado duas invocações em honra das Cinco Chagas, ligadas a várias promessas de graças a quem as fizesse.
 

Estas duas invocações foram indulgenciadas pela Santa Sé no tempo de Pio XI, pela Sagrada Penitenciária em 16 de Janeiro de 1924, o que quer dizer que, embora não se comprometendo com a declaração da autenticidade das aparições, quis mostrar não haver erro teológico nestas invocações às Santas Chagas e isto basta para a piedade privada de cada um.
As invocações são estas:
«PAI ETERNO, EU VOS OFEREÇO AS CHAGAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO PARA CURAR AS CHAGAS DAS NOSSAS ALMAS»; e «MEU JESUS, PERDÃO E MISERICÓRDIA PELOS MÉRITOS DAS VOSSAS SANTAS CHAGAS». 

Jesus teria dito: «O Meu Pai compraz-se no oferecimento das minhas Santas Chagas... oferecer-Lhas é oferecer-Lhe a Sua Glória, é oferecer o Céu ao Céu; as minhas Chagas sustêm o mundo; das minhas Chagas saem frutos de santidade; as minhas Chagas repararão as vossas: em qualquer desgosto, qualquer sofrimento, recorrei logo às minhas Chagas que a dor será suavizada; deve-se recorrer às minhas Chagas em favor dos doentes; oferece-mas muitas vezes pelos pecadores, porque eu tenho fome das almas. O pecador que disser a oração seguinte: “Pai Eterno, eu Vos ofereço as Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo para curar as chagas das nossas almas» - obterá a sua conversão. As Santas Chagas são o tesouro dos tesouros para as almas do purgatório; é necessário recorrer sem cessar às minhas Chagas para o triunfo da Igreja; concederei tudo o que me pedirem pela invocação das minhas Santas Chagas.
 
À Santa Igreja competirá declarar a autenticidade destas revelações, mas privadamente, na nossa piedade particular, podemos usar destas jaculatórias e até, para maior facilidade, agrupá-las, passando-as pelas contas do nosso Terço. Como piedade privada, pois nas igrejas, em público, as orações que se façam têm de obedecer às normas e à aprovação oficial da competente autoridade eclesiástica.
Nas contas grandes, em vez do Pai-Nosso, diremos: «Pai Eterno, eu Vos ofereço as Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo para curar as chagas das nossas almas»; e nas pequeninas, em vez da Avé-Maria, diremos: «Meu Jesus, perdão e misericórdia pelos méritos das Vossas Santas Chagas». Terminamos este conjunto de jaculatórias dizendo três vezes: «Pai Eterno, eu Vos ofereço as Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo para curar as chagas das nossas almas».
 
Podemos ainda marcar para cada dezena uma intenção ou intenções:  
a primeira, por exemplo, seria: em reparação dos pecados do mundo, especialmente de Portugal e para obter a sua salvação; a segunda, pela conversão dos pecadores, especialmente os da nossa família e outros que queiramos recomendar a Deus; a terceira, pelas almas do Purgatório; a quarta, pelos agonizantes e moribundos, especialmente os daquele dia e daquela noite; a quinta, pelo Santo Padre, pelos nossos Bispos, Sacerdotes e almas consagradas a Deus e pelas nossas intenções particulares.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário