†
“EU VIM LANÇAR FOGO À TERRA, E QUE TENHO EU A DESEJAR SE ELE JÁ ESTÁ ACESO?
Qual a vantagem de antepor a vontade de Deus a tudo?
Ora, se a maior vontade de Deus é viver na perfeição do amor, isso significa que as pessoas que amamos naturalmente serão melhor amadas, e também todas as outras. Porque não as amamos por si próprias ou por nós mesmos, mas por Deus.
Se faço boas coisas a uma pessoa simplesmente porque lhe tenho afeto, esse amor é limitado à esfera humana. Se anteponho neste ato o meu amor por Deus, a pessoa sentirá o máximo de minha sinceridade.
Esta é a economia do amor divino: Se amo a cada um por Deus, todos sentirão a exclusividade de meu amor.
Se amo apenas por afeto, amarei a uns mais e a outros menos.
“Quem conhece um pouco o Evangelho de Cristo, sabe que ele traz uma mensagem de paz por excelência.
“Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso?”
Como se explicam então estas suas palavras neste Evangelho?Estas palavras de Cristo significam que a paz que Ele veio trazer não é sinônimo de simples ausência de conflitos. Ao contrário, a paz de Jesus é fruto de uma luta constante contra o mal. O confronto que Jesus está decidido a enfrentar não é contra homens ou poderes humanos, mas contra o inimigo de Deus e do homem, satanás. Quem quer resistir a este inimigo permanecendo fiel a Deus e ao bem deve necessariamente enfrentar incompreensões e às vezes verdadeiras perseguições. Por isso, quem deseja seguir Jesus e comprometer-se sem hesitações pela verdade deve saber que encontrará oposições e se tornará, infelizmente, sinal de divisão entre as pessoas, até no interior das suas próprias famílias. O amor aos pais é um mandamento sagrado, mas para ser vivido de modo autêntico nunca pode ser anteposto ao amor de Deus e de Cristo.
Jesus é sinal de oposição. Diante Dele ninguém pode permanecer indiferente. Ou estamos com Cristo ou estamos contra Ele. Diante de sua mensagem, nós homens, temos que nos decidirmos. O amor que Cristo nos pede é tão grande que muitas vezes nos implicará também ir contra nós mesmos, ir contra o egoísmo, da sensualidade, da própria vontade ou do ambiente em que vivemos. Cristo nos exige ir contra a passividade da mediocridade. Nos chama a dar-lhe o melhor de nosso ser. Se Cristo morreu por nós, pode nos pedir tudo.
Com minha benção
Pe. Emílio Carlos +
grãozinho de areia.
A†Ω
Nenhum comentário:
Postar um comentário